Antes de pensar na pergunta do título desse artigo, refletirei sobre outra pergunta:
Por que pessoas gostam de assistir/praticar o Futebol Americano?
Penso que o que mais faz as pessoas se interessarem por FA é a fisicalidade.Por ser um esporte de bastante contato, o FA é visto como bom um desafio para pessoas que se interessam por esporte e atleticismo. Jogadas espetaculares na NFL ficam famosas e passam nos noticiários esportivos do mundo todo, atraindo ainda mais gente para assistir o esporte.Eu por exemplo, comecei a me interessar por Futebol Americano jogando o Madden NFL 2004, que tinha Michael Vick como capa.Vick talvez tenha sido o QB mais veloz da história da NFL, e suas corridas espetaculares e anormais para um QB me fizeram ser um fã de Futebol Americano.
Talvez isso explique porque a NFL é muito mais popular que o College Football no Brasil.Mesmo uma pessoa não entendendo os aspectos do jogo, ela pode gostar e começar a acompanhar pelas jogadas espetaculares que acontecem em todas as semanas da temporada da liga profissional.
Mas o que faz o Futebol Americano ser o melhor esporte do mundo na minha opinião é o aspecto mental do jogo.Não há esporte do mundo que exija tanto de um ser humano tanto da parte física quanto da parte mental quanto o Futebol Americano.
Não é exagero comparar Futebol Americano ao Xadrez.Em termos de complexidade estratégica, o FA se compara a muitos tipo de jogos, até mesmo com e-sport como o League of Legends.
Mas o que faz o FA ser único é que ele é real.Ele é feito com pessoas de carne e osso que apostam sua capacidade atlética e mental em um campo na busca de um objetivo: Entrar no território adversário. Então, em sua essência, o FA não é muito diferente de um e-sport como LoL , cujo objetivo é adentrar a base adversária para destruir suas torres, e o meio para isso é apostar seu conhecimento sobre os aspectos de batalha de cada personagem do jogo.
Mas mesmo sendo tão complexo quanto um jogo de computador que é jogado por milhões de pessoas no mundo, o aspecto estratégico do FA é muitas vezes considerado complicado demais para entender, e portanto, desinteressante.
De fato, é necessário tempo para entender todo os aspectos estratégicos do FA.Mas uma vez que você começa a juntar as partes do quebra-a-cabeça, você reconhece o Futebol Americano como o jogo incrível e único que ele é.
Mas voltando a pergunta do título do artigo, eu queria contar um pouco da história desse site.
De onde veio o P/A?
A idéia para a criação desse site veio de um interesse por outro esporte: O futebol da bola redonda.
Na copa do mundo de 2014 eu estava com tempo livre para assistir a maioria dos jogos da copa.Com esse tempo livre, acabei por descobrir um blog que falava sobre a parte tática das partidas da copa do mundo.Esse blog era o Painel tático do globoesporte, escrito por Leonardo Miranda.
Apesar de acompanhar o futebol desde que me entendo por gente, eu me surpreendi com a quantidade de conceitos estratégicos que passavam desapercebidos dos meu olhos quando eu assistia um jogo de futebol.Transição? compactação de linhas? Intensidade? Eu- e a maioria dos brasileiros pra falar a verdade- tínhamos conceitos pré-definidos sobre o futebol.
Eu gosto de um post em particular do blog onde ele fala sobre uma formação tática 4-2-2-2 que estava no imaginário ideal dos torcedores brasileiros.Ele mostra como esse ideal de formação não existe e como a mentalidade brasileira na questão tática do futebol está atrasada em relação ao resto do mundo.E uma das consequências disso foi o placar de uma partida nessa mesma copa, que se não me engano foi 7 para um time e 1 para o outro.
Depois de ser surpreendido por todas essa coisas que eu não tomava conhecimento, eu passei a me perguntar se o mesmo se aplicaria ao meu esporte preferido, o FA.Depois da copa, comecei a ler artigos de outro jornalista que falava de estratégia de FA, Matt Bowen.A série de artigos dele NFL 101, onde ele explica a maioria dos conceitos de jogada do FA foi o que deu o pontapé inicial para a construção desse site.
A partir disso, eu comecei estudar todos os aspectos estratégicos do FA a fundo.Não vou mentir, levou tempo para entender como cada coisa se relaciona com a outra, e muitas idéias de estratégia que eu tinha antes desse período de estudo foram transformadas ou quebradas.
Uma parte de um post no Head Coach Brasil que exemplifica bem esse momento de quebra.O autor do texto sempre ao fazer uma pergunta para um técnico de FA recebia um “depende” como resposta.E só depois de um tempo que ele percebeu que essa resposta se dá a importância do contexto da situação.
O contexto é tão importante porque, ao contrário de um jogo de computador como o LoL, os personagens da batalha são de carne e osso.E sendo de carne e osso, sua habilidade atlética é única, e o tempo que ele dedica ao Futebol Americano para desenvolver ainda mais sua habilidade atlética e mental é o que define sua capacidade de ser competitivo.Por isso que você não vê as mesmas jogadas atleticamente espetaculares da NFL no College Footbal, no High School Football ou no FA brasileiro, que ainda é amador.
Por isso é impossível instalar um tipo específico de ataque ou defesa se você não tem atletas que encaixem e consigam fazer todas as mecânicas necessárias para fazer um determinado tipo de esquema funcionar.Aliás todo tipo de filosofia estratégica nasceu dentro de um contexto de atletas disponíveis na época.O ataque Air Coryell veio da grande disponibilidade de recebedores atléticos na California dos anos 70/80.E também existe o contexto da informação: Os ataques Spread tiveram o ganho de popularidade nas últimas décadas pela chegada na internet, que facilitou muito o processo e instalação.E o que seria do FA praticado no Brasil se não fosse a internet?
Mas e aí, dá pro Futebol Americano ser plenamente entendido pela massa?
A resposta dessa pergunta é em teoria sim, mas na na prática é não.Estratégia de Futebol Americano é um nicho relativamente pequeno até mesmo entre os norte americanos.
Mas o que eu tento fazer nesse site é facilitar o entendimento com referências.No período que eu estudei FA, eu notei que eu sempre entendia mais rápido se tivesse algum vídeo ou gif no artigo junto com o desenho da jogada.Eu estudei design por 3 anos da minha vida, e criei um método de desenhar jogadas no photoshop para ajudar nessa referência.
Não acho que isso seja suficiente para alguém que começou a acompanhar o FA entender plenamente os posts desse site.Mas o feedback positivo que eu recebi em 5 meses de site me encoraja a tentar trazer a estratégia do FA para o mainstream.