Quando se fala sobre times que usam de muitas corridas com bloqueio por zona, é grande a chance de estarmos falando de um time que produz muitas jardas em jogadas corridas.Os esquemas de bloqueio por zona parecem ser uma “dádiva” pro jogo corrido, tamanho o potencial de produção de jardas que o comprometimento de um time com esse tipo de esquema pode causar.
Esse grande potencial se deve ao fato de que nesse tipo de esquema o RB pode ler a movimentação da defesa e definir sua direção de corrida com base nessa leitura.Ou seja, com um RB que faz sempre a leitura certa e uma defesa que não consegue manter os Gaps fechados contra o bloqueio por zona dessa linha ofensiva, o RB sempre vai ter espaço pra correr para um bom ganho de jardas.
Bloqueios por zona da linha ofensiva servem para criar movimentação na defesa e dificultar o fechamento dos Gaps.Ao mesmo tempo que a defesa deve acompanhar o movimento do RB, a linha ofensiva bloqueia os jogadores do front com todos fazendo um passo para o lado dessa corrida (daí o nome bloqueio por zona).
O que caracteriza esse tipo de esquema é o zone step dado pelos jogadores da linha ofensiva para o lado da jogada, que se assemelha a um tipo de balé ensaiado.
Se a defesa não conseguir reagir a movimentação da linha ofensiva, o RB continua seu direcionamento inicial.Se a defesa começar a se posicionar mais agressivamente para o lado da corrida, o RB pode cortar sua direção internamente.Desde que a linha ofensiva consiga bom bloqueios no front e o RB sempre faça a leitura correta do leverage da linha defensiva, a defesa sempre estará errada.
Existem apenas 2 conceitos de esquema de bloqueio por zona: Outside Zone e Inside Zone.A principal diferença entre os dois, além dos tipos de bloqueio usados, é que no Outside Zone o RB tem um direcionamento inicial (Point of Attack) para fora da linha ofensiva, enquanto no Inside Zone o direcionamente incial do RB é interno a linha ofensiva.
Outside Zone
também chamado de Wide Zone, Zone Stretch
Esse é o conceito que mais produz corridas para um bom ganho de jardas, por isso times que são muito adeptos do bloqueio por zona usam esse conceito como base.
Para bloquear no Outside Zone, os jogadores da linha ofensiva que fazem o zone step realizam Reach Blocks e Combo Blocks.
Leitura Bounce (leitura padrão)
Na leitura padrão do Outside Zone (que acontece se os bloqueios acontecerem como a OL planeja) o RB tem como Point of Attack o Gap D, imediatamente externo ao TE.Esse é o seu direcionamento inicial.
A medida que a jogada se desenvolve RB vai ler o leverage do jogador que o TE estiver bloqueando.Se esse esse jogador da defesa que está sendo bloqueado pelo TE mantiver leverage interno em relação ao TE, então o RB mantêm seu direcionamento inicial.
Na imagem abaixo vemos um Outside Zone corrido pelo Rams, com uma leitura Bounce do RB Todd Gurley
- O Rams corre um 2 Back Outside Zone com um Kickout Block do FB no Force Defender, no caso o CB Tyran Mathieu (#32)
- O TE (#88) bloqueia o LB (#51) de fora pra dentro.Isso significa que o LB está com leverage interno em relação ao TE
- O RB Todd Gurley (#30) faz a leitura do leverage do LB e com base nessa leitura mantêm o direcionamento inicial da jogada
Leitura Bang
Quando o jogador que o TE estiver bloqueando manter leverage externo,o RB deve fazer a leitura Bang e cortar para o Gap interno (Gap C)
- O Cardinals corre um Outside zone para a direita
- O DE (#95) do Rams consegue manter leverage externo em relação ao TE (#85)
- Com base na leitura desse leverage, o RB (#32) não mantém o direcionamento inicial (externo ao TE) e corta para um Gap interno
Leitura Bend
A leitura Bend acontece quando dois defensores conseguem manter leverage externo em relação aos 2 últimos jogadores alinhados na linha ofensiva.
- O Rams corre um Outside Zone para o lado esquerdo numa formação sem TE, com um FB fazendo um Bim Block no Cutback defender, no caso o LB (#57)
- O DE (#97) mantém leverage externo em relação ao LT (#73)
- O RG (#68) e o C (#61) fazem um Combo Block no DT (#93).Esse Combo Block faz com que o DT tenha leverage externo em relação ao RG.
- Com base na leitura do leverage do DE (#97) e do DT (#93) jogadores, o RB corta para um Gap interno
Inside Zone
É um conceito mais comum e frequente que o Outside Zone, pois até mesmo times que são tão adeptos dos esquemas de bloqueio por Gap usam muito corridas Inside Zone, pois os jogadores da linha ofensiva mais pesados e menos atléticos tem melhor adaptação nesse esquema do que ao Outside Zone, que requer jogadores de linha ofensiva mais atléticos e de peso menor.
No Inside Zone os jogadores da linha ofensiva dão um pequeno passo lateral, menor do que o dado no do Outside Zone e usam Drive Blocks buscando bloquear o defensor de dentro pra fora, ao contrário do Outside Zone.O direcionamento inicial (Point of Attack) do RB é o Gap B, ao lado externo do RG.]
Leitura padrão
Na imagem abaixo vemos um Inside Zone corrido pelo Texans.
- O Texans corre um Inside Zone para o lado fraco da formação (Weak Side)
- Como nenhum defensor ataca imediatamente o Gap B (Point of Attack do RB), O RB (#28) mantêm o direcionamento incial.
Leitura cutback
Na imagem abaixo vemos um Inside Zone corrido pelo Texans no mesmo jogo do exemplo anterior, mas dessa vez o Jaguars conseguem fechar os Gaps do lado da jogada.
- O Texans corre um Inside Zone pro lado esquerdo num formação sem TE
- Dessa vez o Jaguars coloca um LB (#51) atacando diretamente o Gap B do lado esquerdo, enquanto o DT (#97) ataca o Gap A do mesmo lado
- O RB faz o corte para o lado oposto da formação, achando o espaço para a conquista de jardas
Split Zone
Split Zone é uma variação do Inside Zone com um Bim block de um Wingback alinhado no lado oposto da corrida.Essa variação serve pra tentar maximizar o espaço criado para um possível cutback do RB, pois o Bim Block bloqueia o cutback defender.
Na imagem abaixo vemos o Chiefs correndo um Split Zone contra o Raiders.
- O Chiefs corre um Split Zone para o lado direito
- A defesa do Raiders reage rapidamente ocupando todos os Gaps do lado da corrida
- O RB (#35) faz o cutback para o lado oposto enquanto o WB (#81) faz o Bim Block no Cutback Defender, no caso o DE (#97)
- Esse Bim Block impede o Cutback Defender de fazer contato com o RB, o que causa maior ganho de jardas