No AFC Championship de 2016, o Patriots usou uma mesma jogada múltiplas vezes no mesmo jogo, com o objetivo de atacar as coberturas por zona da defesa do Steelers.
Essa jogada é o “Hoss Y Juke”.Partindo do lado com 3 recebedores de uma formação 3×1,
- “Hoss” é uma palavra indica que o recebedor #1 vai correr uma rota Hitch e o recebedor #2 vai corre uma rota Seam,
- “Y Juke” significa que o recebedor #3 vai correr uma rota Option,Ele vai ler o leverage do defensor em marcação por zona, geralmente um Linebacker que é menos ágil que o WR, e cortar para um lado dependendo do que esse defensor fazer
Essa jogada funcionou muito bem contra a cobertura Cover 3 do Steelers, que foi a cobertura mais usada pelo time nesse jogo.
‘Y Juke’: Rota Option de Julian Edelman
Essa rota foi corrida por um mesmo recebedor no caso do Patriots: WR (#11) Julian Edelman é conhecido por sua agilidade, sua habilidade em achar espaços entre zonas de cobertura e por ser mestre em conquistar jardas após a recepção.
Quando uma defesa está em marcação por zona, ela raramente coloca um CB marcando um WR que esteja alinhado em um Reduced Split (alinhado próximo da OL).É a mesma lógica de saber se uma defesa está em zona ou homem-a-homem fazendo um motion: Vocẽ não pode colocar um LB para marcar um WR homem-a-homem porque o matchup é desfavorável. Por isso, em marcação homem-a-homem, o CB segue o WR pra onde ele for.
Wasn’t kidding earlier, this was HUGE part of the Patriots gameplan versus the Steelers. Go empty and isolate Edelman on the #3 drop LB. pic.twitter.com/D6gmLW2gYA
— James Light (@JamesALight) 22 de janeiro de 2017
Dessa forma, alinhando Edelman em um Reduced Split, isso coloca ele diretamente contra um LB em marcação por zona.Mesmo o LB estando em zona, ele não consegue reagir a tempo contra uma rota curta como a rota Option de Edelman, que com sua agilidade, acha espaço entre as zonas Underneath e conquista jardas após a recepção.
Na jogada abaixo, o Patriots usa o Hoss Y Juke no lado direito da formação.Veja como a agilidade de Edelman (#11) faz ele achar espaços em zonas.O Steelers esta em Cover 3 com um pass rush de 3 jogadores e 5 jogadores marcando as zonas Undeneath.A rota de Edelman ataca a marcação do LB (#94) Lawrence Timons.Edelman consegue ficar livre, mas dropa o passe.
Já nessa jogada Edelman mais uma vez acha espaço entre a marcação por zona de 2 LBs.Dessa vez, Edelman consegue fazer a recepção e conquista muitas jardas após a recepção.
O vídeo abaixo é uma palestra do técnico Bill O’Brien (ex-técnico de QB do Patriots e atual HC dom Texans), onde ele explica como a leitura do WR na rota Option da jogada funciona.
rota Hitch ou Curl contra alinhamento Off
A rota Hitch da jogada, corrida pelo recebedor #1, tem o objetivo de atacar o alinhamento Off do CB em Cover 3, que é o alinhamento padrão de um CB nessa cobertura.
O alinhamento Off ajuda o CB a fazer o drop para cobrir o 1/3 profundo do campo.Mas ele também deixa a lateral do campo vulnerável contra uma rota Hitch ou um Screen para o WR.
O Steelers é um time que não costuma colocar seus CBs em um alinhamento Press, ao contrário do Seahawks por exemplo, que usa muito o Cover 3 com um alinhamento Press dos CBs.Por causa disso, esse alinhamento foi alvo de rotas Hitch mais de uma vez nesse jogo.
No vídeo abaixo vemos a recepção em uma rota Curl contra um CB alinhado em Off.O CB em questão fica tão preocupado com a rota Seam da jogada que esquece da rota Curl, dessa forma conquistando facilmente o 1st down
Já aqui temos uma rota Hitch contra um CB alinhado em Off.Dessa vez o CB se dá conta da rota e consegue empurrar o WR para fora, limitando o avanço.
Dessa vez a rota Hitch é corrida por um FB (!) alinhado como WR.Podemos ver a preocupação do CB com a rota Seam corrida pelo recebedor #2 mais uma vez, o que causa uma recepção extremamente fácil para o FB.
rota Seam contra Cover 3 Shell
Por último, a rota Seam do recebedor #2 tenta atacar o Seam (buraco) da cobertura Cover 3 (daí o nome da rota).
Em uma jogada desse jogo, o Patriots conseguiu um passe para essa rota partindo de um shift (quando o ataque muda completamente sua formação), que transformou uma I Formation (formação clássica que indicaria uma jogada de corrida) em uma formação Empty (formação onde apenas o QB se alinha no backfield)
Tudo começou com um motion de Julian Edelman do lado esquerdo da formação para o lado direito.Como o CB não seguiu o motion de Edelman, Tom Brady sabia que o Steelers usaria o mesmo Cover 3 com 3 defensores no pass rush e 5 defensores nas zonas Underneath como sua cobertura.
Assim, Brady ordenou o shift para a formação Empty e a jogada ‘Hoss Y Juke’, com as rotas Hitch-Seam espelhadas na formação.
Veja a jogada no vídeo abaixo.Brady recebe o snap e logo faz o passe para a rota Seam corrida por Chris Hogan, que faz a recepção bem no buraco da cobertura Cover 3.