Combinações de rota de 5 a 7 passos de dropback pt.1

Quando uma combinação de rota tem uma rota que passe de 8 jardas verticais , o QB precisa fazer um dropback de 5 ou 7 passos (caso pegue snap diretamente das mãos do Center) para que essa rota se desenvolva.

Essas são jogadas que precisam se desenvolver por mais tempo, e por isso precisam de uma boa leitura de defesa pré-snap pelo QB para identificação do possível esquema de cobertura.As progressões de leitura do QB também são mais complexas do que as combinações de rota de 3 passos.

Nesse artigo vamos falar das combinações de rota que geram os conceitos de passe:

  • Smash
  • Snag
  • Levels
  • Hi-Lo
  • Mesh

Conceito Smash

O conceito Smash é formado pela combinação de uma rota Corner com uma rota Hitch, Smash ou Flat e busca “esticar” verticalmente o defensor responsáveil pelas zonas Out e Flat em uma cobertura Cover 2.

A combinação de rota mais comum desse conceito é a que o recebedor #1 (primeiro recebedor de uma formação contando a partir da sideline) corre uma rota Hitch, que tem a opção de se tornar uma rota Smash para que o recebedor ache espaço nas “janelas” das zonas Underneath, e o recebedor #2, o recebedor interno, corre uma rota Corner.

Outra combinação de rota que funciona da mesma maneira contra uma defesa em cobertura Cover 2 é a combinação de rota Flat-Corner.Nessa variação o recebedor #2 corre uma rota Flat enquanto o recebedor #1 corre a rota Corner.

smash

Combinação de rota Hitch-Corner

smash2

Combinação de rota Flat-Corner

O conceito Smash força o defensor responsável pelas zonas Out e Flat (geralmente o CB no Cover 2 em uma técnica Squat) a ter que escolher marcar uma das rotas que o ataque lança nas zonas pela qual ele é responsável.

flat7

As rotas Flat e Corner “esticam” verticalmente o defensor responsável pelas zonas Out e Flat

A leitura do QB será com base no que esse CB faz.Se o CB marcar a rota Corner (o que teoricamente é o que ele deve fazer), o QB faz o passe para a rota Flat ou Hitch.Se o CB “morder a isca” da rota Flat ou Hitch, o QB faz o passe para a rota Corner.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o Cardinals usando um conceito Smash contra uma cobertura Tampa 2 do Rams.

Esse exemplo mostra perfeitamente como a rota curta Hitch serve de “isca” para abrir espaço para a rota Corner.

rotasexsmashcoverexsmash

  • O ataque do Cardinals usa o conceito Smash no lado esquerdo da formação, com o WR( #11) correndo uma rota Hitch e o WR (#13) correndo uma rota Corner
  • O Rams está numa cobertura Tampa 2 com apenas 3 jogadores fazendo o pass rush.O CB (#21) é o responsável pelas zonas Out e Flat no lado onde o ataque tenta usar o conceito Smash
  • Repare que o CB (#21), em marcação por zona, tenta ler os olhos do QB (#3).Isso de certa forma ajuda o QB a fazer o CB morder a “isca” da rota Hitch corrida pelo WR (#11).Uma rápida olhada do QB para para esse recebedor faz com que o CB tente se antecipar a rota Hitch e deixe a rota Corner atrás dele livre
  • Apesar do recebedor ter bastante espaço para fazer a recepção, o passe não é bom e acaba sendo incompleto

 

Conceito Snag

também chamado de conceito Spot

O conceito Snag tecnicamente é uma fusão entre os conceitos Smash (com a combinação Flat-Corner) e o conceito Spacing.Isso faz com que o conceito Snag seja efetivo contra mais de um tipo de cobertura, pois nele tem tanto um esticamento vertical quanto um esticamento horizontal.

No conceito Snag, assim como no conceito Spacing, os 3 recebedores costumam se alinhar próximos um ao outro, em alinhamentos Bunch ou Stack.Um recebedor corre uma rota Spot, o outro corre uma rota Corner e o terceiro corre uma rota Flat.

snag

Conceito Snag em um alinhamento Bunch

snag2

Conceito Snag com o RB correndo a rota Flat

Contra uma cobertura Cover 3, a combinação Flat-Corner pode não funcionar (ela foi feita pra funcionar contra uma cobertura Cover 2), mas o esticamento horizontal entre as rotas Spot e a rota Flat busca atacar o Curl-Flat defender da cobertura Cover 3.

Já contra uma cobertura com marcação homem-a-homem, o alinhamento Bunch ou Stack  faz com que as as rotas se cruzem depois do snap, o que pode criar tráfego e atrapalhar a marcação das rotas.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o ataque do Patriots usando o conceito Snag contra uma cobertura Cover 1 da defesa do Bills.

rotasexsnag coverexsnag

  • O Patriots usa o conceito Snag no lado direito da formação, com o WR (#80) correndo a rota Flat, o WR (#11) correndo a rota Spot e o WR(#19) correndo a rota Corner
  • Com o CB (#21) em alinhamento Press e usando a técnica bump-and-run, ele corre risco de ser “queimado” por um recebedor correndo uma rota longa, como a rota Corner
  • O CB (#21) também é atrapalhado pelo tráfego causado pelas rotas cruzadas contra marcação homem-a-homem.Isso faz com que o WR(#19) consiga separação de sua marcação e fique livre para receber o passe

 

Conceito Levels

No conceito Levels, o recebedor externo (recebedor #1), geralmente alinhado em um Plus Split para ter espaço para desenvolver a rota, corre uma rota Smash, enquanto o recebedor #2 corre uma rota Dig.

levels

Combinação de rota Smash e Dig, com o WR #1 alinhado em um Plus Split

O conceito Levels é desenvolvido para “esticar” verticalmente um defensor responsável pela zona Curl, geralmente um OLB em uma cobertura Cover 2.Dessa forma, se esse defensor escolher recuar para “emparedar” a rota Dig, a rota Smash ficará livre para a recepção.

Como teoricamente a responsabilidade do Defensor da zona Curl é “emparedar” a rota Dig, a primeira leitura do QB será a rota Smash.A rota Smash permite a um bom recebedor achar espaço entre as zonas Underneath e conseguir jardas após a recepção.Por isso, o conceito Levels também funciona contra as coberturas Cover 3 e coberturas com marcação homem-a-homem.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o ataque do Broncos usando o conceito Levels contra uma cobertura Cover 3 da defesa do Packers.

rotasexlevels coverexlevels

  • O Broncos usa o conceito Levels no lado esquerdo da formação, com o WR (#88) correndo a rota Smash e o WR (#10) correndo a rota Dig
  • O defensor responsável por marcar a zona Curl nessa jogada é o CB (#33), nesse caso o Curl-Flat defender da cobertura Cover 3.Repare que no momento depois do snap ele precisa ficar atento a uma possível rota Flat do WR (#10).Quando percebe que não terá uma rota Flat, ele transfere sua atenção para o WR (#88), que nesse momento está fazendo o corte para correr a rota Smash
  • Por não ter conseguido reagir a rota Smash a tempo, o CB (#33) não consegue evitar a recepção do WR (#88).E isso tudo porque ele precisou ficar ao release do WR (#10), que por ter sido vertical, “esticou” esse defensor por tempo o suficiente

 

Conceito Hi-Lo

também chamado de conceito Drive e conceito Shallow Cross

O conceito Hi-Lo consiste em duas rotas corridas no meio do campo em níveis diferentes, sendo a mais curta delas uma rota Drive e a rota longa sendo uma rota Curl ou Dig.

O que torna o conceito eficiente contra uma variedade de coberturas tanto por zona quanto homem-a-homem é a rota Drive, que é a primeira leitura do QB.A rota pode ser usada como passe rápido contra uma blitz da defesa e é muito difícl de ser marcada homem-a-homem, pois o defensor terá que passar por todo o tráfego de jogadores no meio do campo.

hi-lo

Conceito Hi-Lo com os dois recebedores partindo do mesmo lado da formação

hi-lo2

Conceito Hi-Lo com os dois recebedores partindo de lados opostos da formação

Já a rota Dig ou Curl funciona bem contra uma cobertura por zona.Com a rota Drive servindo de “isca” para um defensor responsável pela zona Hook, o conceito Hi-Lo cria um esticamento vertical.Assim, contra uma cobertura por zona como Cover 3, o recebedor que corre a rota Dig pode procurar por uma janela entre os defensores da zona Hook.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o ataque do Raiders usando o conceito Hi-Lo contra uma cobertura Cover 3 da defesa do Chiefs.

Esse exemplo mostra como a combinação de rota Drive-Dig cria um esticamento vertical nos defensores das zonas Hook.

rotasexhi-locoverexhi-lo

  • O Raiders usa um conceito Hi-Lo no meio do campo com o WR (#80) correndo a rota Drive e o WR (#88) correndo a rota Dig
  • A rota Drive do WR (#80) é marcada pelo LB (#90), responsável por uma das duas zonas Hook.
  • Por ter tentado se antecipar a rota Drive, o LB (#90) abre espaço atrás dele para a rota Dig corrida pelo WR (#88), que encontra um espaço entre as duas zonas Hook e faz a recepção

 

Conceito Mesh

A variação mais comum do conceito Hi-Lo é o conceito Mesh.O conceito Mesh tem os mesmos princípios do conceito Hi-Lo, com a diferença sendo que no conceito Mesh duas rotas Drive se cruzam no meio do campo para criar tráfego.Por isso, o conceito Mesh funciona muito bem contra coberturas homem-a-homem.

mesh

Conceito Mesh com uma rota Spot entre o cruzamento das duas rotas Drive

mesh2

Conceito Mesh com uma rota Dig

Esse conceito também funciona muito bem contra uma cobertura Cover 3 porque as duas rotas Drive ocupam os 2 defensores responsáveis pelas zonas Hook, deixando o recebedor que corre a rota Dig com espaço para a recepção entre as duas zonas Hook.

exemplificando…

No vídeo abaixo vemos o ataque do Chiefs usando um conceito Mesh contra uma cobertura Cover 1 da defesa do Raiders.

Esse exemplo mostra como o conceito é eficiente contra marcação homem-a-homem por criar tráfego, atrapalhando os defensores na marcação dos recebedores.

rotasexmesh coverexmesh

  • O Raiders usa o conceito Mesh no meio do campo com o WR(#81) e o TE (#87) correndo as duas rotas Drive e o WR (#19) correndo a rota Curl
  • O CB (#38) e o LB (#53) estão em marcação homem-a-homem contra os recebedores que correm as duas rotas Drive.Como as duas rotas vão se cruzar, eles precisam ficar atento ao tráfego de jogadores no meio do campo
  • Perceba que no momento em que as duas rotas Drive se cruzam, o WR (#81) faz de tudo pra atrapalhar a marcação do LB (#53) no TE (#87).Nessa situação o árbitro pode marcar uma falta de pass interference contra o WR (#81), mas não é o caso nessa jogada, e o TE Travis Kelce consegue fazer a recepção