Quando se trata de plano de jogo, Bill Belichick e Andy Reid são incomparáveis.Bill antes de ganhar o que ganhou com os Patriots, conseguiu ter um plano de jogo feito por ele no Hall da Fama.Foi o plano de jogo do Super Bowl de 1990, quando parou o ataque aéreo do Bills de Jim Kelly. Já Andy Reid, além de guru ofensivo, tem a sua habilidade em fazer planos de jogo evidenciada pelo seu retrospecto em jogos depois da bye week de seu time: 16-2.É, com mais tempo antes de um jogo, Reid faz um plano de jogo matador.
Montar um plano de jogo basicamente falando se trata de maximizar os pontos fortes do seu time em cima dos pontos fracos do time adversário, assim como tentar anular os pontos fortes do adversário. É baseado nas diversas situações que um time enfrenta durante o jogo e por isso pode ter varias nuances
Aqui tento destacar algumas nuances do plano de jogo de ambos os times.
Defesa de 3rd down – jogando contra situações de passe
Em termos defensivos, uma das principais questões a serem respondidas na criação de um plano de jogo é como a defesa vai se comportar em um 3rd Down para muitas jardas, o que caracteriza uma situação óbvia de passe.
A defesa usa marcação por zona ou mano a mano? Vai de blitz ou só vai com 3 no Pass rush? O interessante foi que nesse jogo os 2 times trataram de forma bem diferente esse tipo de situação.
O Chiefs nessas situações adotou uma estratégia que muitas defesas também adotam ao jogar contra o Patriots: A de ir apenas com 3 jogadores no pass rush enquanto “dropa” mais um para defender o passe.Essa é uma estratégia muito comum contra o ataque do Patriots, que usa de rotas curtas para os RBs e Recebedores, que por sua vez são hábeis em ganhar jardas após a recepeção.
Na jogada onde Brady sofreu o sack e o fumble, 3rd and 10, o Chiefs foi com apenas 3 no rush e com uma cobertura por zona Tampa 2 na secundária. A defesa deixa 2 jogadores em uma cobertura perto da linha de scrimmage para limitar qualquer passe curto para o RB no lado direito ou para o TE no lado esquerdo, enquanto o topo da cobertura marca muito bem as rotas longas. Tom Brady segura a bola por muito tempo e acaba sofrendo o sack.
Já o Patriots, em situações de passe, adotou uma estratégia oposta a do Chiefs em questão de mandar jogadores para o pass rush. O Patriots escolheu usar de blitz para pressionar o tão badalado Patrick Mahomes.
A estratégia a princípio faz sentido por causa da formação que o Chiefs gosta de usar em situação óbvias de passe, que é a formação Empty, sem nenhum RB no backfield, pois o ponto fraco dessa formação é justamente a proteção de passe.Mas o que é de costume quando se trata de Belichick, a graça não está exatamente no que ele faz, mas como.
Para colocar pressão no QB adversário, Belichick usou um Front “Psycho”. Um Front Psycho é um Front com nenhum, 1 ou até 2 jogadores alinhados na DL com as mãos no chão, enquanto o resto do Front 7 está de pé, ameaçando blitz ou ameaçando “dropar” da cobertura.Esse tipo de Front é ótimo para disfarçar a intenção da defesa, que pode ou mandar todo mundo para blitz ou dropar a maioria e ir com apenas 3, como o Chiefs fez nesse jogo.
Só de usar esse tipo de Front já confundiu bastante tanto a OL do Chiefs quanto o QB Patrick Mahomes, mas Belichick ainda tinha outras cartas na manga.Se você prestar atenção nos próximo Gifs a seguir, vai perceber que no momento do snap, sempre vai ter mais jogadores da defesa indo pra blitz do que jogadores preparados para fazer proteção de passe.
Mas no fim das contas, nem todos realmente vão atrás do QB.No caso dos 2 LBs aliado em frente ao C, eles usam de um esquema onde os 2 vão para blitz inicialmente nos 2 gaps A.Daí o Center, que não pode bloquear os 2 ao mesmo tempo, vira pra bloquear um lado. Aí entra o esquema: o LB do lado que o Center bloqueou desiste da blitz e faz o drop pra cobertura, enquanto o LB do lado que o Center não virou continua na blitz.
Logo no ínicio do jogo o Chiefs encarou esse Front num 3rd Down.Perceba como no momento do snap 6 jogadores do Patriots vão para a blitz.
Mas repare no C #60.Ele bloqueia pra esquerda, no caso o LB (#54) Donta Hightower.Isso faz com que ele e (possivelmente) o LB a sua direita desistam da blitz e façam o drop, enquanto o DT #70 passa completamente sem bloqueio para atingir Mahomes, que faz rapidamente faz o passe.
Já nessa jogada o Chiefs não está mais em formação Empty, e sim com um RB no backfield e um TE no lado esquerdo.O TE corre uma rota, então o Chiefs tem 6 na proteção de passe.O que o Patriots faz? envia 7 jogadores na blitz no momento do snap.Alguns não vão até o fim e fazem o drop depois de se engajarem com o bloqueador, mas o que aconteceu de novo foi que um jogador do Patriots ficou completamente livre de bloqueio para chegar em Mahomes.
De novo contra uma formação Empty, 6 jogadores do Patriots ameaçam blitz contra 5 da OL do Chiefs.Depois de avançar num primeiro momento, 2 deles fazem o drop pra cobertura, enquanto 1 deles tem caminho livre para o QB.
Identificando as fraquezas para atacar
Na execução de seu plano de jogo ofensivo, o Patriots conseguiu muito bem atingir o ponto fraco da defesa do Chiefs, que são seus Linebackes internos (ILBs) de sua defesa 3-4.O dono dessa posição para o Chiefs por muitos anos foi o ótimo Derrick Johnson, que saiu do time na última offseason e não foi substuído a altura.O resultado disso é que a defesa contra corrida do Chiefs essa temporada não é das melhores.
O Patriots então atacou o Front 7 do Chiefs repetidamente com corridas Iso, que como o nome sugere isolam um Linebacker da defesa com um Lead Block do Fullback.
Aqui é o primeiro exemplo de uma corrida Iso sendo usada contra o Front do Chiefs.O detalhe aqui é que o Front faz um X-stunt (Linebackers se cruzam e atacam gaps diferentes dos que eles estão inicialmente alinhados) A jogada que em teoria teria o Fullback bloqueando o LB (#59) Reggie Ragland acaba com ele bloqueando o LB (#53) Anthony Hitchens que antes do snap estava no lado oposto ao da corrida.No fim das contas o stunt falha, os bloqueios encaixam e Sony Michel consegue um bom avanço.
Um aspecto importante de uma corrida Iso é que ela é uma corrida onde o ponto de ataque do RB é um gap descoberto, e por esse gap passa o FB para bloquear no segundo nível.Na corrida a seguir o Patriots “cria um gap” no lado esquerdo da formação com um motion do TE e a corrida e o bloqueio passam por esse gap criado.
Outro esquema de corrida que foi bastante usado pelo Patriots nesse jogo foi o Counter.
Veja o Patriots usando o Counter na imagem abaixo.O movimento inicial da OL confunde o LB (#53) Anthony Hitchens.Mesmo assim, o RB corre direto para o LB Reggie Ragland, que miseravelmente erra o tackle no RB.
Com o jogo corrido entrando, surge a oportunidade do Patriots para atacar o meio do campo com passes de playaction.Na jogada abaixo, veja como o playaction faz os ILBs do Chiefs avançarem, deixando uma janela de passe para Tom Brady.
O Patriots também criou mais formas de se aproveitar da mediocridade dos ILBs adversários no jogo aéreo. Nessas jogadas eles encontraram formas de criar situações 1×1 entre os seus RBs (#28) James White e os LBs Anthony Hitchens e Reggie Ragland
Aqui o RB James White fica mano a mano com A.Hitchens, que é driblado por White
Já nessa jogada, James White começa alinhado como WR, o que serve para indicar a cobertura homem-a-homem para o QB. Como Hitchens foi marcar White alinhado como WR, Brady sabe que é cobertura mano a mano.White volta para o backfield com um motion e é acompanhado pelo LB.Depois do snap ele recebe a bola e dribla HItchens de novo.
Chiefs e sua maior ameaça
É difícil identificar um aspecto do plano de jogo ofensivo do Chiefs que foi específco para bater a defesa do Patriots porque o ataque do Chiefs já é perigoso pra qualquer tipo de defesa por si só.
A maior arma do ataque do Chiefs é a dupla: Velocidade do WR Tyreek Hill e o Braço de Patrick Mahomes.Beira o impossível defender essa combinação porque Hill chega em qualquer parte do campo antes de qualquer outro defensor e Mahomes consegue passar pra qualquer parte do campo mais do que qualquer outro QB.
O Chiefs anotou um TD dessa maneira.Hill corre uma rota cruzada, na qual é ainda mais difícil acompanhar sua velocidade, que se destina ao canto direito da endzone. O Safety #32 Devin McCourthy não consegue acompanhar a rota enquanto o FS no meio do campo (cobertura Cover 1) ficou preocupado com o TE Travis Kelce e esqueceu de Hill.
A próxima jogada resultou no TD de empate no último quarto do jogo e é parecida com uma que eu analisei no último artigo. Travis Kelce é mais uma vez usado como distração depois de um playaction que serve para dar tempo para Hill cruzar o campo afundo, onde Mahomes não tem problema para fazer o passe.
Nesse TD marcado no começo do segundo tempo, vemos a mesma lógica que torna o ataque do Chiefs tinhoso: Mahomes arranja tempo pra lançar o passe ao mesmo tempo que jogador veloz arranja espaço.Hunt foge da marcação e Mahomes faz o passe pra TD.
Pra finalizar, vamos ver como o Chiefs desenha uma jogada de forma que suas múltiplas armas ofensivas para atraiam a atenção do jogador da defesa.Dessa vez, Hill e Kelce são usados para atrair a atenção da marcação para o lado esquerdo da jogada, enquanto Hunt consegue um mano a mano com Hightower numa rota Seam. O RB fica livre mas o passe não é bom, e acaba incompleto.
Conclusão
Esse foi o melhor jogo da temporada até agora, tem muita chance de ser a final da AFC se ambos conseguirem o seed 1 e seed 2. Patrick Mahomes, cometeu alguns erros no início da partida que se não tivessem acontecido talvez resultariam numa vitória histórica em New England.Apesar disso, o Chiefs tem muitas razões pra comemorar apesar da derrota.