“Leverage” – a palavra que explica o Futebol Americano

Uma palavra recorrente em artigos de estratégia de Futebol Americano em inglês, principalmente se ele analisar alguma jogada, é “leverage“.

O problema é que traduzir essa palavra para o português e manter o sentido do texto é praticamente impossível.

leverage2

Dizer que um jogador está com “alavancagem externa” em relação a outro não soa muito bem.

Mas afinal, porque essa palavra é tão importante a ponto de explicar o Futebol Americano como sugere o título desse artigo?

Leverage = espaço

O Futebol Americano é um jogo de conquista de território.Do que se precisa para conquistar o território adversário? Ganhar espaço.

Para planejar uma jogada então, um ataque precisa escolher um ou alguns pontos do campo e tentar conseguir espaço naqueles pontos para avançar a bola.

A maravilhosa complexidade do futebol americano reside no fato de que existem várias maneiras de se conquistar um determinado espaço do campo.

O que vai mudar de um conceito de jogada de ataque para outro então serão a(s) maneira(s) escolhida(s) para tentar conseguir o espaço/leverage em um ponto do campo

Força bruta

Bloquear o adversário e tirá-lo do caminho com força bruta é o que mais caracteriza o futebol americano.

Pense num Guard fazendo o pull para bloquear e abrir passagem para um RB, que por sua vez vai quebrar os tackles e arrancar ainda mais jardas.Não é a toa que o conceito de corrida Power é chamado de jogada dos deuses do Futebol Americano.

 

Aritmética

Essa é a principal maneira na qual os esquemas e conceitos do Futebol Americano ajudam um time a conquistar leverage.Se a defesa tiver apenas 3 jogadores pra marcar 4 jogadores do ataque é claro que alguém do ataque vai ficar livre e cheio de espaço pra receber a bola.

Pense em 4 recebedores do ataque correndo rotas Go contra uma cobertura Cover 3.Se o QB conseguir tempo para fazer o passe, algum recebedor com certeza ficará livre.

Velocidade/Agilidade

Aqui é onde muitos RBs e WRs conseguem seu sustento.

Pense em um WR correndo uma rota Fade contra um CB em marcação homem-a-homem e queimando-o com sua velocidade.

Direcionamento Falso

Isto é: Fazer a defesa pensar que você vai fazer uma coisa e fazer outra.

A jogada que dá nome a essa humilde página na internet é um bom exemplo. O Play Action busca fazer os linebackers pensar que você quer criar leverage pro RB correr, quando na verdade você quer criar leverage para que um recebedor em uma rota Slant ou Dig receba a bola com espaço.

Outro exemplo disso é um ataque baseado no Triple Option ou na formação T

Leitura do leverage da defesa

E é claro, dá pro ataque escolher o que ele quer fazer baseado no que a defesa está fazendo no momento da jogada.

Read Option, Run Pass Options são jogadas onde o QB irá ler um jogador da defesa e definir o que vai fazer com base no que esse jogador fazer.

Outro exemplo são as jogadas de corrida bloqueadas por zona, onde o RB vai ler o leverage dos jogadores da linha defensiva e fazer o corte com base nessa leitura

Leverage do ponto de vista da defesa

Dito tudo isso, o trabalho da defesa será reagir e impedir que o ataque conquiste o leverage no ponto onde ele tentar conquistar.

Como teoricamente uma defesa não sabe o que o ataque vai fazer antes da jogada, a defesa então precisa estudar as tendências de um ataque, para tentar ocupar todos os espaços onde o ataque pode tentar conseguir o leverage.

Para minimizar ganhos em jogadas de corrida, uma defesa que tenha por tendência utilizar fronts com jogadores em técnica 1-gap precisará garantir que pelo menos um jogador da defesa ocupe cada um dos Gaps.Se todos os gaps estiverem ocupados, o RB não terá espaço pra conquistar muitas jardas.

 

No caso de uma jogada de passe, os jogadores que farão a cobertura muitas vezes precisam dividir o leverage com relação a um recebedor.O que isso significa?

leverage4

Um recebedor tem apenas dois caminhos, caso sua rota não seja uma rota Go ou Fade: Ou ele vai cortar a rota pra dentro ou ele vai cortar a rota pra fora.

Se um CB se alinha no ombro externo do WR e mantém esse alinhamento dizemos que ele está com um leverage externo (Outside leverage) em relação a esse recebedor.Isso faz ele ter mais tempo pra reagir caso o recebedor corra uma rota que corte pra fora, e assim ele consegue se manter no caminho dessa rota e impedir que o recebedor “cruze sua cara”.

Agora vamos supor que o recebedor corra uma rota que quebre pra dentro.Se o CB está com leverage externo, então ele estará em desvantagem pra defender essa rota.Então quem será capaz de impedir essa recepção?

Caso a rota seja um Dig ou um Post, e a cobertura seja do tipo MOFC (Middle of the field closed), o Free Safety em marcação profunda no meio do campo, que está lendo o QB estará com o leverage interno para desafiar essa rota.

leverage3

Portanto, o importante para um jogador da defesa é que consiga manter o mesmo leverage que o esquema de cobertura designou a ele para que ele tenha uma chance de parar a jogada e impedir o avanço.

O conceito de leverage também serve pra explicar uma defesa que tenha como filosofia usar de muitas jogadas de Blitz.

Um QB pra fazer sua leitura da defesa e realizar o passe precisa de espaço, ou seja, leverage.Esse espaço deve ser garantido pela linha ofensiva.

pocket

Enviar 5 ou mais jogadores para fazer o pass rush desafia a OL, TEs e RBs a bloquear todos esses jogadores.Quando não conseguem, o leverage/espaço que o QB precisa pra fazer o passe é destruído pela defesa, e a jogada de passe falha antes mesmo de ser completada.

Mas muitas vezes isso só é possível se os jogadores da defesa designados a fazer contain rush conseguirem manter o QB no Pocket, impedindo que ele saia dele para fazer o passe em movimento.Portanto, esses jogadores precisam manter o leverage externo com relação ao QB no lado da jogada onde eles estão, impedindo assim que o QB fuja da Blitz que se destina ao centro do pocket e faça o passe em movimento.

Conclusão

No final das contas, conseguir o leverage de um ponto no campo e tentar avançar a bola pra esse ponto, seja com um passe e uma recepção ou com uma corrida, é o objetivo final de uma jogada de futebol americano.

Essa palavra é tão importante que será usada na maioria dos posts desse site, com um link para este artigo.