Jogadores de defesa da secundária (CBs e Safeties) costumam ser mais velozes e ágeis que jogadores do Front 7 (DEs DTs, LBs).Isso é lógico, pois esse jogadores precisam marcar WRs tão velozes e ágeis quanto eles.
Mas se dedicar a velocidade e a agilidade tem um preço: Você pode acabar não sendo muito bom fazendo tackles ou se desvencilhando de bloqueios.
Manter o leverage externo (tarefa de um Force Defender) contra um bloqueio de um jogador da linha ofensiva e forçar a corrida internamente é uma tarefa muito difícil para um Cornerback, devido a diferença de peso e força entre jogador de OL e um CB.
Quando o ataque resolve criar um Gap para um corredor correr externamente a linha ofensiva (Off-Tackle), isso vai forçar esses jogadores da secundária a fazer tackles e lidar com bloqueios de jogadores da linha ofensiva.Esse matchup não é bom pra eles, e o resultado acaba sendo favorável para o ataque.
Conceito Crack Toss
No conceito Crack Toss o OT do lado da jogada fará o pull para fazer um Lead Block em um jogador da secundária que não tem responsabilidade direta pra defender a corrida (Secundary Support), enquanto TEs e WRs fazem Down Blocks e Crack Blocks no EMOLOS e no Forde Defender.Nessa jogada o handoff para o RB é substituído por um Toss do QB (o QB irá jogar a bola para trás para que o RB consiga correr em direção lateral em menos tempo).
Esse conceito funciona bem contra um time que não tenha Linebackers muito velozes, além de forçar um jogador da secundária a enfrentar um bloqueio de um jogador da linha ofensiva.
exemplificando…
No vídeo abaixo vemos o Cardinals usando o conceito Crack Toss contra o 49ers
- O Cardinals faz um motion com o TE (#87) para ele fazer o Down Block no EMOLOS, no caso o LB (#98), enquanto o WR (#11) faz um Crack Block no LB (#56).Esse dois bloqueios “selam” o front de defesa
- O LT (#68) faz o pull para fazer o Lead Block no CB (#39)
- O QB faz um Toss para o RB (#38) esse Toss faz com que o RB consiga chegar rapidamente a parte mais externa do campo.Até que os outros jogadores da defesa cheguem para fazer o tackle, o RB já tinha conquistado 6 jardas
Conceito G-Lead
No conceito G-Lead, o Guard (ou em algumas variações o OT) no lado da jogada fará o pull para fazer um Kickout Block (bloquear de dentro pra fora) no Force Defender do front de defesa.
Esse é um conceito muito bom contra uma defesa que gosta de colocar seus Safeties no box (o Safety se tranforma em um Force defender) e contra times que colocam um LB como Force Defender em um front Under.
exemplificando…
No vídeo abaixo vemos o Chiefs usando o conceito G-Lead contra o Raiders
- o WR do lado da jogada faz um motion para o lado oposto.O CB (#29) não acompanha esse motion, o que indica que eles está em marcação por zona, e consequentemente, com os olhos no backfield.Isso faz dele um importante Force Defender nessa jogada.
- O RG (#76) faz o pull para fazer o Kickou Block no Force Defender, o CB (#29)
- como o Point of Attack da corrida é externo a linha ofensiva, o TE (#84) precisa fazer um Down Block no EMOLOS, no caso o LB (#52).Porém este faz um bom trabalho tentando manter leverage externo em relação ao TE (#84), o que força a corrida pra dentro da OL
- Repare como se não fosse a bom controle do LB (#52) contra o Down Block do TE (#84) o RB poderia correr pelo Gap exterior, e teria muito mais espaço pra correr e conquistaria mais jardas
Conceito Sweep
No conceito Sweep, dois jogadores da linha ofensiva (podendo ser tanto o Center, quanto os Guards e Tackles) fazem o pull para bloquear um jogador do segundo nível e o Force Defender (ou Secundary Support), e assim criar um Gap fora da offensive tackle box para o RB correr entre os dois jogadores.
Além de conseguir um bloqueio contra um provável jogador da secundária (Force defender), esse conceito busca bloquear um jogador do segundo nível (geralmente um Linebacker) que esteja atrasado a acompanhar a movimentação do RB.Assim o bloqueio contra o jogador do segundo nível deve ser de fora pra dentro, enquanto o bloqueio no Force Defender deve ser de dentro pra fora, abrindo assim o Gap.
exemplificando…
Na imagem abaixo vemos o Eagles usando o conceito Sweep contra a defesa do Falcons
- O Eagles executa o conceito Sweep para o lado direito da formação, com o Center (#62) e o RT (#65) fazendo o pull para bloquear respectivamente um jogador do segundo nível, no caso o Safety (#25) e o Force Defender, no caso o LB (#52)
- O Center consegue o bloquear o Safety (#25) de fora pra dentro, enquanto o RT (#65) não consegue manter o bloqueio de dentro pra fora contra o LB (#52), com isso, o RB (#29) não consegue correr entre o Gap que foi criado
- Mas apesar disso, o WR consegue um bom bloqueio contra o CB no lado da jogada, o que faz o RB ter espaço para marcar o TD