Panthers vs Broncos (Super Bowl 50)

O ataque do Panthers chegou ao Super Bowl 50 com as pompas de ter o mais diversificado jogo corrido da NFL e o MVP da temporada 2015 Cam Newton.Por causa disso, muitos viam o Panthers como favorito para ganhar o jogo.

Mas a defesa de Wade Phillips chocou o mundo.O que se viu em campo foi uma dominação total, principalmente na linha de defesa do Broncos sobre a linha ofensiva do Panthers.A OL do Panthers não conseguiu ter uma resposta para as constantes blitz da defesa do Broncos, e seu jogo corrido, que tinha atropelado os seus adversários anteriores, brecou violentamente.

A filosofia de ataque do Panthers

Confesso que eu também via o Panthers como favorito.A filosofia de jogo que o Panthers adota é clássica e eficiente: Ball Control.O ataque nessa filosofia faz o máximo para minimizar turnovers, conseguir jardas pela corrida nos primeiros downs, e tentar ficar em terceiras decidas para poucas jardas para lançar passes altos e seguros para um bom recebedor.No caso do Panthers, um TE “armário” como Greg Olsen.Essa filosofia, junto com a forte defesa, fez o Panthers liderar a NFL em saldo de turnovers com +20.

O que mudou das outras temporadas para a temporada 2015, além de um Cam Newton melhor e mais experiente, foi a maximização do “conseguir jardas pela corrida nos primeiros downs.”.Combinando esquemas de Gap e zona com formações Spread e usando Cam Newton como uma ameaça pelo chão, o Panthers executou sua filosofia no decorrer da temporada perfeitamente.

Na imagem abaixo vemos o conceito de corrida Counter, um dos principais conceitos de esquema de Gap, aliado com um Read Option.Note como a formação não possui nenhum TE ou FB, o que é típico em formações Spread.

Syed Schemes

QB G/T Counter Read

Repare como um dos LBs segue o movimento do RB e o DE que é lido congela, esperando que o RB corra com a bola pro lado direito.Isso abre espaço pra corrida de Cam Newton pelo meio.

Com a ajuda desse timo de esquema de corrida, o Panthers foi o segundo melhor time em jardas corridas da temporada 2015.

Mas como sabemos, no Super Bowl a história foi outra.

Malik Jackson MVP

Von Miller mereceu o prêmio de MVP.

Mas depois de ver o All-22 do jogo, estou certo de que outro jogador também merecia o prêmio.

O que Malik Jackson jogou nesse jogo não está no gibi.Quando o Panthers tentou correr pelo meio da linha ofensiva, Malik Jackson simplesmente não deixava.Derek Wolf e Vance Walker também jogaram muito bem, acabando com o ataque corrido do Panthers e não permitindo que eles executem sua filosofia de Ball Control.

Veja na imagem abaixo Malik Jackson separando um combo block dos LT e do RT e fazendo o tackle no RB

 

Dessa vez, ele está fazendo a técnica 2-gap no LT Michael Oher.Ele consegue controlar o OT, fazendo ele recuar de tanta força, e consegue contato com o RB mais uma vez.

 

Outra vez contra um combo block, Malik Jackson se desvincilha dos bloqueios e penetra no backfiled numa técnica 1-gap para fazer o tackle.

 

Com o jogo corrido brecado pela defesa, o Panthers teve que tentar conquistar o 1st down com passes longos em situações de 3rd and long.

Mas aí entrou a segunda parte do plano de jogo criado por Wade Phillips = fazer Cam Newton comer grama.

Cam Newton não faz scramble

Para parar o passe dos Panthers, usar de cobertura homem-a-homem era uma estratégia lógica.A superioridade técnica do CBs do Broncos em relação aos WRs do Panthers era gritante.

O problema é que usar muita marcação homem-a-homem poderia tornar a defesa vulnerável a scrambles de Cam Newton, pois os CBs não estariam com os olhos no QB, como numa cobertura de zona.

Mesmo assim Wade Phillips arriscou.Ele percebeu, ao estudar o ataque do Panthers, que a maioria das corridas de Cam Newton eram em esquemas que já designavam a sua corrida, como Read Option, ou até mesmo com conceitos Power onde ele mesmo carregava a bola.

Apesar disso, Cam Newton e o ataque do Panthers conseguiram se aproveitar dessa desvantagem da marcação homem-a-homem no drive em que anotaram o seu único TD do jogo.Abaixo vemos Cam Newton fazendo um scramble contra uma secundária em marcação homem-a-homem.

 

Também se aproveitaram desse tipo de marcação com o conceito de passe Mesh, que usa de 2 rotas cruzadas no meio do campo pra criar tráfego e atrapalha o CB a acompanhar sua marcação, na jogada que antecedeu o touchdown corrido de Jonathan Stewart.

CoberturaMesh

Cover 1 Blitz

PasseMesh2

Conceito Mesh

 

Mas esse aproveitamento da marcação se resumiu a esse drive.Com a defesa parando o jogo corrido, o Panthers foi forçado a muitas situações de 3rd and long.A jogada abaixo aconteceu em um 3rd an 8.Wade Phillips enviou um tipo de blitz extremamente agressiva, chamada de Green Dog.Na blitz Green Dog, se um jogador que o defensor está marcando faz o pass block para proteger o QB em vez de correr uma rota, o defensor tem liberdade pra fazer a blitz.Isso faz das Blitz Green Dog ser um esquema que produz muito sacks, como acontece na jogada.

Também nessa jogada, perceba que os CBs #21 Aqib Talib e #25 Chris Harris se alinham cada um na frente de um recebor, mas na hora do snap eles trocam a marcação.Essa é chamada de uma cobertura banjo, e é feita para evitar que o tráfego atrapalhem os CBs.Os CBs só saberão quem marcar depois do snap onde o WRs irão declarar o release.O CB que estiver a direita, nesse Caso Aqib Talib, irá marcar o recebedor que tiver um release externo (nessa jogada o #10 Corey Brown), enquanto o da esquerda vai marcar o recebedor que tiver release interno (#17 Devin Funchess).

Passeblitz

Combinação de rota Fade-Out do lado direito

Coberturablitz

Cover 1 blitz

 

Com o ataque do Panthers dominado tanto na corrida como no passe, a vitória do Broncos era questão de tempo.

Conclusão

Em 2013, o Broncos chegou ao Super Bowl com um dos melhores ataques da história, mas acabou perdendo o jogo para o Seahawks.

Já em 2016 a história se inverteu.A defesa do Broncos conseguiu parar um dos melhores ataques da temporada e o MVP Cam Newton.

E com um plano de jogo totalmente diferente do qual o Broncos derrotou o Patriots na final da AFC, Wade Phillips pra mim já tem um lugar garantido no hall da fama.

“Ataques vendem ingressos, defesas ganham campeonatos”.Essa máxima do futebol americano parece como uma grande verdade cada vez mais.