Quem já jogou de Defensive Back (Cornerback ou Safety) em alguma modalidade de futebol americano, seja flag, seja full pad, se deu conta de duas coisas:
- Não é fácil
- A dificuldade é diretamente proporcional a qualidade técnica do QB e do recebedor adversários
Não é difícil entender tamanha dificuldade.O DB não sabe qual rota que o recebedor vai correr.Se o WR correr uma rota com técnica perfeita e o QB fizer um passe perfeito não haverá chance alguma para o Cornerback impedir a recepção.
Então como é possível que exista os Darrele Revis e os Richard Shermans da vida?
Um bom Cornerback é o que sabe que ele não joga sozinho na defesa.A secundária tem que saber jogar um ajudando o outro.
Lembra daquele aquecimento da Legion of Boom (secundária do Seahawks)?
“Who’s got my Back? I GOT YOUR BACK!”
A primeira forma de ajudar você mesmo e sua própia secundária é saber se alinhar antes do snap de acordo com o esquema de cobertura.Isso faz com que cada jogador da secundária tenha um leverage diferente, para que, dependendo da rota a ser corrida pelo recebedor, pelo menos um jogador da defesa terá condição de desafiar a rota, impedindo a recepção ou fazendo o tackle para impedir jardas após a recepção
Antecipando o ataque ou tentando surpreendê-lo, e dependendo também do skill set do WR e do CB, cada esquema de cobertura pede um tipo de alinhamento.
Alinhamento em relação a Linha de Scrimmage (LOS)
Um Cornerback tem a liberdade de se alinhar a quantas jardas quiser em relação a LOS antes do Snap.Isso também serve pra confundir a leitura de defesa do QB e também o WR.
Mas no momento do Snap ele estará a uma certa distancia da LOS.E essa distancia determinará se ele está em alinhamento Off (de 4 a 8 jardas da LOS) ou alinhamento Press (de 1 a 3 jardas da LOS).
Alinhamento Off
Digamos que um Cornerback não queira variar seu alinhamento em relação a LOS para confundir o QB antes do Snap, e fique parado a uma distância de 7/8 jardas da LOS.Esse jogador está em um alinhamento padrão de Off coverage.
Estando a considerável distância de 7/8 jardas da LOS na hora do snap, o Cornerback tem espaço suficiente em relação ao WR que estiver marcando, e com isso ele vai tentar se manter à frente do WR.
A lógica deste alinhamento é tentar garantir que o WR não consiga separação do CB, que vai procurar se manter sempre a frente do WR para no mínimo, fazer o tackle e impedir que o WR conquiste jardas após a recepção.
Esse alinhamento é usado tanto se o CB estiver em marcação homem-a-homem, quanto se ele estiver em zona.Nos dois casos a lógica continua a mesma: manter distância suficiente para que o WR não consiga separação em relação ao CB.
exemplificando…
Flat-Foot Read e Backpedal e Bail são técnicas bastante usadas por um Cornerback alinhado em Off antes do Snap
Digamos que um CB esteja em marcação homem-a-homem com o WR e alinhado em Off.
Caso o WR corra uma rota curta que quebre antes de 5 jardas (Slant, Hitch), o CB usará a técnica Flat-Foot Read e irá imediatamente tentar fazer o tackle no WR.
Na imagem abaixo vemos o CB Brent Grimes, que está alinhado em Off, fazendo um tackle no WR DeAndre Hopkins.
- DeAndre Hopkins corre uma rota curta chamada Hitch.Brent Grimes está alinhado em Off antes do snap e quando identifica a rota curta, usa a técnica Flat-Foot Read (que consiste em não fazer o backpedal e ir campo abaixo fazer o tackle no WR) para impedir que DeAndre Hopkins conquiste jardas após a recepção.
Caso o WR corra uma rota vertical de mais de 8 jardas, o Cornerback se usará primeiramente da técnica Backpedal antes que a rota do WR quebre.Quando o WR eliminar toda a distancia existente entre ele e o CB, ele usará a técnica Bail, e correrá para acompanhar o WR.
Na imagem abaixo vemos novamente o CB Brent Grimes alinhado em Off, dessa vez marcando o WR Brandon Marshall
- Brandon Marshall corre uma rota vertical de mais de 12 jardas.Brent Grimes então usa a técnica backpedal e fica de olho no WR antes que ele quebre rota pra algum lado.Nesse caso, Brandon Marshall não quebra a rota pra nenhum lado, e apenas corre verticalmente.À medida que corre, ele elimina a distância que há entre ele e Brent Grimes, então Grimes usa a técnica Bail (Abrir os quadris e correr), para manter-se na marcação do WR e impedir a separação entre os dois.
Alinhamento Press
Alinhado a poucas jardas da LOS e próximo ao WR, O Cornerback está em um alinhamento padrão de Press coverage.
Desta forma, o corpo do CB se torna um obstáculo a rota que será percorrida pelo WR.
Esse alinhamento serve para que o WR não consiga ter espaço para correr sua rota, quebrando assim o ritmo entre WR e QB.
Pense dessa maneira: Um WR e um QB estão treinando sem uma defesa do outro lado e combinam um passe.Esse passe será lançado em um lugar/momento “X”, que é 2 segundos depois do WR fazer o corte na rota, que será ao mesmo tempo em que o QB completará o quinto passo de seu dropback.
Eles combinam e fazem o passe sem ninguém pra atrapalhar.
Agora pense a mesma situação, dessa vez com um Cornerback alinhado em Press e fazendo a técnica bump-and-run no WR.
Se o CB fizer o seu trabalho bem feito, uma coisa é certa: Quando o quinto passo de dropback do QB atingir o chão, o WR não estará naquele lugar/momento “X”, que foi exaustivamente treinado.
E daí resta ao QB tentar fazer mágica, forçar passes, estender a jogada ao mesmo tempo em que o pass rush chega para derrubá-lo.
Daí a importância do alinhamento Press.É uma “pedra no sapato”, ou melhor, no caminho de qualquer ataque aéreo.
exemplificando…
Vamos ter uma idéia da diferença de uma rota corrida com Cornerback pressionando o WR e outro com o CB em Off coverage.
Na imagem abaixo vemos WR #88 Demaryus Thomas correndo uma rota Dig (Corrida vertical e quebra pra dentro do campo depois de ~15 jardas) e o CB #29 Casey Hayward alinhado em Off.
- Casey Hayward está alinhado em Off.A chamada de cobertura da defesa na jogada é Cover 4.Casey Hayward tem a responsabilidade de cobrir 1/4 profundo do campo.Ele está em marcação por zona, mas como os 2 WRs que estão do seu lado do campo correm rotas verticais de mais de 12 jardas, essencialmente ele está homem-a-homem com Demaryus Thomas.
- Demaryus Thomas corre uma rota Dig contra um alinhamento Off do CB.Com isso, ele tem condição de ter um release limpo, e corre a rota de maneira fácil.
- Casey Hayward ao identificar a rota vertical, usa a técnica Bail (abrir o quadris e correr).Isso tem um preço: Quando o WR quebrar a rota pra alguma direção enquanto o CB faz o Bail, o CB não consegue mudar rapidamente de direção, e consequentemente o WR fica livre.Foi o que aconteceu nesse caso.Demaryus Thomas consegue uma fácil recepção.
Agora vamos ver a mesma rota (Dig de 15 jardas) corrida contra um CB alinhado em Press e usando a técnica Bump-and-Run
Na imagem abaixo, vemos WR #10 Emmanuel Sanders correndo exatamente a mesma rota que Demaryus Thomas correu no outro exemplo (Dig de 15 jardas).A diferença é que o CB #23 Damarious Randall está alinhado em Press e fazendo a técnica Bump-and-Run.
- Podemos ver a diferença.É a mesma rota, com WR sendo pressionado e o outro não.O próprio desenho da rota já pode mudar drasticamente com um CB pressionando o WR.A velocidade na qual o WR corre a rota também diminui.
- Tudo isso acarreta em problemas para o QB.Ele já não está mais em sincronia com seu WR.O que pode resultar, em passes incompletos, sacks e interceptações.
Se um ataque ver os Cornerbacks alinhado em Off de forma conservadora em toda jogada, será muito fácil atacar esse ataque com rotas precisas.Será praticamente o treino sem defesa que eu usei pra exemplificar.
Alinhamento em relação ao WR
Um Cornerback pode se alinhar ao ombro externo ou interno do WR.
Se o alinhamento for ao ombro interno do WR, o CB estará em melhor posição para defender rotas que quebram para dentro do campo (Slant, Dig, Smash). Caso se alinhe ao ombro externo, estará em melhor posição para defender rotas que quebram para fora do campo (Corner, Out, Comeback).
Isso serve tanto para um CB alinhado em Off Quanto para um alinhado em Press.
O que vai determinar se o CB vai se alinhar no ombro interno ou externo do WR será a ajuda (Jogadores em marcação por zona com os olhos no QB) ou a falta de ajuda (ex.Cover 0) que ele vai ter dos jogadores da defesa internos (LBs, SS ,FS, NB) dentro de cada esquema de cobertura.
Alinhamento no ombro externo do WR
Na cobertura Cover 1 você tem 1 LB cobrindo a zona Middle Hole e 1 FS cobrindo o meio do campo em profundidade (Deep Hole).Ou seja, o CB que está em cobertura mano-a-mano com um WR, caso esse WR corra uma rota curta que quebre pra dentro, como um Drive, ele terá um LB lá pra dobrar a marcação desse WR, pois a rota é direcionada a zona que o LB estará cobrindo.
Caso o WR corra uma rota longa de mais de 12 jardas (Post, Fade,Dig), ele terá ajuda do FS, que está a mais ou menos 15 jardas da LOS lendo os olhos do QB, para dobrar a cobertura em um WR que corra uma rota profunda.
Por esse motivo, o CB se alinha no ombro externo, pois se o WR correr uma rota que quebre pra fora, o CB estará melhor posicionado para defendê-la, e caso seja uma rota que quebre pra dentro, o CB pode usar sua ajuda e tentar “afunilar” a rota para o MLB ou para o FS.O CB então terá leverage externo pra defender uma rota que quebre pra fora e o MLB e o FS terão leverege interno para defender uma rota que quebre pra dentro.
No Cover 3 os CBs se alinham no Ombro externo pelo mesmo motivo.Em caso de rota profunda do WR, como um post, usar a ajuda do FS, que está cobrindo o meio do campo em profundidade.
exemplificando…
Na imagem abaixo, vemos a defesa do Packers em uma cobertura Cover 1.O FS Morgan Burnett está cobrindo o a parte profunda do meio do campo (zona deep middle).
- Podemos ver que os CB do Packers estão alinhados no ombro externo dos WRs do Broncos, e mantém esse alinhamento no decorrer da jogada, “afunilando” os WRs para o FS.
- #42 Morgan Burnett lê os olhos do QB e dobra a marcação em #10 Emanuel Sanders.A cobertura é boa e o passe acaba incompleto.
- Podemos ver nessa imagem que Morgan Burnett está em posição para dobrar a marcação em qualquer um dos dois WRs .E isso é possível porquê os CBs conseguem se manter alinhados externamente a esses WRs.
Nas coberturas Cover 2 e Cover 4, que usam 2 Safeties cobrindo profundamente o campo, o alinhamento padrão também é externo.A ajuda nesses dois casos se torna o Safety que está do mesmo lado que o CB.
Alinhamento no ombro interno do WR
Geralmente, são 3 as situações onde o Cornerback se alinha no ombro interno do WR
- Quando o WR está em um Plus Split (Alinhado depois dos números do campo)
- Em uma blitz Cover 1ou Cover 0 (sem nenhum Linebacker cobrindo o meio ou Safety em profundidade)
- No esquema 2-Man (2 Safeties em profundidade com marcação Underneath homem-a-homem
Um WR em um Plus Split que corra uma rota Fade estará possivelmente muito distante para o suporte de um FS em Cover 1 por exemplo.É muito chão pra cobrir e não haverá tempo para dar suporte ao CB, a não ser que o Safety esteja com muita profundidade, enquanto faz o Backpedal, não haverá tempo pra dar suporte ao CB.
Então a lógica de se alinhar no ombro externo se inverte.O CB se alinha no ombro interno para tentar “afunilar” o WR para sua nova ajuda, nesse caso a sideline.
Na imagem abaixo vemos o CB #21 do Broncos Aqib Talib alinhado no ombro interno do WR #17 do Packers Davante Adams, que está em um Plus Split.
- Davante Adams corre uma rota Fade. Aqib Talib então tenta “empurrar” Davante Adams pra sideline.(Se o WR pisar fora do campo ele não pode ser o primeiro a tocar na bola)
Outro motivo que faz um ataque alinhar um WR em um Plus Split é que ele terá mais espaço no campo para correr e desenvolver uma rota que quebre pra dentro, como um slant.Isso é outro motivo pra alinhar seu CB no ombro interno do WR em Plus Split: Coloca o CB em melhor posição pra defender uma rota que quebre pra dentro.