Entendendo zonas de cobertura

Teoricamente, não há melhor tipo de cobertura do que homem-a-homem.É simples, e ainda sobram 2 jogadores da defesa para fazer blitz ou cobrir zonas (em caso de 4 jogadores no pass rush).

Sem falar que a maioria das combinações de rota busca explorar fraquezas nos esquemas de cobertura por zona.

Mas independente disso, colocar os jogadores da defesa em cobertura por zona tem vantagens.

Uma vantagem direta é que os jogadores em zona não precisar fixar o olhar no recebedor que estão marcando.Eles olham para o backfield antes do snap, e para o QB em caso de jogada de passe.Isso pode ajudar no suporte a corrida, minimizar avanços após a recepção de passes curtos e também pode provocar interceptações.

Devido a essas vantagens, a maioria das defesas variam entre marcação homem-a-homem e zona durante um jogo.

Mas vamos zerar essa discussão filosófica de como defender um ataque aéreo.Qual a linha de raciocínio que começa toda essa discussão?

3 níveis de defesa

Partindo do princípio de que a defesa tem 11 jogadores para defender uma jogada de passe, a primeira coisa que você tem que pensar é como você vai dividir esses jogadores em relação ao campo.

  1. Quantos vão fazer o pass rush?
  2. Quantos vão fazer a marcação Underneath (Até 14 jardas de campo depois da LOS)?
  3. Quantos vão fazer a marcação Deep (Começando 15 jardas depois da LOS até a endzone)?

A primeira e a terceira perguntas da lista são de certa forma mais fáceis de responder.Quase quer por padrão, se coloca 4 jogadores no pass rush.Esse número dá alguma certeza de que o QB não ficará confortável no Pocket por muito tempo.Mais do que 4 jogadores no pass rush a jogada é considerado uma Blitz.

Quanto a marcação Deep, em termos da posição de Safety (FS e SS), existem 2 tipos de cobetura Deep: 1 Safety no meio do campo (MOFC-Middle Of the Field Closed) ou 2 Safeties cobrindo cada metade do campo (MOFO-Middle Of the Field Open)

Os esquemas de cobertura Cover 1 e Cover 3 são esquemas MOFC.

MOFC

Os esquemas de cobertura Cover 2 e Cover 4 são MOFO.

MOFO

Quanto a marcação Underneath, tem que se quebrar um pouco mais a cabeça.Como os passes nessa área do campo são mais fáceis, é onde consequentemente os ataque mais passam.Por isso, se divide essa área em 6 zonas.

ZonasUnderneath

Essa área do campo é tão importante que a marcação nela é o que define de modo geral se a defesa está em zona ou homem-a-homem.(Por exemplo, os esquemas Cover 1 e 2-Man tem um par de jogadores em marcação por zona, mas são chamadas de cobertura homem-a-homem pois os jogadores da área Underneath estão nesse tipo de marcação.)

As 6 zonas Underneath

As zonas Underneath são separadas com base em dificuldade do passe para a zona e distância da sideline.

No Cover Zone

NOCOVERZONE

  • Extensão horizontal: A distância entre os 2 OT da linha ofensiva
  • Extensão vertical: 7 jardas a partir LOS

Essa área do campo não tem necessidade de ser coberta por um Backer pois se encontra logo depois das linhas defensivas e ofensivas.A responsabilidade de quebrar passes nessa área então, fica com os jogadores da linha defensiva, que estenderão o braço pra cima afim de quebrar o passe do QB.Caso ocorra uma recepção nessa área, o LB que estiver cobrindo a zona Hook será responsável em conter qualquer avanço após a recepção.

Zona Flat

FLAT

  • Extensão horizontal: Da sideline até o primeiro OT da linha ofensiva
  • Extensão vertical: 7 jardas a partir da LOS

Os passes nessa zona são relativamente fáceis para o QB.Porém, quanto mais perto da sideline for o passe, menos espaço um recebedor nessa zona tem para conquistar jardas após a recepção, o que torna mais fácil para defesa conter avanços.

Zona Out

OUT

  • Extensão horizontal: Da sideline até 10 jardas após a sideline
  • Extensão vertical: Começando 7 jardas após a LOS até 14 jardas após a LOS

Os passes nessa zona são mais difíceis.O QB tem que ter muita força no braço para lançar uma bola com velocidade que possa ser recebida nessa zona antes de que o recebedor pise fora do campo.Por isso, não costuma ser uma zona coberta com muita prioridade.Porém, se o QB conseguir forçar a defesa a cobrir essa zona, isso poderá aumentar o tamanho das “janelas” de passe entre as outras zonas.

Essa zona é um dos “Seams” da cobertura Cover 2.É o “buraco” entre o CB que precisa defender o Flat e o Safety que precisa estar em profundidade.

Zona Curl

CURL

  • Extensão horizontal: Começando 10 jardas após a sideline até 24 jardas após a sideline
  • Extensão vertical:  Começando 7 jardas após a LOS até 14 jardas após a LOS

A importância de cobrir essa zona aumenta, pois o passe não é tão difícil como na zona Out.

Como é na área onde o Slot Receivers se alinham, o jogador que cobre essa zona geralmente tem trabalho dobrado em situações de passe (ex. 3rd and 10) caso esse recebedor corra uma rota profunda, e tem que ajudar os colegas que estão cobrindo as zonas Deep, como vamos ver a seguir.

Zona Hook

HOOK

  • Extensão horizontal: Começando do meio do campo até 5,6 jardas após o meio do campo
  • Extensão vertical:  Começando 7 jardas após a LOS até 14 jardas após a LOS

A menor das 6 zonas é menor justamente por causa da sua importância de ser coberta.O passe é fácil para o QB e um recebedor nessa zona tem o campo todo para tentar conquistar jardas depois da recepção.


Devido ao padrão de se colocar 4 jogadores da defesa no pass rush  2, 3 ou 4 DBs em profundidade (Cover Shell), sobrarão 3, 4 ou 5 jogadores pra cobrir as 6 zonas Underneath.

Por isso, os esquemas de cobertura por zona mais comuns (Cover 2, Cover 3 e Cover 4) responsabilizam um jogador para cobrir duas dessas zonas ao mesmo tempo, com esses jogadores cobrindo prioritariamente as zonas mais distantes da LOS.

Essa é uma importante regra geral de coberturas por zona: Cobrir Top-Down, ou seja, não permitir passes mais longos e impedir avanços após a recepção de passes curtos.

Na imagem abaixo vemos o esquema de cobertura Cover 3 Sky (Strong Safety cobrindo as zona Curl e a zona Flat ao mesmo tempo)

COVER3

Vemos como as zonas Underneath são cobertas em um esquema Cover 3 Sky

COVER3CURLFLAT

Esquema de cobertura Cover 2

COVER2

Zonas Underneath em um esquema Cover 2. Vemos que o CB cobre duas zonas ao mesmo tempo (Out e Flat), enquanto o MLB cobre as duas zonas Hook ao mesmo tempo.

COVER2OUTFLAT

Técnicas usadas por um jogador em marcação por zona

Drop para a zona, olhos no QB, “emparedando” as rotas

Para o ataque, o passe contra uma defesa em cobertura por zona precisa ser feito ou em uma zona que naquele momento não está sendo coberta (o objetivo das combinações de rota) ou nos espaços entre essas zonas.

No caso das zonas Underneath, vamos chamar esses espaços de “janelas”.

Um jogador que defende uma zona está cobrindo passes em uma área do campo, e consequentemente, rotas que se direcionam a essas áreas.(Lembre-se, ele marca as rotas que passam pela zona, não os recebedores).

Em relação aos vários tipos de rota que existem, isso leva a duas formas de defender essas rotas: Se a rota for destinada para além da zona coberta ou para a parte superior da zona, o defensor deve “emparedar” essas rotas, se colocando na frente das “janelas” de passe.

Se a rota for curta e destinada antes da zona, o jogador deve apenas reagir ao passe depois que ele é feito e ir campo abaixo para fazer o tackle e impedir jardas após a recepção.

Explicando de forma prática: Um Linebacker está esperando o snap do ataque.No momento do snap, ele percebe que é um passe.Ele deve então fazer o drop para sua zona Underneath usando a técnica Backpedal ou Bail, enquanto mantém os olhos no QB.Após o drop esse defensor deve tentar se antecipar ao passe a medida que lê os movimentos do QB.Isso é muito importante para tentar quebrar os passes que se destinam as “janelas” das zonas.

exemplificando…

Essa jogada aconteceu no jogo Bengals vs Cardinals da temporada 2015.Os Bengals estavam em um cobertura Cover 3 e o WR dos Cardinals #14 J.J Nelson corre um rota Dig de 15 jardas que se destina a “janela” entre os jogadores que cobrem a zona Curl e a zona Hook

COVER3-WALL3

CURL-FLAT-WALL

COVER3-WALL2

  • Vemos que o LB #59 Emmanuel Lamur consegue ler os movimentos do QB e assim “emparedar” o passe que se destina entre ele, o defensor da zona Curl, e o LB #57 Vincent Rey, o defensor da zona Left Hook.

Caso os jogadores que cobrirem uma zona Underneath não tentem se antecipar agressivamente ao passe, formando a “parede”, o esquema de cobertura não funcionará.Será muito fácil para o QB completar passes nas “janelas”.Portanto, é importante o defensor saber ler os movimentos que o QB fazer, para poder se antecipar ao passe.

Caso o passe for para uma rota curta antes das zonas Underneath que estão a 7 jardas da LOS, o defensor apenas reage a esse passe depois que ele é feito.É hora de fincar a ponta do pé no gramado e ir campo abaixo e fazer o tackle, para impedir a conquista de jardas após a recepção.

exemplificando…

Um CB em um esquema Cover 2 deve proteger contra um passe para a zona Out enquanto reage a um passe para a zona Flat.

Squat4

SQUAT-DRIVE

  • O CB #27 dos Bengals Dre Kirkpatrick faz a técnica Squat.O passe vai para uma rota flat corrida pelo RB.Após o passe, Dre Kirkpatrick vai campo abaixo impedir que o RB conquiste jardas após a recepção, empurrando-o para fora do gramado.

Outras técnicas

Reroute

Em uma situação óbvia de passe, como um 3rd & 8 por exemplo, o ataque costuma lançar mais de um recebedor em rotas profundas.

Caso um desses recebedores seja um WR alinhando em um Slot split, Isso significa que ele passará por um defensor marcando uma zona Underneath, se a chamada da defesa for zona.Geralmente esse defensor está defendendo a zona Curl.

Esse jogador deve então se colocar a frente desse recebedor caso ele corra uma rota vertical, e se puder, até mesmo dar um bump nele para freá-lo.Ele deve “emparedar” esse jogador até 12 jardas depois da LOS e depois disso, ele retornará a atenção para um possível passe em sua zona ou antes da sua zona.

Isso serve para freiar o WR, pressão de um Safety em cobertura profunda, e o ajudando a defender um possível passe para esse recebedor.

exemplificando

REROUTE-CURLFLAT

  • O Nickelback do Cardinals #32 Tyran Mathieu está cobrindo as zonas Curl-Flat em um esquema Cover 3.No momento do snap, ele se põe na frente do WR que está num Slot Split e corre uma rota Post.Isso freia o WR, o que ajuda o FS que está cobrindo Deep 1/3.

REROUTE2

  • Nesse exemplo o WR está em um Plus Split (Alinhado depois dos números do campo) e o Nickelback dos Bengals está cobrindo as zonas Curl-Flat em um esquema Cover 3.Vemos que no momento do snap o Nickelback vai deliberadamente atrapalhar a rota corrida pelo WR (Fade) se colocando na frente dele para freá-lo.

Thumbs

Essa técnica é usada quando um defensor destinado a cobrir uma zona Hook finge uma blitz antes do snap.Isso é feito para confundir o QB, que não sabe se o LB irá realmente para a blitz ou fará um drop para a zona.

Como o objetivo é fazer o ataque pensar que o Linebacker fará uma blitz , o ataque muitas vezes faz um check para um passe curto, antevendo essa blitz.O LB então também antevê esse possível passe curto e tenta “emparedar” um recebedor alinhado em um Slot Split.

THUMBS THUMBS2

  • Os linebackers do Bengals se alinham perto da OL antes do snap, como se fossem fazer uma blitz.
  • No momento do snap eles fazem o drop para uma zona Hook.Ao fazer o drop, o LB #57 Vincent Rey tenta emparedar a rota Drive corrida pelo WR #12 John Brown.