Coberturas Complexas: 2-Trap, a cobertura armadilha

Um ataque as vezes precisa de uma válvula de escape, para quando as coisas apertarem, poderem ganhar aquelas jardinhas úteis.

O problema é que isso acaba se tornando um movimento premeditado. A defesa pode se antecipar a jogada e quem sabe forçar um turnover.

É exatamente essa a idéia da cobertura 2-Trap (também chamada de 2-Read). É de praxe um ataque fazer uma rota Out, Quick Out ou Flat para o perímetro do campo e lançar um passe relativamente rápido. Não é tão difícil para o recebedor conseguir o leverage externo naquela área do campo fazer a recepção.

Por isso na 2-Trap o CB precisa estar atento a qualquer rota desse tipo para pular nela. O resultado disso é, no melhor do casos pra defesa, uma interceptação. Mas mesmo não conseguindo o turnover, dificilmente o ataque completa o passe para essa rota quando a defesa usa essa cobertura.

 

Responsabilidades da 2-Trap

A grande chave para a cobertura 2-trap funcionar é o Safety em profundidade marcando a metade do campo como em uma cobertura Cover 2. É isso que permite ao CB pular em uma rota externa do recebedor #2 (segundo recebedor da formação contando de fora pra dentro) e assim deixar uma rota vertical do recebedor #1 da formação para o Safety.

Na jogada abaixo o Vikings alinha 2 WRs no lado direito da formação. Com o recebedor #1 correndo uma rota Go e o #2 correndo uma rota Out, o CB que estava alinhado a frente do recebedor #1 deixa o recebedor para o Safety e pula na rota Out para fazer a interceptação.

 

2-Trap com cobertura por zona (Cover 2 ou Cover 6)

A 2-Trap não é uma cobertura necessariamente de zona ou homem a homem.Ela pode ser executada tanto em uma cobertura por zona Cover 2, Cover 6 (Cover 4 misturada com Cover 2) quanto em uma cobertura homem-a-homem 2-Man. O que mostra que a única coisa que se precisa pra executar a 2-trap é o Safety dando proteção no fundo contra rota vertical do recebedor #1.

Na jogada abaixo vemos o CB em uma técnica Squat, usada na cobertura Cover 2. Ele vira os quadris paralelamente a sideline enquanto lê a rota do recebedor #2 para pular e fazer a interceptação.

Veja como no outro lado da jogada a defesa está em um Cover 4, enquanto no lado da 2-trap a defesa executa um Cover 2, fazendo assim uma defesa Cover 6.

 

2-Trap com cobertura 2-Man

A 2-Trap em cobertura homem-a-homem é usada em uma cobertura 2-Man. Nela, os CBs estão em Press e com leverage interno em relação ao recebedor, e no momento do snap usam uma técnica Trail-Man, onde o segue o recebedor de costas pro backfield. Portanto, nela o CB que vai fazer a trap está de costas em um primeiro momento e então vira para ver a rota do recebedor #2 e pular em caso de rota externa.

No exemplo abaixo os Packers estão em uma típica cobertura 2-Man.Perceba como os CBs do lado esquerdo da jogada estão de costas para o QB em um primeiro momento. Porém no momento certo o CB deixa o WR para o Safety e pula na rota Out, quase conseguindo a interceptação.

 

2-Trap com Blitz

Como essas rota externas do recebedor #2 são usadas como válvula de escape para o QB pressionado, nada como usar blitz pra provocar ainda mais o QB a fazer um passe para rota e consequentemente uma interceptação com a 2-trap. Essa cobertura é, portanto, muito utilizada com os esquemas de blitz dos coordenadores de defesa.

Matt Bowen

Esquemas complexos de blitz são comumente usados junto com a 2-Trap

Na jogada a seguir vemos um esquema de blitz da defesa do Steelers com 2 DBs pressionando o QB antes do snap. Veja como o Steelers não dá nenhuma indicação de cobertura antes do snap, disfarçando muito bem suas intenções. Depois do snap, o CB já está esperando pela bola, sabendo que blitz vai forçar o passe rápido. O CB então quase intercepta o passe.

Na última parte da série vamos ver as coberturas Pattern-Match associada a cobertura Cover 3, usadas para compensar uma das coberturas com mais fragilidades À Priori.