Raio-X de um drive – Tom Brady leva o Patriots a mais um Super Bowl

Estudar uma única jogada é legal. Você analisa como ela deve ser tecnicamente executada pelos seus jogadores e pondera como a jogada funciona contra diferentes coberturas, Fronts e situações de jogo.

Mas quando você analisa todas as jogadas de um drive, você descobre ainda mais coisas.Você tem um insight melhor do plano de jogo de cada time,  como cada time planeja marcar aquele playmaker ofensivo e como cada time varia seu personnel para atacar ou defender melhor.

Aqui vai uma análise de todas as jogadas do drive que colocou o Patriots no Super Bowl. Depois de um empate no tempo normal contra o Chiefs, o Patriots jogou pra vencer de primeira na prorrogação.

[NE 1-10 NE 25] (15:00) T.Brady pass short left to C.Hogan pushed ob at NE 35 for 10 yards

Personnel do ataque: 21 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: 3-4

Na primeira jogada do drive, o Patriots coloca um personnel 21 em campo.Esse tipo de personnel foi utilizado o jogo inteiro para jogadas de corrida com sucesso quase total.Mas o que essa jogada nos mostra é que o Patriots consegue desenhar boas jogadas de passe mesmo em um personnel e em uma formação de corrida.

Os CBs do Chiefs usou em muitas ocasiões nesse jogo um alinhamento Off.O Patriots atacou esse alinhamento algumas vezes durante a partida com rotas externas rápidas, e conseguiu o que chamam de “roubar jardas” desse alinhamento mais “conservador” da defesa. Mas aqui antes dos snap vemos que os CBs do Chiefs estão perto da linha de scrimmage.A grande sacada do ataque foi o motion de Edelman para um alinhamento Stack de Chris Hogan, que forçou o CB do Chiefs a recuar para um alinhamento Off.Uma vez nesse alinhamento, Hogan tem espaço para correr uma rota Out de 10 jardas e fazer a recepção para o 1st down

 

[NE 1-10 NE 35] (14:24) R.Burkhead up the middle to NE 35 for no gain (K.Fuller).

Personnel do ataque: 12 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: Dime 2-3-6

Essa jogada merece destaque por ser a única jogada de corrida que o Patriots executa até chegar na Redzone.O resultado da jogada não foi bom para o Patriots, que queria fazer de tudo para ganhar o jogo nesse drive, e portanto abandonou a corrida em favor do passe mesmo tendo bons motivos para correr contra o Front do Chiefs.

A jogada me parece ser basicamente um conceito Iso de corrida que o Patriots tanto usou no jogo, com a diferença de partir de um personnel 11 com Julian Edelman fazendo o Lead Block depois de um motion, e com um release diferente do RB, que faz um counter move e antes de pegar a bola.

O CB do Chiefs consegue ler muito bem a jogada e faz o tackle na linha de scrimmage

 

[NE 2-10 NE 35] (13:45) T.Brady pass incomplete short right to J.Edelman.

Personnel do ataque: 21 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: 3-4

O Patriots, depois de tanto “roubar jardas” de alinhamentos Off durante o jogo, premedita que o CBs do Chiefs cansaram disso e agora, ainda mais na situação de jogo (OT), vão jogar agressivamente contra essas rotas.

Ao ver o motion de Chris Hogan para o outro lado da formação, os CBs do Chiefs trocam de responsabilidade de marcação.Lembre-se desse movimento contra o motion, pois ele vai se muito importante nas próximas jogadas.

Depois do motion Chris Hogan corre uma rota Wheel, mas o detalhe é que ela é feita para parecer com aquelas rotas Out que “roubavam as jardas” do alinhamento Off do CB.Porém, Kendall Fuller não pula agressivamente contra a Out e continua marcando Hogan na rota Wheel.

Brady agora está em maus lençois.O Chiefs veio com 5 no pass rush e ele precisa soltar a bola pra alguém.Edelman corre um rota Over no meio do campo mas está bem marcado.Brady força o passe, que sai muito alto.

 

[NE 3-10 NE 35] (13:40) (Shotgun) T.Brady pass short middle to J.Edelman to KC 45 for 20 yards (D.Sorensen).

Personnel do ataque: 11 (#28 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

Esse é primeiro de três 3rd and 10s seguidos.

A defesa do Chiefs escolhe uma cobertura 2-Man pra essa situação, uma cobertura que tem como ponto fraco a vulnerabilidade do meio do campo para rotas internas.

O Patriots tem uma chamada ideal contra esse tipo de cobertura.A intenção aqui é ocupar os 2 Safeties com rotas longas dos WRs enquanto Julian Edelman ataca o meio do campo, tão vulnerável em cobertura 2-Man.Caso Edelman esteja bem marcado, James White corre uma rota curta interna para quem sabe conquistar jardas após a recepção até o 1st down.

O último detalhe é para que Edelman possa ter um release limpo e ganhar leverage interno contra o CB, ele faz um motion para um alinhamento Stack com Hogan (Um dos CBs sempre está em Off contra um alinhamento Stack).

Lembra da ultima jogada que os CBs trocaram de responsabilidade com o motion? Bom, como o motion parou no alinhamento Stack, aconteceu uma confusão/falta de comunicação.Steven Nelson trocou de responsabilidade, mas Kendall Fuller continuou marcando Hogan.Edelman ficou livre para fazer a recepção.

 

[NE 1-10 KC 45] (12:59) T.Brady pass incomplete deep left to P.Dorsett.

Personnel do ataque: 11 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: Dime 2-3-6

1st down e o Patriots, apesar de ter abandonado a corrida, ainda quer que o Chiefs se mantenham honestos a ela.A jogada é um playaction com uma rota Dig corrida por Rob Gronkowski.Essa jogada também foi executada alguma vez no decorrer de jogo pelo Patriots.

Porém, dessa vez a defesa do Chiefs está mais atenta ao passe.O que evidencia isso é a escolha de um personnel Dime (6DBs) contra um personnel 11 do Patriots, que normalmente seria combatido um um personnel Nickel (5DBs).

O Chiefs também resolve trocar a cobertura 2-Man por um Cover 1 Robber, com um Safety cuidando do meio do campo.Isso tudo faz com que a rota de Gronkowski passe longe de fica livre. Brady então resolve ir para a segunda leitura da progressão da jogada em uma rota Fade de Phillip Dorset.Brady tenta lançar um backshoulder, mas Dorsett nunca chegou a levar a melhor contra a marcação.

 

[NE 2-10 KC 45] (12:54) (Shotgun) T.Brady pass incomplete short left to C.Patterson.

Personnel do ataque: 11 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

O Patriots escolhe uma formação 3 x 1 (3 recebedores um um único lado da formação), colocando Gronk, Edelman e Hogan no lado direito.

Acredito que a intenção aqui seja puxar a marcação para o lado direito e isolar Cordarelle Patterson com o CB em uma rota Slant no lado esquerdo. O objetivo é alcançado, pois o Chiefs mais uma vez em Cover 1 Robber, puxa a marcação do Safety Daniel Sorensen para o lado direito do campo.

O passe é feito e a rota Slant bem corrida, mas Cordarelle Patterson dropa a bola.

 

[NE 3-10 KC 45] (12:51) (Shotgun) T.Brady pass short middle to J.Edelman to KC 30 for 15 yards

Personnel do ataque: 11 (#28 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

Essa jogada parece um replay espelhado do último 3rd Down.

O desenho da jogada do ataque é praticamente o mesmo, e tem a mesma intenção de atacar o 2-Man. O Chiefs dessa vez tenta disfarçar suas intenções antes do snap com o Safety se movimentando no meio, mas o 2-Man é confirmado por Brady depois do snap.

Dessa vez os CBs do Chiefs não tentam trocar as responsabilidades.Mas aí o terror de um alinhamento Stack aparece de novo, dessa vez em forma de “pick”(esbarrão). Philip Dorsett esbarra no CB que está seguindo Edelman no motion, o que dá uma grande vantagem para correr sua rota Over.

 

[NE 1-10 KC 30] (12:10) T.Brady pass incomplete deep right to C.Hogan.

Personnel do ataque: 11 (#28 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

Pela escolha da jogada fica nítido que o Patriots quer dar GG na partida o quanto antes.

O Patriots mais uma vez tenta fazer o Chiefs acreditar que ele quer correr a bola, dessa vez com um Flea Flicker.Mas a verdade é que a essa altura do campeonato o Chiefs não tem nem LBs no campo. É um personnel de defesa Quarters, com 7 DBs, e nenhum deles parece tão preocupado com uma jogada de corrida assim.

Ninguém fica livre, e Brady joga a bola fora.

 

[NE 2-10 KC 30] (12:03) (Shotgun) T.Brady pass incomplete deep middle to C.Patterson

Personnel do ataque: 11 (#28 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

Vemos aqui novamente uma formação 3 x 1 com Gronk, Edelman e Hogan de um lado e Patterson  isolado no lado esquerdo.

No lado direito o patriots vai com uma combinação Double Slant com um rota Flat de Gronkowski.O Chiefs mais uma vez puxa a cobertura pra esse lado (Cover 1 Robber), e o Patriots poderia ganhar pro volta de 5~7 jardas com um passe para uma das rotas Slant.

Mas Brady vê Patterson isolado com o CB em uma rota Skinny Post, com o Safety puxado pro lado direito, e arrisca o passe nele mais uma vez.Ele dropa o passe mais uma vez.

 

[NE 3-10 KC 30] (11:57) (Shotgun) T.Brady pass short left to R.Gronkowski to KC 15 for 15 yards

Personnel do ataque: 11 (#28 at RB)  

Personnel da defesa: Quarters 2-2-7

3rd down e mesma formação 3×1.Mas dessa vez o Patriots coloca Gronkoski isolado na esquerda e o coloca para correr uma rota Slant contra Eric Berry

Chiefs responde alinhando o Safety mais perto do lado esquerdo, mas sem mudar a cobertura.Gronskowki ganha fácil de Berry na rota Slant, que abriu os quadris muito cedo no release do TE.O passe do Brady é cirúrgico, e o Safety Daniel Sorensen nada pode fazer.

O Patriots em situação crítica resolve dar a uma chance a seus jogadores de elite e o resultado é o melhor.Créditos a Josh McDaniels.Um dos princípios de um playcaller offensivo é pensar em jogadores em vez de jogadas nessas situações.

 

[NE 1-10 KC 15] (11:18) R.Burkhead up the middle to KC 5 for 10 yards (K.Fuller).

Personnel do ataque: 21 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: 3-4

O Patriots chega na redzone e assim volta com seu jogo corrido.Com um Personnel 21, finalmente faz o Chiefs voltar com um personnel 3-4.

A jogada é mais uma vez uma corrida Iso com o FB James Develin bloqueando o LB Reggie Ragland. O Chiefs dessa vez faz um stunt com toda a linha defensiva, onde todos os jogadores atacaram o gap pelo lado direito. O stunt acaba sendo péssimo para a defesa, pois foi contra a direção da corrida e apenas facilitou o trabalho da linha ofensiva.

Falta pouco pra acabar o jogo.

 

[NE 1-Goal KC 5] (10:48) R.Burkhead up the middle to KC 2 for 3 yards (D.Sorensen).

Personnel do ataque: 21 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: 3-4

Corridas Iso são geralmente feitas pelo lado forte da formação.Quando você ataca um time com essa corrida várias vezes, o conceito Counter, feito no lado fraco da formação, é um bom contragolpe contra uma defesa tentando parar a corrida.Aqui o Patriots executa o conceito com sucesso.

O destaque na jogada é o Crack Block de Julian Edelman. O Patriots fica a 2 jardas da vitória.

 

[NE 2-Goal KC 2] (10:10) R.Burkhead up the middle for 2 yards, TOUCHDOWN.

Personnel do ataque: 23 (#34 at RB)  

Personnel da defesa: 5-3-3 Goal Line

Com os 2 times em um personnel de Goal Line, fica claro que a jogada ou será uma corrida ou um passe de playaction.

A linha defensiva do Chiefs faz uma movimentação e todos os jogadores internos se passam a ocupar os gaps mais internos.O problema pra eles é que isso mais uma vez vai facilitar a execução da jogada pelo ataque do Patriots.

Conceito de corrida Iso para o lado esquerdo da formação e o trabalho do LT e LG do Patriots é selar a DL no lado oposto da corrida.Com a DL já posta internamente, o Gap que Rex Burkhead passa é bem maior, e ele fica a um bloqueio do FB em Ragland para anotar o TD.