Árvore das rotas e WR Splits

Correr rotas é uma arte.Isso porque há várias maneiras de se correr uma rota dependendo se a marcação é homem-a-homem ou por zona.

Contra marcação homem-a-homem você precisa “vender” uma rota pro defensor e correr outra.Isso requer muito controle do corpo e a habilidade de parar repentinamente mesmo correndo em velocidade máxima, fazendo com que o defensor abra os quadris antes da hora, em uma técnica Bail.

Já contra uma marcação por zona, o desafio é procurar as janelas entre as zonas Underneath ou correr tentando separar igualmente a distância entre os cover shells (rota Seam).Ter conhecimento sobre como essas zonas funcionam, sintonia com o QB e um certo instinto ou feeling é essencial.

Mas a primeira coisa que ajuda um recebedor a correr uma boa rota é o alinhamento desse recebedor em relação a sideline (Split).

Árvore das rotas

A árvore das rotas é um sistema numérico criado pra identificar as rotas baseadas na direção e na profundidade que elas quebram.

Rotas que quebram pra fora tem número ímpar.Enquanto rotas que quebram pra dentro tem número par.

rotas

Essa á uma árvore básica.Existem muito mais rotas do que a árvore mostra, mas a possibilidade de correr elas vai depender do Split do WR.

WR Splits

Splits são os alinhamentos de um WR antes do snap em relação a sideline.Quanto mais longe da sideline, o recebedor terá mais espaço pra correr uma rota que quebre pra dentro.Quanto mais próximo da sideline, mais distante de uma possível marcação dupla por um Safety em profundidade o WR estará.

splits

Plus Split

O alinhamento em Plus Split permite que o WR esteja “isolado” contra um CB, diminuindo a chance de que a marcação receba ajuda de um Safety ou outro jogador da defesa.

plus

Por estar muito próximo a sideline, caso o WR tenha um release externo em relação ao CB, ele só poderá correr a rota Fade ou Comeback.Apesar dessa limitação, correr essas 2 rotas nesse alinhamento é muito comum justamente por isolar o WR do resto da defesa.Um QB com um braço forte (pra dar velocidade a bola até que ela chegue a sideline) e um WR com um bom Catch Radius podem explorar esse isolamento diversas vezes durante um jogo.

Para qualquer outra rota que o WR corra nesse alinhamento, ele precisará ter um release externo.Ele precisa correr em ângulo e chegar até os números do campo pra voltar a ter direção vertical e assim ter espaço pra correr rotas que quebrem pra fora, como Out ou Corner.

Pra correr as rotas que quebram pra dentro Dig, Post e Curl, também é necessário release interno para conseguir o leverage interno em relação ao CB.

Uma rota Slant nesse alinhamento é feita sem um direcionamento vertical, com o WR partindo diretamente num angulo de 45 graus para o meio do campo.

Numbers Split

O alinhamento perto dos números do campo permite que o WR possa ter um release imediatamente vertical (nem externo nem interno) para correr as rotas Post, Dig, Curl, Out e Corner, podendo também correr com um curto release interno.

numbers

 

Para correr as rotas Fade e Comeback, o WR precisará forçar um release externo.

Reduced Split

reduced

Nesse alinhamento o WR está perto da linha ofensiva e longe da sideline.Com isso, ele tem muito espaço pra correr rotas que quebram pra fora do campo, como Corner, Out e Stick.

Ele também está numa boa posição para correr rotas que cruzam o campo, como Deep Over e Drive.

Reduced Split pelo Slot Receiver

Com o WR sendo o recebedor #2 do seu lado da formação (segundo recebedor de uma formação contando a partir da sideline) e alinhado em Reduced Split, surgem possibIlidades de combinações de rota (rotas corridas em conjunto por 2 recebedores para explorar as fragilidades de um tipo de cobertura).

slot

Com 2 recebedores alinhados no mesmo lado da formação, são comuns rotas que quebram pra fora como Flat, Wheel e Corner, formando conceitos de passe como Smash, Hank e Post-Wheel junto com a rota do WR #1.

Esse alinhamento também é perfeito para correr uma rota Seam, que visa separar a distância entre os jogadores da secundária em marcação profunda por zona.

O recebedor alinhado no Slot pode ter tanto um release interno quanto externo pra maioria das rotas que ele correr.

Diferença entre as rotas Fade, Go e Seam

Existem 3 maneiras de se correr uma rota totalmente vertical:

  • A rota Go busca ter um direcionamento totalmente vertical, sem nenhuma quebra prevista
  • Na rota Fade o WR busca ter um release externo e pegar a bola no ponto mais alto a mais ou menos 5 jardas da sideline
  • Na rota Seam o WR busca correr na direção que o coloque mais distante possível de um Safety marcando a área por zona.

go

A rota Fade pode ter um desenho diferente dependendo do cover shell da defesa.

Contra uma cobertura Cover 3 o WR vai correr tentando separar igualmente a distância entre o CB e o FS no meio do campo

seamc3

Contra uma cobertura Cover 2, o WR vai tentar separar igualmente a distância entre o FS e SS.

seamc2