Game Winning Drive para 200 vitórias de Tom Brady – Week 12 2016

Em 3 dos 4 Super Bowls ganhos pelo time do Patriots nesse século, a primeira coisa que costuma vir a cabeça em relação a esses jogos são os Game Winning Drives orquestrados por Tom Brady em cada ocasião.

Com 39 anos e 17 temporadas no currículo, o que não mudou em Tom Brady é a sua capacidade de ter postura e calma para orquestrar mais Game Winning Drives.O último desses Drives aconteceu na décima segunda semana da temporada regular de 2016, contra a equipe do New York Jets.

Nesse Drive Tom Brady continua mostrando todas as características que fazem um QB ter sucesso na NFL: Presença de pocket, leitura de defesa, saber estender jogadas (saber a hora de sair do pocket), manipulação da defesa com os olhos e precisão de passe.

Nesse artigo vamos analisar as 6 jogadas do Game Winning Drive desse jogo que terminaram em um passe completo.

 

2-10-NE 17 (5:00) (Shotgun) 12-T.Brady pass short middle to 11-J.Edelman to NE 41 for 24 yards (24-D.Revis).  

O primeiro passe completo do Drive foi para uma rota Post corrida pelo WR (#11) Julian Edelman.A defesa do Jets está em uma cobertura Cover 1, com o Safety (#25) Calvin Pryor descendo para o box, provavelmente designado a marcar o TE (#88) M.Bennet  homem-a-homem.

A jogada escolhida pelo Patriots busca tentar abrir espaço para a recepção de Edelman com um playaction, que acaba congelando o Linebacker que deveria estar em cobertura por zona no meio do campo.Repare que no momento do snap, todo Front 7 se antecipa a uma possível corrida do RB, o que abre espaço no meio do campo.

Outro detalhe que faz a jogada dar certo é que a rota Post de Edelman começa com uma pequena angulação para a direita, o que faz o CB (#24) Darrele Revis na marcação também dar alguns passos para essa direção.Ao fazer o corte interno para correr a rota Post, o Darrele Revis já não está em uma boa posição para impedir a recepção.

 

 

1-10-NE 41 (4:18) (Shotgun) 12-T.Brady pass short left to 33-D.Lewis to NYJ 43 for 16 yards (24-D.Revis).

A próxima jogada do Drive é um exemplo de um QB conseguido sair do pocket ṕara estender a jogada quando nenhum de seus recebedores está livre.Nessa jogada a defesa do Jets escolhe colocar aṕenas 3 jogadores no pass rush, coisa que fez algumas vezes nessa partida para tentar limitar os passes curto do ataque do Patriots.A defesa do Jets está em uma cobertura Cover 4, com 4 jogadores cobrindo as zonas Underneath, com 2 deles cobrindo as 2 zonas Hook no meio do campo.

Depois do snao, todas as rotas da jogada estão bem marcadas pela defesa do Jets.Mas como tem apenas 3 jogadores fazendo o pass rush, Tom Brady consegue fazer o scramble para o lado esquerdo, enquanto o Linebacker (#55) Lorenzo Mauldin que marcava a rota Flat corrida pelo RB esquece sua marcação e tenta se antecipar a uma corrida de Tom Brady, o RB avança e acha um espaço para receber a bola e conquistar a primeira descida.

 

 

3-10-NYJ 43(3:30) (SHOTGUN) 12-T.BRADY PASS SHORT RIGHT TO 11-J.EDELMAN TO NYJ 37 FOR 6 YARDS (45-R.MILES)

As duas jogadas seguintes do Drive resultam em passes incompletos, o que coloca o Patriots em uma 3rd and 10.Com o jogo 16 x 17 para os Jets, o Patriots precisa apenas de um FG para virar o placar.Por isso, a jogada escolhida tem uma rota Smash corrida pelo WR (#11) J. Edelman e uma rota Hitch corrida pelo TE (#88) M.Bennet, 2 rotas curtas no lado direito da formação.

A defesa do Jets escolhe uma blitz com cobertura Cover 0, isso é, sem nenhum Safety em profundidade.Antes do snap, a defesa tenta disfarçar a blitz e a cobertura colocando 1 Safety em profundidade.No entanto, esse Safety na verdade está em marcação homem-a-homem com o TE (#88) M. Bennet, que nessa jogada está alinhado como WR , em um Reduced Split.

Logo depois do snap, Brady identifica a blitz e faz um rápido passe para a rota Smash de Edelman, que recebe o tackle do Safety (#45) Rontez Miles. forçando o 4th down.

 

 

4-4-NYJ 37(2:53) (Shotgun) 12-T.Brady pass short right to 28-J.White to NYJ 33 for 4 yards (50-D.Lee).

Apesar de precisar apenas de um FG pra passar a frente no placar, Belichick toma a decisão de tentar conquistar o 1st down.E o 1st down é conquistado com um passe curto para um RB.

A defesa do Jets nessa jogada, em uma cobertura Cover 1 Robber, está em uma boa posição para defender uma rota que quebre pra dentro do campo, como um Dig ou um Curl.No entanto, o LB (#50) Darron Lee precisa cobrir o RB (#28) James White homem-a-homem.Repare que antes do snap, Darron Lee finge que vai fazer uma blitz para tentar confundir Brady.Se ele apenas estivesse focado em marcar o RB em uma possível rota Flat talvez ele teria no mínimo feito o tackle antes que o RB conquistasse o 1st down.Não foi o caso nessa jogada.Brady faz um rápido passe para a rota Flat do RB, que conquista o 1st Down.

Essa é a marca registrada do ataque do Patriots nessa década: sempre tem um RB bom recebendo passe e em ganhar jardas após a recepção.Lembram de Kevin Faulk?

 

 

1-10-NYJ 33(2:17) (Shotgun) 12-T.Brady pass deep middle to 15-C.Hogan to NYJ 8 for 25 yards (25-C.Pryor).

A próxima jogada do Drive é um exemplo de como um QB pode usar os olhos para manipular um jogador da defesa e assim abrir espaço para uma determinada rota.O Jets está em uma cobertura Cover 3 e o passe é feito para uma rota Seam (rota que se destina a um “buraco” de uma cover shell) corrida por um WR, nesse caso Chris Hogan (#15) alinhado em um Slot Split.

seamcover3

“Buracos” em uma cover shell de uma cobertura Cover 3, que são chamados de Seams

Antes do snap, o WR que vai correr a rota Seam faz um motion para o lado esquerdo da formação.Repare que o CB acompanha o WR em seu motion, o que indicaria que a secundária estará em uma cobertura homem-a-homem.No entanto, depois do snap a defesa faz um drop padrão de uma cobertura Cover 3.

coberturaneny

Tom Brady consegue identificar a cobertura depois do snap e sabe que a rota do WR (#15) Chris Hogan se destina ao “buraco” (Seam) da cobertura Cover 3.

rotasneny

Para garantir que esse “buraco” esteja aberto no momento do passe, ele precisa fazer com que a defesa pense que ele vai passar a bola para um recebedor no lado direito da formação.Dessa forma, depois do snap ele está com os olhos em Julian Edelman (#11) e faz o pump fake.Isso faz com que o Safety no meio do campo, nessa jogada o Safety Calvin Pryor (#25) , que está lendo os olhos do QB, tente se antecipar a rota de Edelman.No entanto, o objetivo de Brady desde o início é completar o passe para a rota Seam de Hogan.Graças a manipulação de Brady com seus olhos e ao pump fake,  Hogan está completamente livre para fazer a recepção no meio do campo.

 

 

1-8-NYJ 8(2:00) (Shotgun) 12-T.Brady pass short left to 19-M.Mitchell for 8 yards, TOUCHDOWN

Agora com o ataque do Patriots em uma 1st and Goal, o Jets escolhe enviar mais uma Cover 0 blitz para tentar deter o avanço do ataque.

Porém, a jogada que o Patriots escolhe é ideal contra uma cobertura homem-a-homem da defesa. Com os WRs do lado esquerdo da formação, Brady faz um motion com o WR (
#11) Julian Edelman para formar um alinhamento Stack (2 WRs alinhados muito próximo um do outro) com o WR (#19) M.Mitchell.Alinhamentos Stacks são conhecidos por dificultar a marcação homem-a-homem pelos CBs, pois com 2 WRs alinhados muito próximos um do outro, isso pode causar tráfego na secundária e atrapalhar um CB a acompanhar sua marcação.Por isso, contra um alinhamento Stack, os 2 CBs responsáveis pelos 2 WRs alinhados em Stack precisam se alinhar em níveis diferentes: 1 deles irá se alinhar em Press enquanto o outro se alinhará em Off.

É o que acontece nessa jogada.Note como o CB em marcação com o WR (#11) Julian Edelman, ao se der conta do alinhamento Stack, se distancia ainda mais da linha de scrimmage para evitar qualquer trombo com o outro CB em marcação com o WR.A vantagem que isso provoca ao ataque do Patriots é que agora o WR tem mais espaço para correr sua rota Quick Out.Com mais espaço, o WR consegue fazer a recepção e avança para marcar o TD.

Conclusão

Tom Brady dá poucos sinais de sua idade e é candidato a MVP.Com a vitória em cima do Jets, conseguiu alcançar a marca de 200 vitórias em sua carreira.

Apesar de ter o caminho para o Quinto anel dificultado pela contusão de Rob Gronkowski, Brady e o Patriots são o símbolo da consistência e da regularidade.Desde que Brady continue dando aula de como jogar de QB em seus Game Winning Drives, não dá pra duvidar do favoritismo do Patriots para conquistar mais um Lombardi Trophy.