Combinações de rota de 3 passos de dropback

O passe curto é uma das armas mais importantes para um ataque no Futebol Americano.Mesmo se um time for adepto a passes mais verticais, você vai precisar de passes curtos pra atacar uma defesa que manda muita blitz.E também dá pra construir toda uma filosofia do ataque com base nesses passes, focando no ganho de jardas após a recepção.

Outra característica de jogadas com combinações de rotas curtas é que elas podem funcionar tanto contra coberturas por zona quanto com coberturas com marcação homem-a-homem.O motivo disso é que elas não necessariamente exploram fraquezas dos esquemas de cobertura, mas em vez disso atacam diretamente o alinhamento inicial dos jogadores da defesa.O ataque checar o alinhamento Off ou Press dos CBs nesse tipo de jogada é tão importante quanto saber se a cobertura será por zona ou homem-a-homem.

Para fazer o passe para rotas curtas como Slant, Flat, Hitch, Stick e Spot, um QB precisa fazer um dropback de apenas 3 passos, caso ele receba o snap diretamente das mãos do Center (Se ele estiver em Shotgun, apenas 1 passo é necessário).Por isso as combinações de rota que envolvem essas rotas são chamadas de Combinações de rota de 3 passos de dropback.

Combinação Slant-Flat

A combinação Slant-Flat é feita com o recebedor #1 (primeiro recebedor de uma formação contando a partir da sideline) correndo uma rota Slant e o recebedor #2 correndo uma rota Flat no mesmo lado da formação.

slntflat

Contra marcação homem-a-homem, a combinação funciona bem contra um alinhamento Press porque a rota Flat pode criar um rub, atrapalhando a marcação se colocando no caminho do  o CB marcando a rota Slant.

Slant-Flat também é efetivo contra uma cobertura Cover 3 pois tem a mesma leitura para o QB que a combinação Flat-Curl contra o Curl-Flat defender do Cover 3.Se o Curl-Flat defender tentar marcar a rota Slant, o QB lança pra rota Flat.Se ele defender a rota Flat, o QB lança pra rota Slant.

exemplificando…

Na imagem abaixo vemos o Texans usando a combinação Slant-Flat contra uma cobertura Zone-Blitz do Jaguars (Cover 3 com 3 jogadores marcando as zonas Underneath)

exslntflat2

  • O Texans usa uma combinação Slant-Flat com o WR (#10) correndo uma rota Slant e o WR (#18) correndo uma rota Flat
  • O Curl-Flat defender do Jaguars nessa jogada é o CB (#22).No momento do snap ele dá um passo pra trás, antecipando um passe para a rota Slant do WR (#10) DeAndre Hopkins.
  • A leitura do QB então é fazer o passe para a rota Flat, que está livre porque a rota Slant está ocupando o CB (#22)

 

Combinação Double Slant

A combinação Double Slant é formada com 2 recebedores do mesmo lado da formação correndo duas rotas Slant.

dblslant

Contra marcação homem-a-homem essa combinação funciona bem contra um alinhamento Off dos CBs, onde a primeira leitura será o recebedor interno.

Essa combinação funciona melhor contra uma cobertura Cover 2, em oposição ao Slant-Flat, que é melhor contra uma cobertura Cover 3.Contra uma cobertura Cover 2, o QB vai ler o defensor responsável pela zona Curl.Caso esse defensor marque a rota Slant do recebedor externo, o QB lança para a rota Slant interna.Caso o defensor tente marcar o recebedor interno, o QB lança para a rota Slant corrida pelo recebedor externo.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o Chiefs usando a combinação Double Slant contra uma cobertura Cover 1 do Raiders

exdbl-slant

  • O Chiefs usa a combinação Double Slants com o WR (#19) e o WR (#12) correndo duas rotas Slant no mesmo lado da formação
  • O Raiders está numa cobertura Cover 1, com o CB (#20) alinhado em Off e em marcação homem-a-homem com o WR (#19)
  • Com o WR alinhado tão distante da linha de scrimmage, o recebedor tem bastante espaço pra correr a rota e receber o passe.

 

Conceito 2212

Com a combinação Slant-Flat em um lado da formação e a combinação Double Slant no outro lado da formação se forma o conceito de passe 2212.

Como a combinação Slant-Flat funciona bem contra uma cobertura Cover 3 e a combinação Double Slant funciona contra uma cobertura Cover 2, antes do snap o QB vai ler o alinhamento dos Safeties.

Se apenas um Safety estiver alinhado 20 jardas distante da linha de scrimmage, esse é um indicativo de que a defesa pode usar uma cobertura Cover 3.Se os dois Safeties estiverem alinhados profundamente, é um indicativo de que a cobertura será Cover 2.

Com base nessa leitura dos Safeties antes do snap, o QB escolhe um lado para ler a jogada, que será a combinação que melhor funciona contra a possível cobertura da defesa.

 

Conceito Stick

também chamado de Tare Route, Y-Stick

A combinação de rota Stick-Flat junto com uma rota Fade corrida pelo recebedor #1 em seu lado da formação forma o conceito de passe Stick.

stick

O conceito Stick é o conceito de passe mais comum e usado nos jogos de Futebol Americano tanto no High School quanto no College e NFL.

Esse conceito, assim como as combinações Slant-Flat e o Flat-Curl, também tem como leitura para o QB o Curl-Flat defender da defesa numa cobertura Cover 3.O passe deve ir para a rota Stick caso esse defensor marque a rota Flat, e para rota Flat caso ele marque a rota Stick.A rota Fade do conceito serve pra ocupar o CB e distanciá-lo do recebedor correndo a rota Flat.

Contra uma cobertura homem-a-homem, a rota Stick vira uma option route, podendo se transformar em um Quick Out, para o recebedor se distanciar do marcador.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o Texans usando o conceito Stick contra uma cobertura Cover 3 do Jaguars.

ex2stick

  • O Texans usa o conceito Stick no lado esquerdo da formação, com o WR (#18) correndo a rota Stick e o WR (#87) correndo a rota Flat
  • O Curl-Flat defender da defesa nesse lado da jogada é o CB (#37).Ao perceber a rota Flat do WR (#87) ele acompanha esse recebedor, o que abre espaço para a rota Stick
  • Com a rota Stick se colocando no entre o Curl-Flat defender e do Right Hook defender, o recebedor fica livre e recebe o passe do QB

 

Conceito Spacing

também chamado de Zone pass

Nesse conceito, 3 recebedores no mesmo lado da formação correm rotas Hitch ou Sitck, Flat e Spot.

spacing

Tentando fazer um esticamento horizontal entre os defensores nas zonas Underneath, esse conceito pode ser efetivo tanto contra as coberturas Cover 2 e Cover 3 quanto contra marcação homem-a-homem. A chave para esse conceito funcionar é o posicionamento entre as rotas Hitch e Spot, onde os recebedores tentarão achar espaços entre as zonas e virar para receber o passe do QB.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o Cardinals usando um conceito Spacing contra uma cobertura Cover 2 do Rams.

exspacing

ex2spacing

  • O Cardinals usa um conceito Spacing com o TE (#85) correndo a rota Spot, o TE (#84) correndo a rota Stick e o RB (#31) alinhado como WR correndo a rota Flat
  • O Rams está numa cobertura Cover 2 com o LB (#56) responsável pela zona Curl em seu lado do campo.
  • Repare como o LB(#56) rotas Hitch e Spot fica entre as rotas Hitch e Spot.Dessa forma ele deixa a rota Stick livre
  • Nessa cobertura os Rams colocam o DT (#99) Aaron Donald para marcar uma rota curta no meio do campo.Aaron Donald então marca a rota Spot
  • Mesmo com Aaron Donald marcando a rota Spot e a rota Stick estando mais livre de marcação que a rota Spot, o QB Carson Palmer escolhe fazer o passe para a rota Spot.O recebedor não tem espaço para receber e o passe acaba incompleto