Montar um plano de jogo está diretamente relacionado a se aproveitar das fraquezas de um adversário.
Quando um jogador chave do adversário se machuca e sai do jogo, é possível se aproveitar dessa fraqueza montando um plano para atacar isso durante o intervalo do jogo.
Foi o que aconteceu no jogo entre Giants e Packers.O Cornerback Dominque Rodgers-Cromartie fazia parte da forte secundária do Giants, junto com Janoris Jenkins, Eli Apple e Landon Collins.Ao sofrer uma contusão na coxa no primeiro tempo, teve que sair do jogo e dar lugar ao CB Trevin Wade, que teve dificuldade em marcar os recebedores de Green Bay.
Quando o jogo estava 14 a 13 no final do terceiro quarto, o Packers conseguiu chegar na endzone com apenas 2 jogadas aéreas que atacaram diretamente a marcação de Wade.
Rota Slant de Davante Adams para avanço de 20 jardas
[GB 1-10 50] (3:42) (Shotgun) A.Rodgers pass short middle to D.Adams to NYG 30 for 20 yards (K.Robinson, L.Collins).
Nessa jogada, o Giants parece estar em cobertura Cover 2 ou Cover 6 .O design da jogada do ataque busca abrir espaço para a rota Slant do WR (#17) Davante Adams de 2 maneiras: Uma é playaction feito por A.Rodgers e Ty Montgomery. A outra é a rota Seam do WR (#18) Randall Cobb no meio do campo, que ocupa o LB (#57) Keenan Robinson cobrindo as zonas Hook.Esse Linebacker precisa “emparedar” Randall Cobb enquanto ele passa pelas zonas Underneath para impedir um passe rápido para Cobb.Com a atenção desse Linebacker voltada a Cobb, Davante Adams fica mano-a-mano com o CB (#31) Trevin Wade, que é responsável pela zona Curl.
Trevin Wade se alinha em Press a 3 jardas de distância da LOS (distância relativamente grande para um CB que pretende fazer um bump/jam) e tenta esperar o recebedor correr a rota através dele para fazer um bump/jam com as mãos.Mas Davante Adams engana Trevin Wade fingindo um release externo, e depois cortando para um release interno para correr a rota Slant.
Rota Seam (ou Skinny Post) de Randall Cobb para TD
[GB 1-10 NYG 30] (3:00) (Shotgun) A.Rodgers pass deep middle to R.Cobb for 30 yards, TOUCHDOWN.
Dessa vez o Giants decide proteger o meio do campo com uma cobertura Cover 1, disfarçando essa cobertura pré-snap com um alinhamento padrãoi de Cover 2.A cobertura Cover 1 teoricamente é boa contra uma rota Slant ou Seam no meio do campo, pois o jogador da defesa em cobertura homem-a-homem terá a ajuda de um Linebacker em cobertura por zona em caso de uma rota Slant e de um Safety em caso de rota Seam.
Mas juntando um design de jogada bem feito, uma rota muito bem corrida e um passe cirúrgico por parte do ataque, a teoria não vai se manter na prática.O design da jogada do ataque mais uma vez busca abrir espaço para uma rota, dessa vez a rota Seam de Cobb, usando outras rotas para ocupar jogadores da defesa.A rota que ocupa o Linebacker em cobertura por zona no meio do campo é uma rota Dig corrida pelo TE (#89) Jared Cook.
Com o meio do campo livre, resta ao WR (#18) Randall Cobb ganhar a batalha mano-a-mano contra Trevin Wade.Assim como Davante Adams na jogada anterior, Cobb primeiramente induz um release externo, e acaba cortando para o meio depois que Trevin Wade abre os quadris, o que o faz perder contato com sua marcação.