Técnicas 1-Gap e 2-Gap

Futebol Americano é uma constante luta por espaço.Numa jogada de corrida, a OL é responsável por ajudar o RB a ter espaço para conquistar jardas.

Gaps são os espaços que existem entre os jogadores da linha ofensiva.

Ou seja, Gaps são todos os espaços possíveis por onde o corredor pode passar em uma jogada de corrida.

Para parar a corrida, a defesa deve então ocupar todos esses Gaps para que o RB não tenha espaço para avançar com a bola.

Pense numa mangueira de irrigação que tenha 7 furos.

mangueira

Mesmo se você fechar 6 desses furos, a água vai passar pelo furo que você não fechou.

No caso, os furos são os Gaps e a água é o RB.

Se a defesa não conseguir fechar todos os gaps, colocando pelo menos 1 defensor em cada um deles (ou 1 defensor pra 2 Gaps, como vamos ver), um RB bem treinado certamente irá correr pelo Gap mal defendido e ganhará muitas jardas.

Mesmo se a corrida for um esquema de bloqueio por Gap, onde teoricamente o RB vai passar por um Gap pré determinado, nada o impede de passar por um Gap que ele vê que está mal defendido.É o que fará um RB bem treinado e com boa visão até que a defesa consiga preencher todos os Gaps de forma consistente.

Nomenclatura dos Gaps

Se o ataque está em uma formação com 1 TE e 1 RB, isso quer dizer que em uma jogada de corrida o corredor tem 7 Gaps disponíveis para correr.

Esse número pode aumentar a medida que mais TEs, FBs ou WBs estiverem alinhados na formação

Os gaps são as letras em vermelho e são denominados em ordem alfabética de dentro da linha pra fora.

playbook

Para poder preencher todos os Gaps, você deve então escolher quais jogadores da defesa terão responsabilidade direta pelos Gaps.

Geralmente todos jogadores da linha defensiva e a maioria dos Linebackers tem essa responsabilidade direta.

Exemplo de um front com todos os jogadores em técnica 1-Gap

Tendo definido isso, você precisa definir qual técnica cada um desses jogadores fará.

Técnica 1-Gap

O defensor que faz a técnica 1-Gap é diretamente responsável por apenas um dos Gaps.Ele deve impedir que o RB tenha espaço para passar pelo Gap no qual ele é responsável.

Com isso, ele pode atacar agressivamente o espaço do Gap e penetrar o backfield.

exemplificando…

Na jogada abaixo vemos um DT em técnica 1-Gap que deveria ter conseguido fazer um tackle for loss no RB.

1-gap

  • O DT do Rams Aaron Donald usando a técnica 1-Gap para atacar o Gap B do lado esquerdo da OL
  • A.Donald ataca agressivamente o espaço entre o LG e o LT de forma tão rápida que o LG não consegue bloqueá-lo efetivamente
  • Ele só não consegue contato com o RB porque o LG faz um holding nele, cometendo falta

A técnica 1-Gap não se diferencia muito se feita por um jogador da DL ou por um LB.Em ambos os casos eles buscam atacar o Gap pelo qual são responsáveis.

Numa jogada onde todos do front de defesa estão fazendo uma técnica 1-Gap, Essa técnica pode resultar em defensores penetrando o backfield antes mesmo do RB conseguir passar a linha de scrimmage, gerando perda de jardas.

Por isso, defesas que usam de muitos fronts onde os jogadores fazem técnica 1-Gap buscam defender a corrida de forma agressiva.

Técnica 2-Gap

Na técnica 2-Gap, o defensor é responsável por 2 Gaps da linha ofensiva de uma só vez.Ele assegura essa responsabilidade estendendo os braços e colocando as mãos no peito do jogador da linha ofensiva no momento do snap, controlando-o e não deixando ser empurrado.

Por isso, quem faz essa técnica geralmente é um jogador de DL grande e forte.

Tendo controlado o jogador da OL, ele deve então reagir ao caminho tomado pelo RB, e ocupar o Gap onde o RB correr, caso um desses Gaps seja de responsabilidade desse jogador.

exemplificando…

Na jogada abaixo vemos um DT em DE, ambos em uma técnica 2-Gap, controlando os bloqueadores a alinhados a sua esquerda.

2-gap

  • Tanto o DT como o DE não permitem serem empurrados pelos C e RT.Na verdade, eles mesmos que empurram os bloqueadores e tem o controle total
  • com os 4 gaps ocupados, o RB não tem pra onde correr

Como essa técnica livra um Linebacker da responsabilidade direta por Gaps, esse LB fica livre para ler a movimentação do RB e tentar ocupar qualquer Gap por onde ele tentar correr.

Isso também ajuda o Linebacker caso seja uma jogada de passe.

Se ele tiver responsabilidade de cobertura, ele tem menos preocupação em ficar atento ao backfield, podendo assim se alinhar longe da LOS.Ele também não precisa reagir imediatamente para ocupar um Gap caso o ataque faça um playaction pass.

Se ele for designado a fazer uma bltz, o Linebacker pode fazer a blitz em um Gap inesperado sem a preocupação de se alinhar diretamente sobre esse Gap.

Muitos times de defesa 3-4 optam por ter 3 DLs e 4 LBs  justamente para que o ataque não saiba quem vai fazer o pass rush e quem vai cobrir o passe.São times que tem o uso constante de blitz como filosofia.

Esses times gostam de colocar jogadores em técnica 2-Gap para que as blitz dos Linebackers sejam imprevisíveis ao ataque.E isso é possível porque os Linebackers não tem responsabilidade direta pra ocupar Gaps.

Conclusão

Existem vantagens e desvantagens para uma defesa em escolher cada uma das técnicas.A escolha por se usar mais vezes uma técnica em relação a outra é uma decisão filosófica da defesa.

Atualmente, as defesas da NFL usam as duas técnicas na mesma jogada por diferentes jogadores.Esses fronts com jogadores em técnica 1-Gap e outros em técnica 2-Gap são chamados Fronts Híbridos.