Tentar encaixar uma jogada de corrida dentro de um conceito pode ser uma tarefa que produz um resultado ambíguo.Afinal, afirmar que uma jogada é jogada “X” já é uma arbitrariedade.É só uma maneira de encaixar vários tipo de bloqueios em vários jogadores diferentes dentro de um único termo com o objetivo de facilitar a comunicação.
A verdade é que só o própio time sabe de seu playbook.Mas isso não significa que não podemos separar e encaixar diferente jogadas para definir outros conceitos.
Duo, Draw, Wham e Outside Zone pin-pull são variações de conceitos de corrida e bloqueio que misturam algumas características dos outros conceitos já abordados na secão ABC do Futebol Americano desse site.
Conceito Duo
também chamado de Power sem pull
O conceito Duo visto da TV ou da arquibancada se parece muito com uma corrida de Inside Zone, com a diferença sendo que o RB corre para o lado oposto da movimentação da OL.
Na verdade o Duo se assemelha mais a um esquema de Gap como o Power.O nome do conceito Duo faz menção a como a OL tenta bloquear no lado da corrida, com 2 combo blocks (bloqueios duplos) em jogadores da DL que funcionam como Down Blocks para abrir espaço para a corrida do RB.
Mas a verdadeira semelhança que o Duo tem com o Inside Zone é uma leitura que o RB tem do do MLB na jogada.Se o MLB tentar defender um gap no interior da OL, o RB corre por fora dos Offensive Tackles.Se o MLB tentar defender um gap externo aos Offensive Tackles, o RB corre por dentro.
exemplificando…
Na imagem abaixo vemos o conceito Duo sendo usado em uma corrida do RB Ezekiell Elliot do Cowboys.
- O Cowboys executa a corrida para o lado da formação com 2 TEs.Essa formação com 2 TEs permite que a OL consiga 3 combo blocks ao mesmo tempo
- O MLB (#50) do Packers tenta defender a corrida internamente, indo direto para o Gap A da OL
- Com isso, o RB redireciona a corrida para fora da OL, conseguindo avançar para uma boa corrida
Conceito Draw
Draw é a clássica corrida no Futebol Americano que é essencialmente o contrário de um playaction: Se no playaction o ataque finge uma jogada de corrida para fazer um passe, no Draw o ataque finge uma jogada de passe para correr com a bola.
O que faz o Draw criar espaço para o RB que vai receber o handoff é o movimento de recuo que os Offensive Tackles fazem para tentar mostrar um típico bloqueio de passe.Esse movimento faz com que os jogadores da DL, geralmente os DEs e OLBs que vão fazer o pass rush penetrem o backfield, deixando espaço para que o RB possa correr.
O Draw muitas vezes é combinado com um Lead Block do Fullback quando o ataque tem um Fullback na formação.
exemplificando…
Na imagem abaixo vemos o ataque do Rams executando um Draw com Lead Block do Fullback contra a defesa do 49ers.
- No momento do snap, os OTs do Rams (#77 e #72) recuam como se fossem fazer bloqueio para passe
- Essa movimentação dos OTs faz com que os OLBs do 49ers (#51 e 59) avancem para penetrar o backfield, deixando espaço para uma corrida do RB
- A corrida não é bem sucedida pois o C tenta um Trap block para bloquear o DT (#94) que acaba não dando certo.Mas repare no espaço deixado pelos OLBs que foram para o pass rush.Esse espaço que é aproveitado pelo RB em uma corrida bem sucedida
Conceito Outside Zone pin-pull
Visto de qualquer ângulo, o Outside Zone pin-pull é praticamente indistinguível de um conceito de corrida Sweep.Isso porque nesses dois conceitos o ataque tem 2 jogadores da OL fazendo um pull para bloquear no lado da corrida.
Mas o que distingue o Sweep do Outside Zone pin-pull, é que no Outside Zone pin-pull, assim como no Outside Zone normal, os bloqueios da OL são definidos no momento em que o Front de defesa mostra seu alinhamento.
A partir disso, a OL tem regras para definir quem na OL faz o pull e quem faz o Down block (daí o nome pin) no lado da corrida.
O Outside Zone pin-pull é muito usado para contra-atacar um Front de defesa que se alinha de forma a defender uma corrida Outside Zone normal.Essa corrida é, portanto, uma resposta a uma DL que alinha seus jogadores de uma forma que torna difícil um jogador da OL fazer o Reach block (bloqueio muito comum em uma Outside Zone normal ) nesse jogador.
exemplificando…
Na imagem abaixo vemos o ataque do Chiefs executando o Outside Zone pin-pull contra a defesa do Saints.
- Repare que antes do snap tanto o C (#61) quanto o RG (#76) estão descobertos (nenhum jogador está alinhado em diretamente em frente ou no ombro externo desses jogadores)
- Com isso, a regra do Outside Zone para eles é fazer o pull para bloquear no lado da corrida.é o que eles fazem, enquanto o LG (#79) faz o Down block no DT (#92)
- Os OLs que fazem o pull bloqueiam o primeiro jogador que aparece desbloqueado no lado da corrida, enquanto o RB busca algum espaço para correr nesse lado
Conceito Wham
O conceito Wham consiste em um Trap block executado por um jogador em motion, geralmente um TE.
Assim como qualquer conceito de corrida que use um bloqueio Trap, o conceito Wham busca se aproveitar da agressividade de um jogador da DL que tente constantemente penetrar o backfield para parar uma corrida, em uma técnica 1-gap.
O conceito Wham torna uma corrida Trap ainda mais poderosa, pois agora a OL tem melhores condições de trabalhar no segundo nível.
exemplificando…
Na imagem abaixo vemos o Patriots executando o conceito Wham, com o TE Rob Gronkowski executando o Trap block
- O ataque do Patriots executa uma corrida para o lado esquerdo da formação.Mas repare que a OL deixa o DT (#93) desbloqueado no momento do snap
- Antes do snap, o TE (# 87) fazia um pequeno motion.Esse motion serve para esse TE pode bloquear o DT que foi deixado desbloqueado pela OL.
- O DT não consegue penetrar no backfield, e a corrida resulta em um bom ganho de jardas