Com Ben Roethlisberger machucado, parecia que a vitória estava nas mãos do Bengals.Ainda mais depois da interceptação de Vontaze Burfict no passe de Landry Jones, reserva de Big Ben.
Vamos analisar essa jogada, e ver onde o backup QB do Steelers errou.
[PIT 1-10 PIT 14] (1:43) (Shotgun) L.Jones pass short middle intended for M.Wheaton INTERCEPTED by V.Burfict at PIT 26. V.Burfict to PIT 26 for no gain (M.Wheaton). CIN-W.Gilberry was injured during the play.
*Você pode diminuir a velocidade de reprodução clicando na engrenagem na barra inferior do player
A jogada chamada pelo coordenador ofensivo do Steelers foi um conceito de passe chamado Hank , que consiste na combinação de rota Curl-Flat espelhada nos 2 lados da formação com uma rota Spot corrida pelo recebedor “Y”, geralmente o TE.
Hank é um conceito de passe que funciona muito bem contra uma cobertura Cover 3.Porém, a cobertura que o Bengals usa na jogada é a Cover 6, que é a fusão das coberturas Cover 2 e Cover 4. Cover 2 de um lado da formação, Cover 4 do outro lado da formação.
No caso, o Bengals usou Cover 2 no lado fraco da formação, que era o lado onde estava alinhado o WR Antonio Brown, e Cover 4 no lado forte.
O motivo do conceito de passe Hank não ser efetivo contra esse tipo de cobertura é que em qualquer cobertura com 2 Safeties em profundidade (Split-Safeties), as rotas Curl corridas pelos WRs receberão marcação dupla.No lado do Cover 2 haverá um OLB ou NB defendendo a zona Curl em frente a rota e um Safety defendendo 1/2 pedaço do campo em profundidade.
É o que acontece na jogada.Antonio Brown corre uma rota Curl direcionada a uma cobertura Cover 2, porém não consegue abrir uma janela onde possa ser feito o passe, pois o CB Adam Jones e o LB Vincent Rey fazem um bom trabalho “emparedando” essa rota Curl, enquanto o FS George Iloka também encontra-se em posição para parar um possível avanço.
Já no lado forte, a cobertura Cover 4 faz com que a rota Curl corrida por Martavis Bryant receba automaticamente marcação dupla pelo CB e pelo SS, enquanto que a rota flat do TE Heath Miller está bem marcada pelo CB que defende as zonas Curl-Flat.
Landry Jones percebe que não irá conseguir completar o passe para uma das rotas Curl no momento depois do snap, ao se der conta que é uma cobertura Split-safeties.No desespero de tentar salvar seu time da eliminação, tenta forçar o passe para a rota Spot no meio do campo corrida pelo WR Markus Wheaton.Mas para seu azar, Vontaze Bufict lê seus olhos e faz uma bela jogada, conseguindo a interceptação.