Como disfarçar uma cobertura? pergunte para Teryl Austin – Lions vs Saints week 13 2016

Podemos dizer que o Detroit Lions é uma das surpresas dessa temporada.Em uma divisão que tem o Vikings com sua forte defesa e o Packers liderado por Aaron Rodgers, o Lions era visto de certa forma como um azarão.

Chegando perto do final da temporada regular, o Lions tem grandes chances de levar o título da divisão.Matthew Stafford está tendo uma grande temporada e apesar de sofrer com contusões e com a falta de grandes talentos na defesa, o coordenador defensivo Teryl Austin tem montado bons planos de jogo.

Um exemplo de um bom plano de jogo criado por Teryl Austin foi o que montou para limitar o ataque aéreo dos Saints de Drew Brees. Para surpreender o QB líder da liga em jardas aéreas, Teryl Austin disfarçou suas coberturas, confundindo as leituras pré-snap de Drew Brees, o que gerou ṕasses incompletos e interceptações.

Nesse artigo vamos analisar como a defesa do Lions fez com que Drew Brees tivesse um jogo onde foi interceptado 3 vezes e não lançou para nenhum Touchdown.

O Alinhamento antes do snap – 2 Deep

O alinhamento que a secundária do Lions apresentava antes do snap na grande maioria das jogadas desse jogo era com 2 Safeties alinhados paralelamente em profundidade, indicando que a cobertura usada pela defesa poderia ser Cover 2 ou Cover 4.

alinhamentoscover4

Alinhamento padrão de uma cobertura Cover 4

Partindo desse mesmo alinhamento, a defesa do Lions acabou disfarçando uma variedade de coberturas.Depois de ver o All-22 desse jogo, posso listar algumas dessas coberturas como:

O maior sucesso que a defesa teve nesse jogo disfarçando sua cobertura foi com o esquema Cover 3 Buzz.

Disfarçando o Cover 3 Buzz

A defesa do Lions conseguiu nada menos que 2 interceptações e 1 passe quase interceptado quando disfarçou a cobertura Cover 3 Buzz.

O Cover 3 Buzz já é uma cobertura designada para facilitar o seu disfarce.O motivo disso é que nessa cobertura um dos Safeties é responsável por uma das Zonas Hook no meio do campo.

cover3buzz

Com isso, ele pode se alinhar distante da linha de scrimmage e paralelo ao Safety do lado oposto, que é justamente o alinhamento usado pela defesa do Lions antes do snap nessa partida.

Essa cobertura gerou a primeira interceptação do Lions no jogo.

 

3-15-NO 35(6:15) (Shotgun) 9-D.Brees pass deep left intended for 10-B.Cooks INTERCEPTED by 27-G.Quin at DET 46. 27-G.Quin ran ob at DET 46 for no gain.

Com os Saints em uma situação de 3rd and Long, eles precisam de um passe longo para conquistar o 1st down.Assim eles lançam uma combinação de rota Post-Wheel no lado esquerdo da formação.Essa combinação de rota é feita para atacar uma cobertura Cover 3 Sky.Porém, a cobertura usada pelo Lions é a Cover 3 Buzz, com o Safety (#27) Glover Quin responsável por uma das zonas Hook.

A combinação Post-Wheel funciona bem contra uma cobertura Cover 3 Sky porque é difícil para o Curl-Flat defender acompanhar a rota Wheel (a rota Wheel demora a se desenvolver), enquanto a rota Post ocupa o CB responsável por 1/3 da parte profunda do campo, deixando a rota Wheel livre.

Contra o Cover 3 Buzz no entanto, o Safety responsável por uma das zonas Hook pode se alinhar longe da LOS, de forma que ele tem uma visão “privilegiada” das rotas do ataque e dos olhos do QB.Nessa jogada, o Safety (#27) Glover Quin, lendo os olhos do QB, se deu conta da rota Wheel do WR (#10) Brandin Cooks e conseguiu se antecipar ao passe, coisa que seria difícil para o Curl-Flat defender (nessa jogada esse Curl Flat defender era o CB (#38) Adarius Barnes) porque ele está alinhado perto da linha de scrimmage e está de costas para Brandin Cooks no momento em que ele faz o corte da rota Wheel para correr verticalmente.

 

 

com 9 segundos para acabar o segundo quarto, o disfarce do Cover 3 Buzz quase gerou mais uma interceptação para o Lions.

1-10-DET 14 (:09) (Shotgun) 9-D.Brees pass incomplete short middle to 82-C.Fleener.

Faltando 9 segundos para acabar o primeiro tempo, Drew Brees tenta um último passe para a endzone.o passe se destina a rota Seam corrida pelo TE (#82) Coby Fleener no meio do campo.Com a defesa em Cover 3 Buzz, o Safety responsável pela zona Hook nessa jogada é  o (#31) Rafael Bush.Veja como ele quase consegue interceptar o passe, que é incompleto pela boa cobertura do outro Safety Glover Quin.

Essa jogada é um exemplo de como o Cover 3 Buzz pode funcionar de forma semelhante a cobertura Cover 1 Robber, com um dos Safeties aparecendo de “surpresa” para bloquear um passe destinado a uma rota no meio do campo.

 

 

A segunda interceptação do Lions também foi em cobertura Cover 3 Buzz

1-10-DET 43(5:26) (Shotgun) 9-D.Brees pass deep right intended for 83-W.Snead INTERCEPTED by 32-T.Wilson at DET 26. 32-T.Wilson to DET 44 for 18 yards (13-M.Thomas).

Essa interceptação não foi mérito do esquema Cover 3 Buzz em si.Foi apenas uma bela jogada do Curl-Flat defender, nessa jogada o SS (#32) Tavon Wilson. T. Wilson faz um ótimo trabalho, primeiro usando a técnica Reroute contra um recebedor alinhado em um Slot Split, nessa jogada o WR (#83) W. Snead e depois emparedando a rota Out corrida pelo mesmo recebedor.Foi uma decisão questionável de Drew Brees, visto que o recebedor nunca esteve livre.

 

Disfarçando uma blitz

Você não consegue parar um bom ataque aéreo se você não colocar constante pressão em um QB, ainda mais se ele for Drew Brees.

A defesa do Lions também fez um ótimo trabalho disfarçando seus esquemas de blitz.Em uma dessas jogadas, a defesa transformou seu alinhamento pré-snap com 2 Safeties em profundidade em um complexo esquema de  blitz.

Confesso que o esquema foi tão bem disfarçado que eu fiquei na dúvida de qual cobertura realmente era.Cheguei a conclusão de que é uma Cover 1 blitz.

 

3-10-NO 35(10:26) (Shotgun) 9-D.Brees pass incomplete deep middle to 13-M.Thomas (23-D.Slay).

Em uma 3rd and 10, o ataque do Saints tenta uma jogada com o conceito de passe NCAA, que tem como combinação de rota Drive-Post-Dig.A defesa do Lions mais uma vez disfarça sua cobertura apresentando um alinhamento padrão de Cover 2 antes do snap.

rotasdetno

O esquema de blitz nessa jogada consiste em 2 jogadores de secundária fazendo a blitz, enquanto um DE e um LB faz o drop para cobrir o meio do campo por zona.Os 2 jogadores de secundária que fazem a blitz são os Safeties (#32) Tavon Wilson e (#35) Miles Killebrew. Tavon Wilson estava alinhado como Nickelback antes do snap nessa jogada, enquanto Killebrew se alinhava como um Linebacker.

rushdetno

No momento do snap, (#32) Tavon Wilson faz uma blitz pelo Gap B, enquanto (#35) M. Killebrew finge que fará um drop para zona, mas acaba indo fazer um blitz pelo Gap A.Esse fingimento por parte de Killebrew serviu para confundir a proteção da linha ofensiva, o que fez com que Killebrew tivesse caminho livre até Drew Brees sem que ninguém tentasse bloqueá-lo.

Com a pressão, Drew Brees tem que forçar o passe para não ser sackado.Porém, a cobertura do CB (#23) Darius Slay no WR (#13) Michael Thomas é muito boa, e ele consegue uma bela deflexão de passe, forçando o 4th down.

cvrdetno

 

Conclusão

o coordenador defensivo do Lions Teryl Austin vem sendo cotado ao cargo de Head Coach nos últimos anos por causa de planos de jogo como esse.Apesar da falta de depth em seu roster, que faz com que a defesa não tenha o melhor desempenho em algumas estatísticas, ele com certeza é uma das grandes mentes defensivas atualmente na NFL.