Passes curtos tem mais chance de serem completos que passes longos.Esse princípio do baixo risco-baixa recompensa é usado em ataques como o do West Coast offense: Maximizar a quantidade de pequenos ganhos para tornar o avanço total de jardas em um drive grande.
Uma forma de uma defesa limitar esses avanços pequenos é colocar um grande número de jogadores pra cobrir as zonas Underneath.Com quase metade da defesa nessas zonas olhando o QB, aumentam a chance de interceptações contra passe curtos e a dificuldade de se conquistar jardas após a recepção.
Com o uso de coberturas Cover 2, a defesa coloca 5 ou 6 jogadores cobrindo as zonas Underneath.Com tantos jogadores “emparedando” as rotas médias e longas, junto com 2 Safeties em profundidade, o ataque tende a passar para a rota mais curta da jogada para não sofrer um possível turnover ou passe incompleto.E essa é o objetivo geral do Cover 2: Forçar o ataque a fazer o passe mais curto possível e limitar o avanço após a recepção.
Cover 2 – 3 níveis da defesa
Numa cobertura Cover 2, os 11 jogadores da defesa são divididos da seguinte forma nos 3 níveis:
- 3 ou 4 jogadores da defesa fazem o pass rush
- 5 ou 6 jogadores fazem a cobertura das zonas Underneath
- 2 jogadores cobrem a parte profunda do campo
Responsabilidades de cada jogador em uma cobertura Cover 2
Cornerbacks (CB) – São responsáveis pelas zonas Out e Flat ao mesmo tempo, tendo a zona Out como prioridade (técnica Squat). Ele precisa forçar um release interno do WR com um Jam para que o Safety não precise se distanciar muito do meio do campo no caso de uma rota longa, o que deixaria o meio do campo muito aberto (Buraco da cobertura Cover 2).Em situações óbvias de passe, os CBs podem se alinhar em Off, usando uma técnica Soft Squat.
Outside Linebackers (WLB e SLB) ou Nickelback (CB)– São responsáveis pelas zonas Curl de cada lado.Se um recebedor alinhado em um Slot Split correr uma rota longa, ele deve fazer o Reroute nesse recebedor para tirar a pressão no Safety e dar tempo pra ele ler a jogada.
Middle Linebacker (MLB) – É responsável pelas duas zonas Hook no meio do campo.
Free Safety (FS) e Strong Safety (SS) – Cobrem cada um uma metade da parte profunda do campo.
Alinhamento padrão da secundária em uma cobertura Cover 2
O alinhamento padrão da secundária em uma cobertura Cover 2 coloca os jogadores em melhor posição para cumprir com suas responsabilidades dentro do esquema.
Quando uma defesa se alinha dessa forma e acaba usando outro tipo de cobertura na jogada, ela tentou disfarçar a cobertura para dificultar a leitura antes do snap do QB.
Os Cornerbacks estão alinhados em Press e no ombro externo do WR. O alinhamento em Press serve para que o CB aplique o Jam no WR, impedindo um release limpo e forçando um release interno para tirar pressão do Safety.
Os Safeties estão entre 15 e 18 jardas da LOS e fazem o backpedal no momento do snap para ganhar ainda mais profundidade e conseguir cobrir qualquer passe longo.
Seams do Cover 2 (buracos da cobertura)
Cada esquema de cobertura por zona tem seus Seams (costura em inglês). Seams são buracos entre as zonas que podem ser explorados pelo ataque, lançando rotas para esses espaços, como a rota Seam.
Contra uma cobertura Cover 2, uma rota Seam corrida por um recebedor alinhado próximo ao meio do campo busca explorar o espaço que há entre os dois Safeties cobrindo as duas metades profundas do campo.
O outro buraco na cobertura Cover 2 é entre o CB em técnica Squat e o Safety atrás dele.Se o ataque lança uma rota Flat para um lado e induz o CB a pular essa rota, o Seam fica ainda mais aberto e uma rota Out, Corner ou Comeback ficará livre nesse espaço.Outra forma de explorar esse Seam é com um Fade com apenas 1 passo de dropback do QB.
Exemplo de uma jogada com cobertura Cover 2
No vídeo abaixo vemos a defesa do Raiders usando uma cobertura Cover 2 contra o ataque do Chiefs.
Nesse exemplo o esquema Cover 2 cumpriu perfeitamente com o seu objetivo final: emparedar rotas longas e médias com 5 jogadores nas zonas Underneath e forçar o passe mais curto possível.
- O Chiefs usa o conceito de passe Hank contra contra uma cobertura Cover 2 do Raiders
- Repare como as rotas Curl dos WRs são cobertas pelo Linebacker (#51) e pelo o Nickelback (#38).Esses jogadores “emparedam” essas rotas e não há espaço para o QB completar o passe.A rota Spot corrida pelo TE (#87) também é marcada pelo Linebacker (#53)
- O CB (#25) faz a técnica Squat e se posiciona pra defender uma possível rota Corner ou Out do WR.Repare que ele não pula a rota Flat corrida pelo TE (#84), apesar de ter responsabilidade por essa zona.A prioridade dele é a zona Out.
- Como a rota Spot e nenhuma das rotas Curl estão abertas para o passe, o QB precisa fazer o passe para uma rota que esteja livre.No caso, a rota Flat corrida pelo RB (#34) do lado direito.Ao receber o passe, o RB é imediatamente tackleado pelo CB (#29), responsável pela zona Flat daquele lado.
Tampa 2 (variação)
A variação mais comum de um esquema de cobertura Cover 2 é o Tampa 2.Na cobertura Tampa 2, o Middle Linebacker (MLB) vai cobrir o Seam da cobertura Cover 2 entre os Safeties.Assim, o Tampa 2 procura minimizar uma desvantagem da cobertura Cover 2 e proteger melhor a defesa contra passes longos no meio do campo.
No Tampa 2, o Middle Linebacker vai fazer o drop para cobrir o Seam usando a técnica Bail.Ele vai abrir os quadris para o lado da formação do ataque que possui mais recebedores (Pass Strength).
Os Outside Linebackers também vão procurar emparedar qualquer rota Seam dos recebedores internos.Com o MLB no Seam Drop, eles também passam a ser responsáveis pela zona Curl e por uma das zonas Hook ao mesmo tempo.
Os Cornerbacks, assim como no Cover 2 convencional, também podem se alinhar em Press ou em Off dependendo da situação de jogo.
Exemplo de uma jogada com cobertura Tampa 2
No vídeo abaixo vemos o Cardinals tentando atacar uma cobertura Tampa 2 com uma rota Seam no meio do campo.
- O Cardinals lança uma rota Seam corrida pelo WR (#13) e uma rota Curl corrida pelo WR (#11) na parte interna do campo
- Com o Rams numa cobertura Tampa 2, o LB (#55) abre os quadris, numa técnica Bail, para marcar a rota Seam do WR (#13)
- Com a rota Seam do WR(#13) bem marcada e o LB (#52) tentando se antecipar a uma possível rota Seam do WR(#11), o QB tem espaço para completar a rota Curl para o WR (#11)