Técnicas de cobertura de passe

Não há outra posição no futebol americano que exige mais agilidade quanto a de Cornerback.Os jogadores de elite da posição são extremamente atléticos.São pessoas que venceram na “loteria do DNA”.

Mas atleticismo não é a única coisa que um CB precisa.Técnica, inteligência e por fim, paciência, são o que fazem um Cornerback ser um jogador consistente ao contrário de ser um cara que é frequentemente queimado pelos WRs.

“Eu acho que se você entrar em pânico como um defensive back, você precisa escolher outra posição.Você não pode entrar em pânico.Você tem que se manter focado, e continuar paciente, seja você estando em press coverage, em off-coverage.Eu diria que duas coisas são chave: Apenas estar focado e estar paciente o tempo todo.” 

Darrele Revis

A “paciência” necessária para um CB está relacionada a saber a hora certa de usar cada uma das técnicas de cobertura.

Um CB que domina as técnicas de cobertura é aquele CB confiável, que faz boas jogadas na hora que a defesa mais precisa.

Postura Square

Quem já jogou de Backer na defesa (posições que jogam atrás da linha de defesa) sabe da importância de estar na postura Square.Isso é, quadris baixos e ombros alinhados verticalmente com os joelhos, formando um quadrado.

Champ

maxresdefault

Essa postura é importante pra qualquer jogador que esteja em cobertura de passe.

A princípio, o jogador não sabe qual a rota que os recebedores irão correr.Eles só saberá quando o recebedor quebrar a rota e fazer o corte.Isso significa que o defensor terá que reagir ao que está vendo e mudar rapidamente de direção.

Se o Cornerback sair dessa postura prematuramente enquanto a jogada se desenvolve, ele corre risco de perder contato com sua marcação.

Na imagem abaixo vemos o CB #20 Darius Butler em marcação homem-a-homem com o WR #10 Emmanuel Sanders

BailFail

  • Darius Butler sai muito cedo da sua postura Square e abre os quadris.Quando Emmanuel Sanders faz o corte na rota.Darius Butler não consegue reagir rapidamente e acaba cedendo a recepção.

Quanto mais baixo estiver os quadris do defensor na sua postura e melhor for seu footwork, mais tração ele vai ter, e menos tempo ele gastará na mudança repentina de direção.Assim, ele não perderá contato com o recebedor.

Dá pra entender esse conceito até mesmo jogando como um Backer da defesa no Madden NFL.Se você tentar correr apenas apertando o botão de corrida e mexendo no joystick analógico,  você perderá contato com um recebedor que faça uma quebra na rota.Mas se você manter pressionado o botão de Strafe, que põe o jogador nessa postura, você conseguirá mudar de direção de forma mais ágil.

Técnicas usadas em um alinhamento Off

Flat-Foot Read

É usado por um DB alinhado em Off para limitar avanços em uma rota curta de até 5 jardas.

O termo “Flat-Foot” (Pé-chato em portugês) indica que o DB não irá fazer o backpedal no momento do snap.Ele estará com os olhos no QB, na sua postura Square, para em caso de rota curta, ir campo abaixo fazer o tackle.

Uma vez que não haja uma rota curta, ele fará o backpedal depois dos primeiros passos do WR e quando o WR quebrar sua rota, abrirá os quadris para correr (Bail).

Defesas que gostam de colocar seus CBs em alinhamento Off são constantemente atacadas por rotas curtas.Essa técnica serve para limitar essas jogadas.

exemplificando…

Um exemplo de uma jogada famosa onde se usou essa técnica foi a jogada que definiu o Super Bowl 49.

Na imagem abaixo vemos o CB #21 Malcom Butler alinhado em Off e com marcação homem-a-homem com o WR #83 Ricardo Lockette.

FFRead

  • Malcom Butler identificou rapidamente a rota curta (Slant) e, por ter identificado tão rápido, acabou conseguindo a interceptação.
  • Repare como ele nem pensa em fazer o backpedal (até porque é desnecessário fazer o backpedal na endzone) e vai direto parar a rota.Ele simplesmente mantém os pés parados no momento do snap (Flat-Foot) e quando identifica a rota, finca o pé no gramado e vai em busca do passe.

Backpedal

A clássica técnica Backpedal (recuar em português) é usada para que o DB mantenha sua postura Square e os olhos no WR até o momento em que ele faça a quebra da sua rota (cortar para algum lado) ou elimine a distância entre ele e o DB,  forçando-o a abrir os quadris.

Para usar essa técnica, o Cornerback precisa necessariamente estar em um alinhamento Off (pelo menos a 4 jardas da LOS).Se fazer essa técnica em um alinhamento Press muito próximo a LOS, o CB corre muito risco de ser “queimado” e perder contato com a marcação.

exemplificando…

Na imagem abaixo vemos o CB #25 Chris Harris Jr. em marcação com o WR #13 T.Y Hilton.

Backpedal

  • No momento do snap, Chris Harris Jr. realiza a técnica backpedal enquanto mantém os olhos no WR.
  • Quando o WR faz o corte na rota (Slant), Chris Harris faz a transição (T-step) para tentar quebrar o passe ou fazer o tackle.

Bail

A técnica Bail (esvaziar em português) consiste em abrir os quadris paralelamente ao campo e correr atrás da sua marcação.Em outras palavras, o jogador vai “esvaziar” sua postura Square.

Ela também pode se usada por um Cornerback para fazer rapidamente um drop para a zona a ser coberta.Nesse caso (drop para zona), ela pode ser usada caso o CB queira fingir um alinhamento Press pra confundir o QB (fazendo alguns segundos antes do snap)  e fazendo o drop para a a sua zona profunda de Cover 3 ou Cover 4 (técnica Press-Bail).

Essa técnica é usada como último recurso de um DB em cobertura.Quando a jogada já foi desenvolvida pelo ataque e as rotas já quebraram, resta ao defensor correr atrás da sua marcação e tentar quebrar o passe.

exemplificando…

Na imagem abaixo vemos o CB #21 Brent Grimes em marcação com o WR#15 Brandon Marshall

Off-backpedalbail

  • Esse é um exemplo de um CB usando a técnica Bail como último recurso.Brent Grimes, após fazer o backpedal, abre os quadris para correr com o WR.

As duas imagens abaixo aconteceram na mesma jogada.Vemos os CBs do Panthers fazendo a técnica Bail para fazer o drop na sua zona no esquema Cover 3.BailZona

  • Esse é um exemplo de uso da técnica Bail para drop em zona.No caso, Deep 1/3 da cobertura Cover 3

BailZona2

  • Outro exemplo de uso da técnica Bail para drop em zona.Repare que o CB está em um alinhamento Press e faz a técnica no momento do snap (técnca Press-Bail), se mantendo a frente do WR.Isso serve pra confundir o QB antes do Snap.

3-step Shuffle

Muito usada com o esquema de cobertura Cover 3, essa técnica é uma espécie de mistura entre as técnicas Flat-Foot Read e a técnica Bail.O Cornerback em vez de manter a postura Square paralelo ao WR e a LOS, ele manterá essa postura paralelo a sideline.No momento do snap, ele manterá os olhos no QB pra identificar alguma rota curta ou média (até 12 jardas), como no Flat-Foot Read.Ele fará 3 passos curtos com os quadris paralelos a sideline e em caso de uma rota curta ou média que quebre pra dentro do campo (Dig, Slant, etc.), ele estará em sua postura Square para identificar a rota e conter o avanço, defletindo o passe ou fazendo tackle.

A vantagem dessa técnica em relação ao backpedal e ao Flat-Foot Read é que estando com os quadris já paralelos a sideline, caso o WR corra uma rota vertical e longa, ele já estará pronto para fazer a transição para a técnica Bail.

exemplificando…

Na imagem abaixo vemos o CB #24 Josh Norman fazendo a técnica 3-step Shuffle em um esquema Cover 3.

Shuffle2

  • Esse é um exemplo de como a técnica 3-step Shuffle é usada para conter uma rota curta.Josh Norman, com os olhos no QB, identifica uma rota Out de 5 jardas.Como ele está na sua postura Square, ele consegue rapidamente mudar de direção para conseguir a interceptação.

Na imagem abaixo, novamente Josh Norman fazendo a técnica.

Shuffle

  • Esse é um exemplo de como a técnica 3-step Shuffle ajuda na transição para a técnica Bail.Como os seu quadris já estão paralelos a sideline,  se mantem a frente do WR e consegue a interceptação.

Técnicas usadas em um alinhamento Press

Mirror / Bump-and-Run

A famosa técnica Bump-and-Run.Usada por um Cornerback alinhado em Press, consite em estender o braço e colocar o punho no shoulder pad do WR, freando o WR e atrapalhando-o a correr a sua rota.

Antes de poder realizar essa técnica, é importante usar a técnica Mirror, que consiste em espelhar o release do WR.

Um WR quando vê um Cornerback alinhado em Press, ele sabe de uma coisa: Se o CB não conseguir se manter a frente do WR depois do WR declarar o seu release (que pode ser interno ou externo), ele automaticamente terá “queimado” o WR e correrá livre para uma fácil recepção.Por isso, a maioria dos WRs “dançam” no momento do snap antes de declarar seu release.Se ele conseguir que o CB faça algum passo em falso, ele conseguirá deixar esse CB para trás.

MirrorFail

  • Aqui vemos como até mesmo os melhores CBs algumas vezes não conseguem espelhar própiamente o release do WR.Sammy Watkins “dança” no momento do snap , fingindo um release externo e depois corta pra esquerda, deixando Darrele Revis na saudade.

Por isso é muito importante saber fazer a técnica Mirror antes de fazer o Bump.Na técnica Mirror, o Cornerback tentará espelhar o release do WR. Se o WR primeiro dar um passo a frente, o CB dará um pequeno passo atrás.A medida que o WR declara seu release, o CB mantém sua postura Square e deslizará os pés para o lado do release do WR.E o Bump só será efetivo se o CB manter o WR à sua frente, na sua postura Square.

Muitos CBs alinham em Press, mas não chegam a fazer o bump no WR.Isso acontece porque ele não conseguiu espelhar o release do WR, e o WR consegue colocar o CB pra trás.O CB então entra em pânico e apenas corre atrás do WR numa técnica Trail-Man (caso esteja em marcação homem-a-homem).

Na imagem abaixo vemos o CB #31 Ross Crockell alinhado em Press com o WR #89 Amari Cooper.

MirrorFail2

  • Vemos que Ross Crockell tenta fazer o bump, tentando colocar as mãos em Amari Cooper.
  • Porém, Amari Cooper “dança” na LOS.Ross Crockell não consegue se manter a frente dele e, por isso, não consegue fazer o bump.

Lembre-se: Bump-and-Run é uma técnica agressiva.Os melhores CBs da liga são bem pagos porque sabem fazer essa técnica muito bem.Se algum Cornerback tentar fazê-la sem ter um bom footwork,  ele provavelmente será queimado todas as vezes que tentar.

Trail-Man

A técnica Trail-Man é usada com um alinhamento Press e no ombro interno do WR na maioria das vezes.Porém, também pode ser usada por um DB alinhado em Off.Necessariamente o defensor que fazê-la estará em marcação homem-a-homem.Essa técnica é bastante usada no esquema de cobertura 2-Man.

Nessa técnica o CB, LB ou Safety seguirá os passos do WR enquanto ele corre a rota, como se os passos formassem uma trilha.Ele tentará manter uma posição entre o passe e o WR, e assim se torna uma “parede ambulante” atrás dele, tentando quebrar qualquer passe que o QB tente forçar para esse WR.

Essa técnica é muito usada quando a defesa quer colocar marcação dupla em um WR.A chave para que essa técnica dê certo é que quando CB ou LB tentar fazê-la, haverá um Safety em profundidade para dobrar a marcação no WR.

Dessa forma então o WR estará “enquadrado”. O CB terá leverage interno e raso, enquanto o Safety terá leverage externo e profundo.

exemplificando…

Na imagem abaixo vemos o LB #55 Zach Brown usando a técnica Trail-Man em marcação homem-a-homem com o TE #80 Julius Thomas

TrailMan

  • Zach Brown segue sua marcação enquanto faz a rota, fazendo uma “parede” entre o TE e o passe, coneguindo assim a interceptação.

TrailMan2

  • Exemplo da técnica feita por um CB alinhado em Off na marcação de um WR.

Squat (CB em Cover 2)

O Cornerback numa cobertura base de Cover 2 alinha em Press e faz um Bump no WR.Porém, o Bump que ele faz no WR é um pouco diferente da técnica Bump-and-run normal.Ele faz a técnica Squat (agachamento em português)

Squat4

Ele se alinha no ombro externo do WR e seu bump serve para forçar um release interno.Ele precisa forçar o release interno para ajudar o Safety caso o WR corra uma rota profunda.Se o WR ter um release externo e correr uma rota Fade ou Comeback, a rota irá automaticamente ao “buraco” (Seam) da cobertura Cover 2, forçando o Safety a cobrir um grande espaço e deixando o meio do campo ainda mais aberto.o bump também serve para frear esse WR, o que também ajuda o Safety em caso de rota longa.

Depois que fazer o bump, o Cornerback então fará o drop na sua zona, tentando proteger o “buraco” do esquema Cover 2, enquanto reage a algum passe pra zona flat.

exemplificando…

Nas imagens abaixo vemos o CB #23 Melvin White alinhado em frente ao WR #81 Calvin Johnson, em uma técnica Squat no esquema de cobertura Cover 2.

Squat

  • Podemos ver que o CB faz o bump apenas para tentar frear o WR, e depois disso, ele faz o seu drop de zona enquanto fica atento a rota flat do RB.

Squat2

  • Nesse exemplo vemos como o CB tenta forçar o release interno do WR de qualquer jeito.O WR tenta fazer um release externo, mas devido ao bump do CB, ele não consegue.

Por último…

Veja esse vídeo que mostra o Cornerback Darrele Revis em um treinamento do Jets e tente identificar os tipos de alinhamentos e técnicas que ele utiliza com diferentes tipos de releases e rotas dos WRs.