Com Hue Jackson como coordenador ofensivo, o Bengals teve por 2 temporadas um dos ataque mais múltiplos e balanceados da NFL, com uma infinidade de variações exóticas tanto no jogo corrido quanto no jogo de passe.Seu trabalho no Bengals fez com que ele fosse contratado como Head Coach do Cleveland Browns na última offseason.
Com Ken Zampese como coordenador ofensivo em 2016, o Bengals não abandonou esse tipo de ataque.Jeremy Hill e Giovani Bernard são uma dupla de RBs que se complementam.J. Hill é excelente em conceitos de corrida power run, enquanto Giovani Bernard é um bom change of pace RB.
Na semana 3 contra os Broncos, as variações do conceito de corrida Counter produziram um bom jogo terrestre para Jeremy Hill, que correu para 97 jardas e 2 TD.
A primeira variação usada é o Counter com um Jet Motion de WR vindo pelo lado oposto para fingir uma corrida End Around do WR.Esse motion do WR no momento do snap serve para “congelar” os defensores do lado oposto da jogada.
- Preste atenção no LB (#51) do Broncos.Ao perceber o Motion do WR (#86) do Bengals ele hesita de acompanhar a o movimento do RB e dá um passo para o lado oposto no momento em que o WR passa atrás do QB
- E essa hesitação do defensor resulta em um ganho de jardas extras
No primeiro drive do jogo, o Bengals conseguiu uma corrida de 50 jardas em outra variação do conceito Counter.Nessa variação, o LT substitui o WB como Lead Blocker.
- Nessa jogada o Bengals usa o OT Jake Fisher (#74) como um Wingback (também chamado de H-Back) para ajudar a linha ofensiva a “selar” os defensores do lado oposto da jogada com Down Blocks
- O RG (#68) e o RT (#70) fazem o pull para bloquear respectivamente, o EMOLOS e um jogador do segundo nível, no caso o Safety do Broncos (#43)
- Perceba que o Counter Step de Jeremy Hill (#32) “congela” mais uma vez o LB (#51) do Broncos.Isso facilita o Bloqueio de Jake Fisher nele