Bloquear nada mais é que abrir espaço para o jogador do ataque que estiver com a bola poder avançar e conquistar jardas.Como existem várias formas para abrir um determinado espaço dependendo de onde esse está esse espaço no campo, também existem várias maneiras de se fazer um bloqueio.
Numa jogada de corrida vários tipos de bloqueio são usados na mesma jogada.E alguns desse bloqueios vão definir qual o conceito de esquema da corrida.
Mas para saber quem e como bloquear, o ataque precisa definir quem é quem num front de defesa.
O front de defesa do ponto de vista do ataque
Interior Defensive Lineman
Qualquer jogador que esteja alinhado entre os ombros internos dos últimos jogadores da linha ofensiva de cada lado (incluindo o TE).
A tarefa deles é fechar o Gap pelo qual são responsáveis e assim impedir uma corrida entre os Offensive Tackles.
EMOLOS (Edge Man On Line Of Scrimmage)
O primeiro jogador da defesa alinhado depois do último jogador da linha ofensiva no lado onde corrida se direciona.
Esse jogador é o primeiro “Force Defender”, ou seja, ele precisa impedir que o RB consiga correr externamente a linha ofensiva.
Cutback defender
O primeiro jogador da defesa alinhado depois do último jogador da linha ofensiva no lado oposto da corrida.
A tarefa do Cutback defender é ficar atento caso o RB mude a direção da corrida para o lado oposto (cutback) antes de passar da linha de scrimmage e impedir que ele faça essa corrida.
2nd Level defender
Qualquer jogador posicionado diretamente atrás da linha defensiva (1st level)
Geralmente são Linebackers que se movem depois do snap na direção que o RB pretende correr e por isso estão suscetíveis a ter um direcionamento errado com um Counter Step do RB ou um Jet Motion de um WR.
Force Defender
Um jogador que não tem responsabilidade direta em defender um Gap, mas por estar perto da linha de scrimmage, ele precisa ajudar a forçar a corrida a ser interna a linha ofensiva.
O segundo Force defender depois do EMOLOS geralmente é um jogador da secundária, podendo ser um Safety, um Nickelback ou um Outside Linebacker.
Secundary Support
Jogadores da secundária que não tem responsabilidade direta para parar a corrida
Tipos de bloqueio
Os bloqueios se diferenciam por 3 fatores:
- Se ele busca mover o defensor de dentro pra fora ou de fora pra dentro em relação ao campo
- Qual tipo de jogador do front (Cutback defender, EMOLOS, 2nd level defender etc.) ele busca bloquear
- A distância antes do Snap entre o bloqueador e o defensor
Crack block
É feito por um jogador do ataque contra um Force Defender, 2nd Level defender ou Secondary Support.
Nesse bloqueio o bloqueador está longe do defensor a ser bloqueado antes do snap, e por isso esse é considerado um bloqueio “Surpresa”.O defensor estará com os olhos no corredor enquanto o bloqueador está fora do campo de visão do defensor.
exemplificando…
- L. Fitzgerald bloqueia um Linebacker que estava olhando o RB e não tinha o WR no campo visão dele
Down block
É feito por um jogador da linha ofensiva (inclusive o TE) contra um jogador que esteja alinhado no interior da linha defensiva (Interior Defensive Lineman).
Esse é o bloqueio mais importante em um esquema de bloqueio por Gap.Ele é feito no lado da jogada (playside) e busca que um defensor alinhado internamente ao bloqueador seja bloqueado de fora pra dentro, ou seja, no sentido contrário a corrida.
Por ser um bloqueio de fora pra dentro e a corrida ser de dentro pra fora, externamente ao defensor bloqueado, esse bloqueio é o que começa a abrir o caminho para o corredor.Por isso, o Gap imediatamente externo ao jogador da linha que faz esse bloqueio geralmente é o Gap onde a corrida se destina (POA, ou Point of Attack).
exemplificando…
- RG (#76) do Raiders faz um Down Block no número DT (#96) do Chiefs.
- Repare que o Lead Blocker (FB do Raiders) aparece no final do gif.Isso significa que o POA da jogada é no Gap a direita do RG do Raiders
- Dessa vez o Down Block é feito pelo TE (#87) do Chiefs com a ajuda do LT (#72)
Drive block
É feito por um jogador da linha ofensiva (inclusive o TE) em um jogador no interior da linha defensiva (interior Defensive Lineman).
Nesse bloqueio o bloqueador apenas tenta mover o defensor verticalmente ou de dentro pra fora.
exemplificando…
- RG (#66) do Steelers faz um Drive block no DT (#77) do Seahawks
Kickout block
Pode ser feito por um jogador da linha ofensiva ou por um FB, WB.Ele busca bloquear o EMOLOS ou um Force defender de dentro pra fora.
Nesse caso, o RB busca correr internamente ao Kickout Block.Por isso o bloqueador busca impedir que o defensor tenha leverage interno em relação ao bloqueador.
exemplificando…
- LG (#65) do Raiders faz um Kickout Block no DE (#51) do Chiefs
- Como o DE avança para o backfield antes de ser bloqueado, também pode se dizer que este foi um Trap Block
- FB do Chierfs faz um Kickout Block no LB (#97) do Raiders
- Repare que depois do bloqueio ele consegue manter o leverage interno em relação ao LB, conseguindo ficar entre o LB e o RB.
Lead Block
É feito por um jogador da linha ofensiva (com um pull, movimento que faz para se mover lateralmente até o Gap do Point of Attack) em um jogador do segundo nível (2nd Level Defender).Também pode ser feito por um FB ou WB.
Como sugere o nome, é o bloqueio que o RB segue para avançar depois de ter passado do Point of Attack (POA).Por isso, esse bloqueio é sempre usado no lado da jogada e geralmente o bloqueador passa pelo Gap do Point of Attack.
exemplificando…
- RG (#76) do Chiefs faz um lead block para bloquear o LB (#53) do Raiders
- Repare que no momento do contato o RB está imediatamente atrás do RG, seguindo esse bloqueio
- FB do Raiders faz um lead block no LB (#56) do Chiefs
Reach block
É feito por um jogador da linha ofensiva (inclusive o TE) em um jogador do interior da linha defensiva ou um EMOLOS.
O bloqueador busca bloquear um defensor que não está alinhado em frente a ele fora pra dentro.Ou seja, ele precisa primeiro dar um grande passo lateral para se colocar entre o defensor e a sideline e assim obter leverage externo em relação ao defensor.
Esse é o bloqueio mais usado em esquemas de bloqueio por zona, principalmente no esquema Outside Zone, onde os jogadores da OL se movem lateralmente para bloquear uma zona do campo.
exemplificando…
- LT (#72) do Chiefs faz um Reach Block no LB (#97) do Raiders, enquanto o LG faz o mesmo bloqueio no DT (#94) do Raiders, numa corrida de Outside Zone
- Repare na distância antes do Snap entre os jogadores da OL e da DL.Eles precisam dar um grande passe lateral para conseguir bloquear os defensores
Combo block
É feito em combinação por 2 jogadores da linha ofensiva em um jogador no interior da linha ofensiva.
Nesse bloqueio os bloqueadores farão um bloqueio duplo em um jogador da linha defensiva, e então um deles deixará o bloqueio para bloquear um jogador no segundo nível, geralmente um Linebacker.
exemplificando…
- LG e RT do Chiefs fazem bloqueio duplo no DT (#90) do Raiders.
- Após esse primeiro bloqueio, o RG (#76) avança para bloquear no segundo nível o LB (#53)
Trap/Fold block
Trap block é feito por um jogador da linha ofensiva em um jogador da linha defensiva que não está alinhado diretamente em frente a ele.
Fold block é feito por um jogador da linha ofensiva que não bloqueia um defensor alinhado próximo a ele (daí o nome Fold, desistência em inglês), e assim vai bloquear no segundo nível.Quando não é combinado com um Trap Block, esse bloqueio é chamado de Scoop Block.
São dois bloqueios usados em conjunto.Um jogador da linha ofensiva não bloqueia nenhum jogador da linha defensiva que esteja alinhado próximo a ele, e vai diretamente para o segundo nível (Fold Block).Esse defensor desbloqueado ataca o backfield.Outro jogador da linha ofensiva que não estava próximo do defensor bloqueia esse jogador (Trap Block).É outro tipo de bloqueio “surpresa” Que usa a agressividade de um jogador da linha defensiva contra ele mesmo.Daí o nome Trap (armadilha em inglês).
exemplificando…
- LG do Bears não bloqueia o DT (#72) do Redskins que está alinhado perto dele e vai bloquear o LB (#56) (Fold block)
- O RG do Bears então bloqueia o DT de “surpresa” Trap Block
Hinge block
É usado por um jogador da linha ofensiva contra um Cutback defender.
Nesse bloqueio o bloqueador geralmente é um OT ou um TE que está no lado oposto da direção da jogada.No momento do snap ele não avançará pra bloquear o defensor imediatamente e apenas irá tentar se colocar entre o Cutback defender e o RB que poderá fazer um cutback.Assim, caso o RB faça um cutback, ele não terá espaço pra correr.
exemplificando…
- TE (#86) faz um Hinge block no LB (#55)
- Repare que ele espera o contato e vira as costas lateralmente, impedindo o cutback defender de conseguir espaço para chegar ao RB num possível cutback.
Bim block
É usado por um FB ou um WB contra um Cutback defender.
Tem a mesma função do Hinge Block, mas nesse caso é feito por um FB ou um WB, que poderá se alinhar no lado da jogada antes do snap e ir para o lado oposto depois do snap para bloquear o cutback defender.
exemplificando…
- FB do Chiefs faz um Bim block no LB (#52) do Raiders
- Repare que RB faz um cutback, e o LB não tem condição de fazer o tackle imediatamente no RB por causa do Bim block