Personnel: A primeira batalha de um jogo de Futebol Americano

Se o seu primeiro contato com Futebol Americano foi jogando Madden, você provavelmente escolhia uma defesa com formação Dime (6 DBs) em um 1st down, e acabava sofrendo uma corrida de 20 jardas.

Até que, cansado de tomar sacode no Madden, você finalmente percebe aquelas letras e números que apareciam na tela de escolher a jogada.

Pois é, você só tomava sacode no Madden porque escolhia um Personnel de defesa que não “empatava” com o Personnel de ataque.

Mas não se sinta mal.Mesmo no FA real existem defesas que tomam sacode por não conseguir empatar o Personnel do ataque.Isso porque no FA real a questão é um pouco mais complexa que alguns números e letras.

Mas vamos definir o que é Personnel primeiramente.Grupos de Personnel são definidos pela quantidade de jogadores de cada posição que uma equipe coloca em campo em cada snap.

Isso significa que para o ataque, que na maioria dos casos sempre vai ter 1 QB e 5 OL, sobram 5 jogadores, que podem ser WRs, TEs e RBs (incluindo RBs, FBs e WBs).

A maneira de nomear cada grupo de Personnel ofensivo é baseada em um número.O primeiro algarismo desse número é a quantidade de RBs que está em campo, e o segundo algarismo é a quantidade de TEs que está em campo.

Já para defesa, a questão é como você divide seus 11 jogadores entre o Front e a secundária.Assim, o Personnel é definido por quantos jogadores de secundária (CBs e Safeties) você tem em campo para o próximo snap.

  • 4 DBs – Regular
  • 5 DBs – Nickel
  • 6 DBs – Dime
  • 7 DBs – Quarter

O objetivo da defesa é “empatar” o Personnel do ataque, colocando em campo jogadores com tamanho e habilidade atlética equivalente aos jogadores do ataque em campo.Dessa forma, a defesa não corre risco de ceder muitas jardas corridas por ter menos tamanho/força que o ataque e nem de ceder jardas aéreas por não ter jogadores velozes em campo.

Quanto mais grupos de Personnel o ataque usa em um jogo, mais dificuldade uma defesa vai ter para conseguir “empatar” todos os grupos.

O Personnel também é um recurso que um ataque tem para desafiar uma defesa se baseando apenas na habilidade atlética e biotipo físico de seus jogadores.

Por exemplo, se um ataque tem maior quantidade de WRs velozes ou melhores tecnicamente que a defesa tem de CBs velozes e bons tecnicamente em seu roster, um ataque pode colocar 3 WRs em campo, e mesmo se a defesa colocar 3 CBs em campo, um desses WRs vai ser mais rápido ou melhor que um dos CBs da defesa, e assim o ataque obtêm uma vantagem teórica antes mesmo do snap.

A mesma coisa se aplica no caso de um ataque ter um grupo de OL e TEs muito maior e mais forte que os jogadores do Front de defesa adversária.Esse time pode colocar muitos TEs em campo, e assim bloquear várias vezes um Front que seja menor em força e peso para que o RB conquiste muitas jardas corridas.

Além disso, um ataque tem a seu favor 2 outras maneiras de desempatar um Personnel que esteja “empatado” no papel: Alinhar um jogador de uma posição em outra posição diferente e ter um jogador que seja um “Athletic Freak

 

Surpreendendo uma defesa com uma formação diferente do Personnel

Um ataque pode ir com 2 RBs e 1 TE para o snap, mas nada o impede de alinhar esses 2 RBs como WR.E se esse RB for um bom corredor de rotas de WR? Isso é um problema para a defesa.Dessa forma, você pode isolar um RB mais veloz que esteja sofrendo marcação individual por um LB ou Safety que seja mais lento.

O Cardinals tem o RB David Johnson, que é ótimo correndo rotas se alinhando como WR.No vídeo abaixo vemos ele correndo uma rota Fade, e consegue a recepção em um backshoulder pass.

 

Seu ataque tem um WR grande que é muito bom bloqueando? Faça um motion antes do snap e tenha ele alinhado como TE ou Wingback.Ou então apenas alinhe ele perto da linha ofensiva, em um Reduced Split e ponha ele pra fazer um Crack Block em algum jogador do Front de defesa.

E o ataque do Cardinals também se beneficia disso com o WR Larry Fitzgerald.No vídeo abaixo vemos um motion que leva Fitzgerald para o meio da linha ofensiva no momento do snap, Fitzgerald faz então um Lead Block para abrir espaço para a corrida de David Johnson, coisa que costuma ser responsabilidade de um Fullback em um esquema Iso Lead.

Outra vantagem de alinhar um jogador em uma posição diferente da sua posição de origem é saber se a defesa está em marcação por zona ou homem-a-homem.O ataque pode saber isso porque se for homem-a-homem, provavelmente é o LB que estará alinhado em frente ao RB alinhado como WR, pois se a defesa colocar um CB alinhado contra o RB, o CB pode ter dificuldade em fazer o tackle no RB caso ele receba um Screen pass por causa da diferença de peso e força.

 

Os “pesadelos” de Personnel

A NFL é particularmente famosa por ser a casa dos “Athletic Freaks“.São aqueles jogadores que tem 2 ou mais atributos atléticos que são muito acima da média em relação ao resto dos atletas.

WRs como Randy Moss e Calvin Johnson por exemplo, tinham uma combinação de altura, peso e velocidade que são extremamente raros para um WR.Isso fazia com que eles conseguissem se separar de sua marcação com sua velocidade e garantir a recepção com sua altura e Catch Radius (Raio de recepção, ou seja, o quanto você consegue pular e estender os braços para pegar uma bola no ar).

Randy Moss mostra seu Catch Radius pulando mais alto pra pegar uma bola

Era esse o motivo o porque muitas vezes não adiantava uma defesa colocar marcação dupla em Randy Moss.Ele simplismente deixava o primeiro defensor para trás e o segundo defensor não conseguia impedir a recepção nem se ele estivesse colado no WR quando a bola chegasse por conta do tamanho e do Catch Radius .Essa mesma combinação de tamanho e velocidade é vista hoje em jogadores como Julio Jones e Rob Gronkowski.

Rob Gronkowski tem velocidade anormal para um TE do tamanho dele.No vídeo abaixo vemos ele se livrando da marcação de um Safety e quebrando um tackle do outro Safety para ficar livre e marcar o TD.

 

E como uma defesa se defende contra um jogador desses? Bom, se ela não tiver um jogador com habilidades equivalentes, só dedicando mais de um jogador de defesa para esse jogador, o que vai acarretar em oportunidades para os outros jogadores de ataque.

Por causa dos Athletic Freaks e de como os ataques da NFL acham maneiras de colocar esses jogadores em boa posição com diferente grupos de Personnel e formações que a NFL de hoje se tornou um jogo de matchups. Você precisa ter jogadores de defesa híbridos, atléticos e velozes se quiser ser competitivo.