Entendendo combinações de rota

O campo de futebol americano tem 53 jardas de largura.O que isso significa para o ataque é que ele tem que pensar em todas as possibilidades de melhor usar esse espaço que ele tem a seu favor.

A melhor forma de usar esse número a seu favor é forçar a defesa a tentar cobrir todos os espaços do campo.E isso funciona porque cobrir todos os espaços do campo é impossível com apenas 11 jogadores, sendo que normalmente apenas 7 estão cobrindo o passe.

Com seus 5 jogadores elegíveis para receber um passe, um ataque consegue explorar as fraquezas das coberturas de zona.Contra uma cobertura de zona o ataque sabe em teoria qual o espaço que um determinado jogador da defesa está marcando.Se dois recebedores correrem rotas em níveis e distâncias diferentes dentro desse mesmo espaço, o defensor vai ser obrigado a fazer uma escolha de quem marcar, e alguém vai ficar livre.

As combinações de rota formam o conceitos de passe.Contra cobertura por zona, esses conceitos procuram colocar mais recebedores do ataque do que jogadores da defesa em um determinado espaço.Com o ataque sempre superando a defesa em número de jogadores, o jogo de passe do ataque consegue ser efetivo contra essas coberturas.

Esticamento horizontal em zonas Underneath

Existem 8 zonas Underneath a serem cobertas pela defesa.Nas coberturas por zona mais comuns, como Cover 2 e Cover 3, costuma se colocar entre 3 (Zone-Blitz) a 6 (Cover 2 com apenas 3 no pass rush) jogadores da defesa para cobrir essas zonas.

ZonasUnderneath

3,4,5 e 6 são números menores que 8.Isso obriga a defesa a responsabilizar alguns jogadores da defesa a marcar mais de uma zona ao mesmo tempo.

E é aí que entra as combinações de rota.Se você sabe que um jogador da defesa vai cobrir as zonas Curl e Flat ao mesmo tempo, por que não ter dois recebedores correndo um rota Curl e uma rota Flat no mesmo lado da formação?

curlflat

Isso se transforma então em uma leitura simples pro QB.Se o defensor responsável pelas zonas Curl-Flat se comprometer a marcar a rota Curl, o QB lança pro recebedor que corre a rota Flat.Se o defensor tentar marcar a rota Flat, o QB lança pro recebedor que corre a rota Curl.Esse defensor então foi “esticado” horizontalmente.E um pouco verticalmente também nesse caso, pois a rota Curl é mais profunda que a rota Flat.

Mas aí a defesa pode pensar o seguinte:Se um ataque tentar uma combinação de rota Flat-Curl contra minha marcação Cover 3. porque eu não coloco o meu defensor responsável pela zona Hook para ficar atento a rota Curl dessa combinação?

Essa idéia pode até dar certo se não ter uma rota Spot (um tipo de rota Curl angulada para o meio do campo) bem no meio do campo, separando os jogadores responsáveis pelas zonas Hook.Então, se o defensor responsável pela zona Hook quiser marcar a rota Curl, o QB vai lançar para a rota Spot bem no meio do campo.

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Espelhando a combinação Flat-Curl para o outro lado da formação, nasce o conceito de passe chamado Hank (também chamado de All-Curl).

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Temos 5 recebedores correndo rotas para uma área horizontal onde apenas 4 jogadores da defesa fazem a marcação.Alguém vai ficar livre, e basta uma leitura correta e um passe bem feito pelo QB para conseguir o avanço de jardas.

exemplificando…

Aqui estão 3 exemplos do uso do conceito de passe Hank contra uma cobertura Cover 3

O vídeo abaixo mostra o Chiefs numa jogada de passe com o conceito Hank contra uma cobertura Cover 3 do Raiders.

  • O Chiefs lança uma combinação de rota Flat-Curl para o lado esquerdo, com o RB (#35) correndo a rota Flat e o WR (#19) correndo a rota Curl
  • O Curl-Flat defender do Raiders nesse lado da  jogada é o CB (#38).Ele se compromete a marcar a rota Curl do WR
  • O QB faz a leitura desse defensor e lança o passe para a rota Flat. O RB ao receber o passe tem bastante espaço para conquistar a jardas após a recepção, pois o Curl-Flat defender, no caso o CB (#38) está marcando a rota Curl.

Já no vídeo abaixo o Steelers tenta um conceito Hank contra uma cobertura Cover 3 do Seahawks.Vemos um Curl-Flat defender escolhendo marcar a rota Flat em vez da rota Curl.

  • O Steelers lança a combinação Flat-Curl para o lado esquerdo, com o WR (#11) correndo a rota Flat e o WR Antonio Brown (#84) correndo a rota Curl
  • O Curl-Flat defender nesse lado da jogada é o Safety Earl Thomas (#29).Ele se compromete a marcar a rota Flat
  • Com isso a rota Curl fica sem ninguém na frente marcando.Porém,o CB Richard Sherman (#25) que é responsável por 1/3 profundo do campo consegue identificar a rota Curl e defletir o passe.Essa jogada é bem difícil de se fazer, e apenas os melhores CBs conseguem se recuperar de um técnica Bail desse jeito.Em situações normais, seria um passe facilmente completo para a rota Curl

No vídeo abaixo vemos o Raiders usando o conceito Hank contra o Cover 3 do Chiefs.Dessa vez o LB responsável pela zona Left Hook tenta marcar a rota Curl, o que abre espaço para a rota Spot no meio de campo.

  • O Raiders lança um conceito Hank com a combinação Flat-Curl no lado esquerdo com a rota Curl corrida pelo WR (#15) e a rota Flat corrida por um TE alinhado na formação como RB (#81)
  • A rota Spot é corrida pelo WR (#10) no meio do campo, tentando separar a distância entre os Linebackers que marcam as duas zonas Hook,(#49) e (#56)
  • O Linebacker (#56) se distancia do meio do campo para tentar marcar a rota Curl, enquanto o Curl-Flat defender nesse lado da jogada, o Safety (#38) Ron Parker, marca a rota Flat
  • Com isso a rota Spot no meio do campo fica livre de marcação e recebe o passe do QB

 

Esticamento vertical em zonas Underneath

Também é possível esticar verticalmente um determinado defensor responsável por uma zona Underneath.

A combinação que caracteriza esse esticamento de um jogador responsável pela Zona Flat é o Flat-Corner ou Hitch-Corner.Uma dessas combinações de rotas em uma jogada de passe formam o conceito Smash.

Um CB em uma cobertura Cover 2 é responsável por cobrir as zonas Flat e Out ao mesmo tempo.

flat7

Combinando uma rota Flat com uma rota Corner ou Out, O CB vai ter que se comprometer a marcar uma das rotas.Assim esse defensor estará sofrendo um “esticamento vertical”.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o Jaguars usando uma combinação de rota Flat-Corner contra uma cobertura Tampa 2 (uma variação do Cover 2) da defesa do Texans.

  • O Jaguars lança uma combinação Flat-Corner no lado direito da formação, com o RB (#21) correndo a rota Flat e o WR (#15) correndo a rota Corner
  • Com o Texans numa cobertura Tampa 2, o CB (#24) é responsável pelas zonas Out e Flat ao mesmo tempo
  • Por ser uma terceira descida para 13 jardas, a jogada demora a se desenvolver.O CB de início protege a zona Out muito bem.Mas ao ver o RB correndo para o Flat, ele hesita em marcar a zona Out, antecipando um passe para o RB
  • O WR faz um double move antes de cortar a rota para transformá-la em uma rota Corner.Ele está livre porque o CB achou que o passe iria para o RB.O passe somente não foi completo porque foi malfeito pelo QB

 

Esticamento horizontal em zonas Deep (parte profunda do campo)

Outra possibilidade de esticamento para o ataque é esticar o cover shell da defesa horizontalmente.O cover shell é o número de jogadores que divide a parte profunda do campo para marcar rotas profundas.

Portanto, se você lançar 4 rotas profundas contra uma cobertura Cover 3, um desses três jogadores vai ter que fazer uma escolha de marcação e isso vai deixar um recebedor livre.Assim, você estará “esticando” horizontalmente esse jogador.

Exemplos desse tipo de esticamento horizontal em zonas Deep são os conceitos de passe 3 verticals contra uma cobertura Cover 2 e 4 verticals contra uma cobertura Cover 3.

horizontaldeep

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos um conceito 4 Verticals usado pelo Seahawks contra a cobertura Cover 3 Buzz da defesa do Steelers.

  • O Seahawks lança uma variação do conceito 4 verticals para uma formação 3×1, ou seja, com 3 recebedores em um único lado da formação.Nessa variação, o recebedor #3 desse lado da formação corre uma rota Deep Over
  • As rotas Fade corrida pelos WRs nos extremos da formação ocupa os CBs responsáveis pelo seu 1/3 profundo do campo
  • O FS no cobrindo 1/3 profundo no meio do campo se vê obrigado a escolher marcar a rota Deep Over corrida pelo TE Jimmy Graham (#88) ou a rota Seam corrida pelo WR Doug Baldwin (#89)
  • Com o FS ocupado pela rota Deep Over de Jimmy Graham, Doug Baldwin fica completamente livre pra receber o TD

 

Combinações de rota contra marcação Homem-a-Homem

Combinações de rota contra marcação homem-a-homem não criam “esticamentos” na defesa, pois os recebedores em teoria sempre estarão com algum defensor acompanhando cada rota.Esse é um dos motivos da marcação homem-a-homem ser ideal para uma defesa limitar jogadas de passe.

Mas apesar disso existem formas de combinar 2 ou mais rotas para atrapalhar uma marcação homem-a-homem.Para atacar uma marcação homem-a-homem com combinações de rota, sai um princípio da matemática (superar o número de jogadores da defesa em um determinado espaço) e entra um princípio da física: 2 corpos não ocupam o mesmo espaço.

O que isso quer dizer é que você pode usar uma dessas rotas para atrapalhar um defensor marcando a outra rota.Isso cria o que é chamado de Rub ou Pick, com um recebedor entrando no caminho da marcação de um defensor e assim impedindo-o de acompanhar sua marcação, criando separação entre recebedor e o defensor que marca a rota.

Um dos conceitos de passe que funciona dessa maneira contra marcação homem-a-homem é o conceito Mesh.No conceito Mesh, 2 rotas Drive se cruzam no meio do campo, o que contra marcação homem-a-homem cria tráfego, pois nessa área do campo há Linebackers e o outro defensor marcando a rota Drive do lado oposto.

Na imagem abaixo vemos o conceito Mesh contra uma marcação homem-a-homem.Note como um dos recebedores tenta atrapalhar o CB marcando a outra rota Drive.

 

Outra maneira de conseguir esses ‘rubs‘ para atrapalhar a marcação de um defensor é o uso de alinhamentos Stack e Bunch pelos WRs, onde no Stack 2 recebedores se alinham muito próximo um do outro e no Bunch 3 recebedores fazem o mesmo.A proximidade no alinhamento pode criar tráfego entre os jogadores na marcação caso o release desses WRs se cruze no início da rota.

Na imagem abaixo vemos um alinhamento Bunch entre os WRs do Colts.Com esse alinhamento, um dos WRs atrapalha o CB em marcação do WR que está que está alinhado mais próximo a sideline, o que deixa esse WR completamente livre para receber o passe.