O último Super Bowl foi um bom jogo. Um jogo de nível técnico alto, esquematicamente bem pensado. Emocionante, de certa forma. Acho que não dá pra criticar.
No entanto, eu não tive a menor vontade de rever ele.
Na verdade eu não lembrava de quase nada dele. Eu lembrava que teve um scramble do Patrick Mahomes no final, um fumble do Jalen Hurts eu acho. De resto, era só a mesma receita de ataques spread cheios de motions pra lá e pra cá.
Apenas revi o All-22 do jogo recentemente. E cheguei a conclusão de que eu to cansado desse estilo de jogo. Parece que é muito fácil atacar nos dias de hoje. As defesas não tem a menor chance. Aquelas defesas lendárias do Bears, Steelers, ultimamente do Seahawks, ficaram no passado.
Eu prefiro assistir muito mais um Super Bowl como o do Giants contra o Patriots em 2007. Se não me engano, foi o último que não foi transmitido pelo Brasil. Eu lembro de assistir ele por um software de streaming pirata no windows XP.
O contexto do jogo era que seria a maior barbada da história. O lendário ataque do Patriots de 2007 atropelava os adversários e dava ré depois. Ninguém acreditava em derrota deles. No entanto, o que se viu foi a defesa do Giants fazendo esse ataque sofrer. Pela primeira vez na temporada, aquele ataque estava sofrendo, e no jogo mais importante.
É esse sofrimento que faz falta. O struggle. A dificuldade extrema de conseguir executar alguma coisa. Isso desapareceu. E talvez que tenha que aceitar que não vai voltar mais.
O inquestionável: A questão da segurança
Essa é adaga no coração que talvez faça com que aqueles tempos fiquem no passado: As novas regras pra aumentar a segurança do jogo fazem com que a defesa jogue com o pé no freio.
Sim, eu concordo com aumentar a segurança. Até porque, se não for, o esporte acaba.
Mas infelizmente, é inegável que o própio esporte está sendo sacrificado por essa causa. Uma defesa hoje tem que jogar com o pé no freio, sempre com medo de fazer um unecessary roughness ou um roughing the passer. Isso faz as defesas serem menos dominantes.
Pra deter um ataque tipo o do Chiefs e o do Eagles, você precisa jogar sem medo. Você precisa acabar com as jogadas antes que elas comecem a acontecer, e pra isso você precisa jogar com hesitação quase 0 e agressividade total.
Eu não sei qual defesa hoje que joga perto desse nível.
O novo formato de playoffs: Pra que? Pra quem?
Isso não está relacionado com o que eu estava falando, e é só minha opinião controversa, mas outro motivo que me faz desgostar da NFL é o novo formato de playoffs. Ele tira muito a importância e o peso dos jogos de temporada regular. Colocar apenas 1 time pra descansar na primeira rodada dos playoffs é uma vantagem muito desigual, e tirar a oportunidade de outro time ser o seed 2 e descansar também remove a oportunidade de jogos emocionantes de times lutando pelos seed 2.
Também não sei qual a vantagem de aumentar mais uma vaga e dar uma chance pra um time ruim se classificar pros playoffs. Um time que não consegue ter pelo menos .500 de aproveitamento não merece estar no playoffs. Ponto final. Você simplesmete não merece ser campeão, nem que você consiga por um milagre. Não entendo qual a emoção de ver times ruins brigando por uma vaga de playoffs.
Esse formato e aumentar o número de jogos favorece bastante ao bolso dos owners, e apenas isso. Mas enfim, é só minha opinião, assim com o próximo tema.
A nova regra de numeração da camisa.
Isso é só a cereja do bolo mesmo.
E que merda de cereja amarga.
Eu sou viúvo da NFL dos anos 2000.