Na semana 13 da temporada de 2016, o Oakland Raiders chegou a estar perdendo por 24 a 9 no terceiro quarto em um jogo contra o Buffalo Bills.Mas com o seu ataque aéreo liderado por Derek Carr e a defesa fazendo boas jogadas, o Raiders conseguiu virar o jogo.
Nesse artigo vamos analisar 3 das jogadas de passe do Raiders que levaram o time a virada.
2-9-OAK 44(7:59) (Shotgun) 4-D.Carr pass short right to 10-S.Roberts to BUF 42 for 14 yards (53-Z.Brown, 20-C.Graham)
No drive que iniciou a virada do jogo, Os Raiders conseguiram uma primeira descida em uma 2nd and 9 usando o conceito de passe Hi-Lo.Esse conceito foi formado pela combinação de rota Dig-Drive. Nessa jogada, a rota Drive foi corrida pelo TE (#88) Clive Walford, enquanto a rota Dig foi corrida pelo WR (#10) Seth Roberts.
O Bills está em uma cobertura Cover 4 nessa jogada.
O conceito de passe Hi-Lo busca usar a rota Drive para atrair um jogador em cobertura por zona no meio do campo, abrindo espaço para a rota Dig.Nessa jogada, o jogador que “mordeu a isca” da rota Drive e abriu espaço para a rota Dig de Seth Roberts foi o LB (#52) Preston Brown, que é responsável pelas 2 zonas Hook no meio do campo (Left Hook e Right Hook). Preston Brown tentou se antecipar a rota Drive do TE (#88) Clive Walford, o que fez com que Seth Roberts ficasse livre de marcação no meio do campo e conquistasse a primeira descida.
O conceito de passe Hi-Lo funcionou perfeitamente nessa jogada.O LB Preston Brown não cumpre um princípio básico das coberturas por zona, que é de emparedar as rotas que ultrapassam sua zona apenas reagir a um passe mais curto. Esse princípio de defender Top-Down (defender prioritariamente a rota mais longa) não foi bem executado nessa jogada pelo Linebacker.
Depois de marcar 2 TDs, o Raiders encosta no placar.Com o jogo 23 a 24, o time de Oakland só precisa de mais um TD para virar a partida.O time consegue marcar esse TD no primeiro drive do último quarto.As próximas 2 jogadas são desse drive, incluindo a jogada que resultou no TD que virou o jogo.
3-10-OAK 41(14:37) (Shotgun) 4-D.Carr pass deep right to 81-M.Rivera to BUF 37 for 22 yards (30-C.White; 27-J.Ihedigbo)
A defesa do Bills conseguiu colocar o ataque do Raiders em uma situação de 3rd and Long.O Raiders portanto precisava de um passe longo para conseguir conquistar o 1st down.A jogada escolhida é o conceito de passe 4 verticals, que consiste em 4 recebedores correndo rotas verticais longas.
A cobertura que o Bills usa na jogada é a 2-Man.Essa cobertura é muito comum em uma situação de passe porque ela cria coberturas duplas em um recebedor que corra uma rota vertical longa.
O conceito 4 verticals costuma ser mais efetivo contra coberturas de zona como Cover 2 e Cover 3.Portanto, pelo menos no papel a defesa do Bills deveria ter conseguido impedir o 1st down.Mas o que faz essa jogada acontecer é o tipo de passe que Derek Carr faz para o TE (#81) Mychal Rivera.O belo passe feito por Derek Carr foi um backsholder throw.Nesse passe o QB lança a bola atrás do recebedor, não em frente, na direção da rota.É um tipo de passe muito difícil que requer bastante força no braço para que a bola chegue rapidamente ao recebedor antes que um defensor consiga se antecipar ao passe.
Se o passe fosse na frente do recebedor, e não atrás, o Safety (#27) James Ihedigbo estaria em boa posição para fazer a interceptação ou a deflexão.Portanto, o backshoulder throw foi uma boa saída para o ataque conseguir conquistar o 1st down.
2 jogadas depois, o Raiders consegue o TD da virada.
2-10-BUF 37(14:15) (Shotgun) 4-D.Carr pass deep right to 89-A.Cooper for 37 yards, TOUCHDOWN
Nessa jogada, a defesa do Bills deixa as coberturas conservadoras de lado e volta a fazer uma coisa que Rex Ryan é conhecido por gostar de fazer: Manda uma blitz agressiva de Cover 0.
Uma blitz de Cover 0 coloca muita pressão nos jogadores da secundária, que devem impedir uma big play fazendo o tackle caso não seja possível evitar a recepção.
Para o azar do Bills, o Raiders tem Amari Cooper no seu time e a linha ofensiva consegue proteger muito bem Derek Carr contra a blitz do Bills.O WR (#89) Amari Cooper corre uma rota chamada Slant and Go, ou Sluggo.Essa rota consiste em começar a correr uma rota Slant e depois fazer outro corte para correr uma rota Go (ou Fade).Esse double move é fatal contra a marcação de um CB, que depois de identificar a rota Slant pode tentar pular essa rota.Se ele tentar se antecipar a rota Slant, o WR conseguirá separação para correr a rota Fade.
É o que acontece nessa jogada.o WR (#89) Amari Cooper corre a rota Sluggo contra a marcação do CB (#29) Kevon Seymour.Seymour usa nessa jogada a técnica Shuffle, uma técnica designada para limitar o ganho de jardas com rotas curtas, como a rota Slant.No entanto, com o pump fake de Derek Carr e a rota Sluggo perfeitamente corrida por Cooper, o Cornerback não tem como fazer milagre nessa jogada.Não acredito que a culpa do TD tenha sido dele, pois com uma blitz de Cover 0 se espera que o passe seja rápido e curto, para uma rota Slant, por exemplo.A agressividade do Bills teve seu preço, pois a blitz não conseguiu pressionar Derek Carr.